Desktop virtual na nuvem

O desktop virtual na nuvem é uma solução que permite o acesso remoto de aplicações ou documentos corporativos, facilitando o desempenho das atividades operacionais e a eficiência da equipe.

Esse serviço tem ganhado cada vez mais espaço na pandemia do novo coronavírus, isso porque as organizações precisaram se adaptar ao universo digital com rapidez para conseguirem manter seus times em pleno funcionamento.

De acordo com uma pesquisa do Gartner, divulgada pela TI Inside, 60% das grandes empresas aceleraram as iniciativas tecnológicas durante esse período de crise. 

Diante disso, para te ajudar a entender quais os benefícios do desktop virtual na nuvem e como implementar essa ferramenta, elaboramos um conteúdo completo. Saiba mais a seguir!

Você pode se interessar: Tipos de armazenamento de dados: principais diferenças entre a nuvem híbrida e privada

Quais os benefícios do desktop virtual na nuvem?

Dentre os principais benefícios do desktop virtual na nuvem para as organizações estão:

  • Facilidade no acesso de informações;
  • Centralização de dados;
  • Melhorias na efetividade dos fluxos;
  • Segurança cibernética;
  • Flexibilidade e mobilidade;
  • Apoio tanto para o home office quanto para a retomada de atividades.

Passo a passo para implementar essa ferramenta

O processo de implementação do desktop virtual na nuvem, porém, pode ser um desafio para grande parte dos gestores de TI, isso porque exige uma série de adequações e iniciativas, além de muita pesquisa e planejamento. 

Nesse sentido, elencamos abaixo um simples passo a passo que pode ajudar nesse processo:

Selecionar as aplicações e arquivos que serão virtualizadas

A elaboração de um plano inicial é sempre o primeiro passo para adoção de qualquer tecnologia dentro da sua empresa. 

É preciso mapear não apenas as necessidades do seu negócio, mas também quais aplicações ou arquivos que serão virtualizados, responsáveis por acompanhar esse processo, investimentos envolvidos e tempo de implementação.

Outro aspecto fundamental desse processo inicial é a definição de acessos, ou seja, quais colaboradores precisarão utilizar a ferramenta e as permissões necessárias.

Treinar o time

Em seguida, é preciso treinar o seu time a respeito dos bons usos do recurso, orientando desde o primeiro acesso até os cuidados necessários para evitar panes causadas por erros humanos.

Além disso, quanto mais os colaboradores conhecerem a ferramenta, mais otimizada será a navegação e a utilização dessa tecnologia, potencializando os resultados gerados por sua aplicação.

Acompanhar os indicadores

Um erro muito grave que os líderes cometem ao adotar o desktop virtual na nuvem ou outra aplicação semelhante é pensar que apenas a implementação é capaz de resolver todos os problemas operacionais. No entanto, não é bem assim que a “banda toca”. 

O recurso promove sim uma série de benefícios, entretanto, precisa de acompanhamento por parte dos gestores para identificar possíveis gargalos e constantes possibilidades de otimização.

Investir em segurança

Por fim, não podemos falar a respeito de qualquer tipo de inovação digital sem citar a segurança como um dos aspectos fundamentais. Afinal, não adianta ter uma empresa eficiente, mas que esteja vulnerável a ataques cibernéticos ou roubos de dados.

Por essa razão, invista em segurança, tenha softwares apropriados para monitorar sua rede e sempre mantenha os sistemas devidamente atualizados. 

Veja mais: 6 aspectos que podem atrapalhar os resultados da infraestrutura em nuvem

Conheça a add it Cloud Solutions! 

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia e oferece aos seus parceiros todo o auxílio na implementação do desktop virtual na nuvem.

Contando com os melhores profissionais técnicos do mercado e soluções inovadoras, apoiamos os nossos clientes desde o planejamento até o monitoramento do serviço, garantindo um suporte 24×7.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa empresa!

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *