infraestrutura de rede

A infraestrutura de rede pode ser definida como o conjunto de ferramentas, equipamentos, softwares e dispositivos que fazem parte do pátio tecnológico da sua empresa. Ou seja, todo o complexo que compõe a área de TI.

Por sua vez, para garantir o devido funcionamento desses aparatos, é preciso não apenas adotar sistemas apropriados, possuir um bom planejamento e treinar o time, mas também se atentar à segurança.

Esse é um assunto constantemente discutido nas empresas e a principal razão para isso tem sido o aumento dos ataques cibernéticos, especialmente no período de quarentena, em que as organizações foram obrigadas a alterarem completamente seus processos internos para se adequarem às necessidades do mercado.

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório elaborado pela Check Point, 28% das empresas foram afetadas por invasões maliciosas. Além disso, houve um aumento de 20% de ransomware direcionados para roubos de dados.

Com isso, prevenir ameaças à infraestrutura de rede, principalmente nos sistemas em nuvem, é essencial para maximizar a atuação da corporação e impedir problemas com paradas, perdas de informações sigilosas e, até mesmo, pausa da operação.

Leia mais: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Como prevenir ameaças cibernéticas à infraestrutura de rede?

Para prevenir ameaças ou problemas na segurança da infraestrutura de rede, algumas ações são fundamentais, como:

Garantir correta configuração da rede

Configurar indevidamente a infraestrutura de rede da empresa é um erro que afeta a produtividade e eficiência do time

No entanto, também abre profundas brechas na segurança que são facilmente aproveitadas por infratores, resultando em graves gargalos na operação.

Por isso, tenha um gerenciamento eficiente, tanto em relação à configuração dos sistemas, quanto ao controle de usuários e permissões, de modo a minimizar as chances de quaisquer riscos de invasões.

Minimizar ameaças internas

Outra iniciativa fundamental é a redução de ameaças internas. Nesse sentido, é preciso orientar os corretamente os colaboradores acerca da utilização das ferramentas, protocolos de segurança e ações paliativas em caso de anormalidades. 

Quanto mais preparados estiverem, menores são as chances de ocorrer erros ou falhas que abram espaços para ataques e vulnerabilidades. 

Faz parte das ameaças internas os próprios softwares utilizados, pois é essencial garantir que todas essas ferramentas estejam devidamente atualizadas e sejam de provedores confiáveis.

Você pode se interessar: Mapeamento de processos: como fazer e qual a importância para a equipe de TI?

Contar com uma empresa experiente no ramo

Por fim, para garantir que todos os aspectos citados sejam implementados de maneira efetiva, é de suma importância contar com uma empresa experiente e com atuação qualificada no setor, como a add it Cloud Solutions

Com mais de 20 anos de vivência na área de Soluções em Nuvem e Infraestrutura de rede, oferecemos aos nossos parceiros serviços completos para segurança cibernética e todo suporte, desde o planejamento até o monitoramento dessas ações.

Desse modo, garantimos redução de custos, maior disponibilidade do pátio tecnológico, aumento da produtividade, transformação digital e diferencial competitivo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa empresa!

Tags:

Comments are closed