redução de custos no setor agro

Com a recuperação gradual do mercado, diversos negócios têm buscado maneiras de como reduzir custos operacionais de uma empresa, principalmente organizações do setor agro. 

De acordo com dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, setembro marcou um aumento de 4,8% no número de exportações agro. 

Além disso, entre janeiro e setembro de 2020, esses serviços do agronegócio somaram US$ 77,89 bilhões, o que representou crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período em 2019. 

Diante dessa constante expansão do segmento, encontrar modos eficientes de como reduzir custos operacionais de uma empresa agro é uma das prioridades dos gestores de negócio, com o objetivo de manter a competitividade e atender às demandas atuais. 

Mas, afinal, como minimizar gastos? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com dicas efetivas. Continue com a leitura e saiba mais!

Confira a entrevista do nosso CEO & Co-Founder, Eduardo Chiste, para o portal GestAgro 360°: Equipamentos inteligentes dependem de armazenagem segura de dados

Como reduzir custos operacionais de uma empresa do agronegócio?

Muitos empreendedores do setor agro acreditam que para minimizar despesas, basta cortar determinados investimentos ou diminuir a operação. No entanto, não é bem assim que funciona. 

É preciso ter cautela ao implementar mudanças e, em especial, alterações que envolvam os fluxos de trabalho dentro da empresa. Com isso em mente, veja algumas dicas que podem te ajudar a como reduzir custos operacionais de uma empresa:

Sistematizar os fluxos operacionais atuais

O primeiro passo é sistematizar os fluxos operacionais atuais. O que isso significa? Faça um levantamento de todos os processos concernentes à sua organização e identifique os gastos envolvidos para a funcionamento desses aspectos.

Considere também os sistemas utilizados no cotidiano, mão de obra, tempo para desenvolvimento dos processos e diversas outras possibilidades.

Identificar gargalos

Com base nas informações coletadas no tópico anterior, é momento de identificar os gargalos, ou seja, os processos que estão gerando prejuízos na operação. 

Esses gargalos, por sua vez, podem ser não apenas otimizados, mas também eliminados se desnecessários para os resultados da corporação, auxiliando na minimização de custos

Saiba mais: 7 Benefícios da infraestrutura em nuvem para o setor agro

Implementação de projetos sustentáveis 

Uma das tendências do setor agro, sem dúvidas, é a adoção de projetos sustentáveis. Além de contribuir com o meio ambiente e com a sociedade em geral, ainda é possível reduzir gastos na operação.

Uma das possibilidades é a implementação da eficiência energética, que auxilia no uso mais consciente da eletricidade e na diminuição da conta de luz, uma das principais despesas das empresas do segmento. 

Automatizar processos 

Não é uma grande novidade que, no Brasil, a Indústria 4.0 ainda está em processo de expansão 

Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), divulgados pela Revista Safra, menos de 2% das empresas estão inseridas nessa realidade., Entretanto, a automação dentro do segmento pode movimentar US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos.

Nesse sentido, uma outra maneira bastante prática de como reduzir custos operacionais de uma empresa do setor agro é por meio da inovação, que permite aumento da eficiência do time e potencializa a produtividade da equipe. 

Adoção de tecnologias apropriadas 

Finalmente, por falar em automação e minimização de gastos, é fundamental adotar tecnologias apropriadas que suportem essas alterações ou, caso o contrário, as chances de gerar ainda mais despesas e prejuízos são muito maiores.

Uma das opções que o mercado oferece é a computação em nuvem, que viabiliza não apenas o armazenamento de dados, mas também a virtualização da operação, como é o caso do Desktop Virtual, e a comunicação unificada, como o PABX Cloud.

Veja mais: Cloud solutions: por que implementar essa solução no agronegócio?

Conheça a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções na nuvem com mais de 20 anos de experiência no setor. 

Contando com profissionais especializados e soluções inovadoras, a add it atende organizações do agronegócio e fornece todo suporte para planejamento, implementação e monitoramento dos serviços em nuvem.

Com isso, garantimos aos nossos parceiros não apenas auxílio prático em como reduzir custos operacionais de uma empresa, mas também transformação digital, eficiência operacional e melhorias em todo o fluxo dentro da corporação.

Deseja saber mais? Entre em contato agora mesmo e entenda como a add it pode te ajudar!

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *