gerenciamento de segurança

Os investimentos em medidas para maximizar o gerenciamento de segurança em TI das empresas estão cada vez mais comuns, especialmente com as mudanças provocadas pelas crises atuais e o crescimento do home office.

De acordo com um estudo realizado pela Keeper Security, apenas 44% dos gestores entrevistados consideram suas ações de proteção e preservação de dados eficazes.

Além disso, 60% desses líderes observaram aumento dos ataques cibernéticos durante a migração para o trabalho remoto, 52% notaram crescimento do roubo de credenciais e 50% revelaram vulnerabilidades no controle de contas.

Esses dados demonstram uma verdade irrevogável: é fundamental investir em medidas aprimoradas para preservação das informações corporativas e o gerenciamento de segurança em TI é a melhor iniciativa.

Para te ajudar a entender exatamente do que trata-se esse processo, características, benefícios e como implementar, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Você pode se interessar: 3 bases para planejar a gestão de continuidade de negócios

O que é gerenciamento de segurança em TI?

Na prática, o gerenciamento de segurança em TI é caracterizado como um processo que tem por objetivo detectar, analisar e, principalmente, antecipar qualquer tipo de incidente que possa colocar em risco a operação. 

Por sua vez, essas ações não se limitam apenas na proteção de rede e dados cibernéticos, mas também aos equipamentos utilizados e toda a infraestrutura interna, de modo a garantir total disponibilidade dos ativos.

Com isso, investir na implementação do gerenciamento de segurança em TI pode proporcionar alguns benefícios às corporações, como:

  • Redução de custos;
  • Identificação rápida de gargalos na operação;
  • Melhor desempenho da equipe;
  • Aumento da produtividade e eficiência;
  • Melhorias na qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos;
  • Otimização dos fluxos internos;
  • Alinhamento de todo o time;
  • Padronização de processos;
  • Geração de informações para tomadas de decisões mais estratégicas.

Leia também: Como elaborar um plano de segurança na rede?

Como implementar esse processo?

Para adotar um correto gerenciamento de segurança na área de TI, é fundamental, a primeiro momento, realizar um levantamento de dados a respeito de todo o pátio tecnológico da empresa, assim como o número de funcionários ou outros usuários dos sistemas internos (como fornecedores e clientes).

Além disso, é preciso compreender quais são os softwares de proteção que a sua organização utiliza atualmente, assim como os gargalos operacionais que a sua equipe enfrenta. 

Com essas informações, já é possível compreender oportunidades de otimização e quais são as necessidades do seu negócio. 

Desse modo, estabeleça um planejamento de segurança que contenha medidas preventivas, como adoção de uma gestão de acesso inteligente e proteção de dados em camadas.

Por fim, não deixe de repassar as boas práticas de gerenciamento de segurança para todo o seu time, mesmo colaboradores que não façam parte da equipe de TI, pois grande parte das vulnerabilidades ocorrem por erros operacionais. 

Veja mais: Como escolher o melhor antivírus para empresas?

Conheça a add it Cloud Solutions!

Para que todo esse planejamento de segurança seja implementado com eficiência na sua empresa, é de suma importância contar com uma parceira especializada e experiente na área, como a add it Cloud Solutions

Com mais de 20 anos de vivência no setor, nós oferecemos aos nossos clientes soluções completas e inovadoras de Recuperação de Desastres. Com isso, garantimos total disponibilidade do seu negócio, fácil gerenciamento de segurança, centralização de informações e automação.

Possuindo uma implementação rápida, simples e personalizada, a solução de Disaster Recovery garante toda a proteção que a sua empresa precisa, além de suporte completo 24×7.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos especialistas!

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *