como armazenar na nuvem

Na busca por terminar 2020 de uma forma mais sustentável e preparar o negócio para o próximo ano, diversas organizações estão adotando novas tecnologias e procurando maneiras de como armazenar na nuvem

Sabemos que o cloud computing é uma tendência que ganhou ainda mais espaço no cenário atual e necessidade de virtualização rápida da operação.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Gartner, os serviços de nuvem atingiram investimentos de US$ 257,5 bilhões em 2020. No entanto, esse número pode crescer 18,4% em 2021 e totalizar US$ 304,9 bilhões.

Na prática, as soluções cloud oferecem uma série de benefícios para as corporações, como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Maior disponibilidade de dados;
  • Segurança cibernética e proteção das informações armazenadas;
  • Alta capacidade de integração;
  • Suporte na retomada das atividades.

Com essas vantagens, entender como armazenar na nuvem fornece diferencial competitivo às empresas que desejam começar 2021 de maneira mais organizada, ágil e tecnológica. 

Nesse sentido, para te ajudar a compreender as boas práticas para implementar essa solução, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a leitura e confira.

Leia também: Infraestrutura de rede: como prevenir ameaças à segurança em nuvem?

Como armazenar na nuvem e preparar o seu negócio para 2021?

Dentre as principais iniciativas envolvidas em como armazenar na nuvem, podemos citar:

Ter um planejamento robusto ou revisar o atual

O primeiro passo sempre deve começar com o planejamento. Nesse sentido, certifique-se se a sua empresa possui um plano para implementação do armazenamento em nuvem e, caso a resposta seja positiva, é fundamental revisar essas diretrizes antes de colocá-las para rodar.

Verifique se esse planejamento inicial ainda atende às necessidades do seu negócio no que diz respeito à operação, quantidade de dados que precisam ser armazenados, suporte e gerenciamento de acesso.

Por outro lado, se a sua organização ainda não possui um plano, é momento de elaborá-lo. Considere os aspectos citados acima, além de profissionais responsáveis para monitorar essa iniciativa, ferramentas e treinamentos para o time. 

Escolher o melhor tipo de armazenamento

O mercado conta com dois tipos comuns de tecnologias em nuvem para empresas: híbrida e privada

Na prática, o modelo híbrido permite armazenamento com o máximo de personalização, no entanto, em servidores compartilhados. Já na nuvem privada, a infraestrutura é exclusivamente usada pela empresa contratante.

Ambas as soluções contam com alta capacidade técnica, possibilidades de customização completas e segurança. Os aspectos que diferenciam e podem influenciar na escolha, sem dúvidas, estão relacionados ao investimento envolvido e necessidades da corporação. 

Preparar a equipe

Uma das bases para iniciativas tecnológicas de sucesso é a boa aderência do time. No entanto, isso apenas é possível por meio da preparação de toda a equipe com treinamentos e devidas orientações.

De modo geral, essas estratégias minimizam riscos de erros que causam prejuízos ou, até mesmo, falhas que possam abrir brechas e vulnerabilidades cibernéticas. 

Cuidar da segurança cibernética

Por falar em vulnerabilidades, empresas que desejam entender como armazenar na nuvem precisam ficar atentas aos requisitos de segurança e proteção de dados

Para tal, a elaboração de um plano de recuperação de desastres é uma iniciativa interessante, que permite a implementação de medidas preventivas (como gerenciamento de acesso, verificação de duas etapas e permissões em camadas) e ações corretivas.

Contar com um fornecedor apropriado

Finalmente, para que as estratégias tecnológicas sejam devidamente implementadas e gerem resultados positivos, contar com um fornecedor preparado é essencial.

Nesse sentido, pesquise a respeito das referências da empresa escolhida, assim como os retornos já gerados a outros clientes, entenda a respeito do suporte disponibilizado e todos os detalhes da solução. 

Você pode se interessar: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Como armazenar na nuvem com a add it Cloud Solutions?

Somos uma empresa especializada em soluções em Nuvem e Infraestrutura de TI com mais de 20 anos de experiência nesse setor.

Contando com um time de técnicos preparados, fornecemos aos nossos clientes serviços de armazenamento na nuvem híbrida e privada, promovendo flexibilidade, alta performance, segurança e investimento acessível.

Além disso, oferecemos suporte 24×7, auxiliando os nossos parceiros em todas as etapas de planejamento, implementação e monitoramento da solução, resultando em total disponibilidade dos ativos e proteção aprimorada.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Tags:

Comments are closed