infraestrutura em nuvem

Com a necessidade de rápida transformação digital e adaptação ao momento atual, várias organizações têm buscado formas de migrar para a infraestrutura em nuvem. No entanto, essa mudança vem ocorrendo antes mesmo da pandemia do novo coronavírus.

Para se ter uma ideia, de acordo com o State of Cloud, em 2019, 72% das empresas optaram por uma solução de nuvem privada e 69% por uma solução híbrida.

Algumas das razões para essas disrupções, além da inovação tecnológica, sem dúvidas, são os benefícios que os serviços em nuvem oferecem.

Dentre eles, é possível citar o aumento da eficiência e produtividade do time, vantagem competitiva e melhorias na qualidade do serviço desenvolvido.

Apesar dessas vantagens, muitas empresas não conseguem alcançar os resultados desejados por conta de alguns mitos que rondam a operação e não permitem a completa transformação digital.

Para te ajudar a compreender quais são essas lendas que impedem o crescimento do seu negócio, produzimos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Veja mais: Empresas fornecedoras de serviços em nuvem: como escolher a melhor parceira?

Entenda 5 mitos da infraestrutura em nuvem

Muitos mitos da infraestrutura em nuvem são ainda levados em consideração por causa da presença de tecnologias obsoletas nas empresas. Processos manuais, vários fluxos de atividades e diferentes ferramentas separadas são alguns desses exemplos. 

Isso ocorre porque o novo, geralmente, causa insegurança. Entretanto, para que as organizações consigam se desenvolver, é fundamental quebrar essas barreiras e compreender quais gargalos existem na operação que dificultam retornos positivos.

Nesse sentido, as principais lendas que precisam ser desmistificadas são: 

1 – É possível implementar sem um planejamento

Diferentes empreendedores acreditam que a infraestrutura em nuvem é apenas uma nova ferramenta que pode ser implementada a qualquer momento. 

No entanto, estão completamente enganados e podem, inclusive, piorar os resultados dos seus negócios desse modo.

Na prática, é preciso elaborar um planejamento completo, que inclua todas as deficiências das organizações, assim como os objetivos esperados com a adoção dessa tecnologia.

Apenas assim os gestores conseguirão monitorar os retornos de acordo com suas próprias estratégias de negócios e alcançar cenários positivos.

2 – A nuvem pode apenas ser usada por empresas grandes

Outro mito bastante comum é que a infraestrutura em nuvem somente pode ser usada por empresas grandes ou com muito tempo no mercado. 

De modo geral, qualquer negócio que deseja inovar os fluxos internos, com os planos de migração certos, obtém resultados relevantes e isso pouco tem a ver com o tamanho da organização.

3 – A nuvem é menos segura

Diversos gestores são inseguros para migrar à nuvem porque acreditam que esse tipo de tecnologia fornece menos segurança do que as aplicações tradicionais.

No entanto, para que todos os recursos sejam executados na nuvem, é criado um planejamento de recuperação de desastres, que protege a organização não apenas de paradas abruptas, mas também de tentativas de invasões cibernéticas.

4 – É uma tecnologia difícil

Outrossim diz respeito às complexidades dessa tecnologia. Muitos empreendedores acreditam que não conseguirão gerar resultados interessantes porque trata-se de uma ferramenta difícil de manusear.

Porém, a infraestrutura em nuvem pode ser completamente customizada de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, é possível treinar os colaboradores para executar todos os fluxos de maneira prática, simples e assertiva. 

5 – Os custos são mais altos

Por fim, um dos grandes mitos da migração para a nuvem é que os investimentos são mais altos que outras aplicações. 

Além de possuir um custo-benefício bastante favorável, essa tecnologia permite, inclusive, a redução de gastos por meio de melhorias na eficiência e aumento dos retornos da operação.

Leia também: Tendências dos serviços em nuvem: conheça o multicloud

Conte com a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é uma empresa parceira especializada em infraestrutura em nuvem com mais de 20 anos de experiência no mercado. 

Contando com projetos completos e técnicos preparados, a add it fornece aos seus clientes soluções inovadoras, como Nuvem Híbrida e Privada, Backup Cloud, PABX Cloud, E-mail Cloud e Drive Online. 

Deseja saber mais como implementar ações tecnológicas na sua empresa e atingir a transformação digital tão necessária? Acesse agora mesmo e conte com o apoio da add it Cloud Solutions.

Tags:

Comments are closed