plano de segurança na rede

Estamos acompanhando mudanças bruscas em todos os setores em decorrência da pandemia do novo coronavírus e, por sua vez, uma necessidade crescente de se investir em segurança na rede.

De acordo com estimativas do Gartner, divulgadas pelo TI Inside, os principais aspectos que impactarão a preservação de dados no setor de TI nos próximos três a cinco anos estão relacionados às ameaças virtuais. 

Em decorrência disso, essa mesma pesquisa prevê que mais de 50% das organizações adotarão plataformas de proteção de endpoint (EPP) e serviços de detecção e resposta de endpoint (EDR) no lugar de antivírus mais antigos. 

Um dos fatores que vem acelerando a preocupação com a segurança de rede é a expansão do trabalho remoto que, por sua vez, tem obrigado as empresas redobrarem os cuidados com a preservação de dados, visto que as informações internas ficam mais expostas.

Mas, afinal, quais os benefícios de se investir na cibersegurança e como criar um planejamento efetivo? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Você pode se interessar: Serviços de infraestrutura de TI para retomada de atividades

Quais os benefícios de se investir em segurança na rede?

Há uma série de benefícios em produzir um planejamento de segurança na rede, tais como:

  • Proporciona melhorias no fluxo operacional;
  • Preserva dados sensíveis;
  • Aumenta a disponibilidade de ativos;
  • Maximiza a eficiência da operação;
  • Evita vulnerabilidades causadas por erros operacionais;
  • Reduz custos.

Veja também: Gestão de ativos: 6 lições que o TI aprendeu com a pandemia

Como elaborar o planejamento de segurança?

Para garantir a segurança na rede, a elaboração de um plano é fundamental aos gestores que desejam alcançar resultados satisfatórios. Dentre os aspectos que devem ser considerados nesse planejamento estão:

Levantar toda a infraestrutura da empresa

O primeiro passo sempre começará com a base de toda sua corporação, ou seja, quais são os ativos (considerando equipamentos e softwares) disponíveis, assim como os usuários. 

Com base nisso, já é possível identificar algumas vulnerabilidades, falhas operacionais ou gargalos que podem ser otimizados. 

Implementar uma estratégia assertiva de controle de acesso

Ainda baseado nas informações levantadas, é preciso criar uma estratégia assertiva de controle de acesso para maximizar a segurança de rede. 

Pode-se usar, por exemplo, a verificação em duas etapas, gerenciamento de aplicações com base na quantidade de usuários necessários e níveis de acesso.

Se atentar à rede WiFi

Outro aspecto da segurança na rede que acaba sendo um pouco negligenciada pelas organizações é o WiFi. 

Por se tratar de uma conexão muito usual e, na prática, bastante personalizável, é possível não apenas estabelecer senhas na rede interna, mas também criar uma possibilidade de rede aberta aos visitantes.

Além disso, é fundamental maximizar as iniciativas de segurança do WiFi também, como antivírus e criptografia, de modo a minimizar vulnerabilidades e evitar ataques.

Manter softwares constantemente atualizados

Como citado, algumas brechas na segurança são causadas por falhas na própria operação, como a falta de atualização dos sistemas. 

Por essa razão, uma das maneiras de aumentar a proteção de dados é sempre manter os softwares de acordo com a última versão disponível pelos sistemas.

Implementar uma cultura organizacional focada em segurança

Por fim, de nada valem todas as dicas de segurança na rede citadas até aqui se a sua corporação não implementar uma cultura focada na preservação de dados. 

Por isso, adote treinamentos para o seu time constantemente e crie manuais de boas práticas, reduzindo as possibilidades de erros e vulnerabilidades. 

Saiba mais: Transformação digital das empresas: passo a passo para implementar

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções na nuvem. Com mais de 20 anos de experiência no setor e serviços inovadores, a add it auxilia os seus parceiros na elaboração do planejamento e implementação de medidas para segurança na rede

Com isso, garantimos não apenas alta escalabilidade de todas as estratégias, mas também transformação digital e iniciativas de última geração para proteção de informações sensíveis e inibição de tentativas de ataques.

Deseja saber mais? Entre em contato agora mesmo e converse com o nosso time!

 

Tags:

Comments are closed