armazenamento em nuvem para empresas

A pandemia causada pela Covid-19 levou à ampliação rápida do teletrabalho e necessidade de transformação digital com alta adesão ao armazenamento em nuvem para empresas.

A adoção massiva à computação em nuvem tornou necessário pensar em estratégias para garantir a segurança cibernética. Saiba mais a seguir!

Por que investir em armazenamento em nuvem para empresas?

De acordo com o estudo 2019 Annual Security Roundup da Trend Micro, o Brasil sofreu quase 2 bilhões de ameaças cibernéticas por e-mail e 31,97% dos ataques globais de ransomware no ano passado.

Esse cenário mostra que o país ainda é um dos principais alvos de ameaças cibernéticas no mundo, demandando estratégias de segurança mais robustas e modernas.

O armazenamento em nuvem para empresas é uma das estratégias que, quando bem planejada e executada, reduz os riscos de perdas de dados, exposição de informações sensíveis e prejuízos.

Não desenvolver uma estratégia de segurança digital compatível com as demandas de transformação atuais, que engloba a nuvem e o teletrabalho, deixa a empresa vulnerável e com brechas na cibersegurança.

5 dicas para garantir a cibersegurança nas tecnologias em nuvem

O armazenamento em nuvem para empresas é uma das principais estratégias de transformação digital. No entanto, para um desempenho adequado, é essencial que ela inclua medidas de proteção. Conheça as principais a seguir!

1. Planeje a implementação e execução

Para que as tecnologias em nuvem cumpram requisitos de cibersegurança é preciso que haja um planejamento robusto, desde as características da solução implementada até os parâmetros de gestão de TI.

O planejamento de cada etapa deve incluir os responsáveis pela solução de forma que cada profissional compreenda seu papel. 

Outro aspecto relevante é que os colaboradores tenham a qualificação adequada para gerenciar as ferramentas e tecnologias. 

2. Compreenda a complexidade dos ambientes em nuvem

Muitas empresas não ponderam a complexidade dessas inovações antes de aderirem às soluções, deixando-as mal configuradas, com brechas de segurança e vulneráveis.

Dessa forma, antes da adesão ao armazenamento na nuvem e outras tecnologias, é importante que haja uma qualificação específica da equipe para lidar com esse novo recurso.

3. Estabeleça políticas de uso e procedimentos de segurança

Com a mudança da operação devido à adesão da tecnologia em nuvem, é necessário que os gestores e especialistas pensem em processos e políticas compatíveis com a transformação digital almejada.

Inicialmente, será preciso rever os processos da empresa e também procedimentos de segurança relacionados a eles. 

As novas políticas devem dar diretrizes gerais e específicas sobre o uso das novas ferramentas e tecnologias, incluindo mapeamento de possíveis cenários – como um ataque cibernético – indicando como proceder em cada um deles.

4. Reduza a superfície de ataque

Uma das principais estratégias de segurança cibernética para adoção do armazenamento em nuvem para empresas é reduzir a superfície de ataque, isso significa minimizar possíveis entradas que podem ampliar vulnerabilidades.

Para isso é importante restringir o contato externo e interno às soluções. Por exemplo, criando login para cada usuário de acordo com as atribuições e necessidades da função.

Com isso, dados sensíveis ficam mais protegidos e com acesso autorizado somente aos profissionais que precisam realmente visualizá-los.

5. Conte com um provedor experiente e qualificado

Definir parceiros estratégicos é determinante em qualquer processo na empresa, especialmente se o objetivo é inovação e transformação digital.

Um provedor experiente e de qualidade vai influenciar a estabilidade da tecnologia, segurança do armazenamento em nuvem para empresas, eficácia da solução, facilidade de implementação e migração dos dados.

A Add it Cloud Solutions é uma empresa com 20 anos de experiência em soluções em nuvem, o que garante uma extensa gama de diferenciais, como:

  • mais de 25 ofertas no marketplace da marca;
  • assistência disponível 24x7x365 e monitoramento proativo;
  • estratégia de backup e recuperação de desastres;
  • assistência na jornada para a nuvem, desde o planejamento até o mapeamento.

Com esses diferenciais do provedor selecionado, o armazenamento na nuvem para empresas torna-se mais seguro, eficiente e estável. Quer saber mais sobre essa solução? Confira aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *