Empresas fornecedoras de serviços em nuvem

O armazenamento em nuvem não é uma novidade no mundo corporativo. Muitas organizações utilizam a ferramenta por causa da acessibilidade e segurança que fornece. Mas com tantas opções de empresas fornecedoras de serviços em nuvem, escolher a ideal pode ser uma tarefa complicada.

Por mais que a capacidade de armazenamento seja um atrativo e um fator importante, existem outros aspectos que precisam ser analisados. Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo, confira!

Entenda o que são os serviços de nuvem

A Cloud Computing ou Computação em nuvem, na tradução, refere-se a tecnologia de processamento e armazenamento de dados que são compartilhados entre diversos servidores (independentemente de onde estejam) através da conexão com a internet. 

Desta forma, é possível acessar as informações por meio de qualquer dispositivo, tais como: computador, notebook, tablet, celular e etc.

De modo geral, recorrer ao armazenamento em nuvem tem se tornado uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa de 2019 da TIC Empresas, em dois anos, o uso de e-mail em nuvem passou de 27% para 39% dentro das organizações, enquanto o armazenamento de arquivos ou bancos de dados cresceu de 25% para 38% no mesmo período. 

E o aumento desses números pode ser atribuído aos inúmeros benefícios que a cloud computing possui. 

Em uma época de transformação digital no mundo corporativo, tudo o que expande as oportunidades e os modos de trabalho tende a ser uma vantagem não só para o próprio negócio, como também um triunfo frente aos concorrentes.

E isso se comprova no recente estudo da Verizon; onde 77% das empresas responderam que sentem que a tecnologia de nuvem promove vantagem competitiva.

Leia mais: Tipos de armazenamento de dados: principais diferenças entre a nuvem híbrida e privada

Quais serviços a computação em nuvem possui?

Devido a abrangência dos serviços existentes sob o termo “cloud computing”, este foi dividido em seis tipos. Dentre eles, destacamos os três principais:

  • IaaS (Infrastructure as a Service): neste modelo, as ferramentas de armazenamento e transmissão de dados como como hardwares, servidores e outros, são alugados. Ou seja, somente o espaço utilizado é pago, proporcionando uma maior escalabilidade a empresa;
  • DaaS (Desktop as a Service): em modelo de assinatura, é uma solução em nuvem a qual oferece aplicativos virtuais e serviços de desktop;
  • SaaS (Software as a Service):  modelo com recursos limitados no modo de acesso gratuito e que permite navegação dos serviços sem a necessidade de instalação;

E entre as vantagens que estes modelos de serviço oferecem às empresas, estão: redução de custos, automação dos processos operacionais, escalabilidade, melhorias na produtividade, maior eficiência e agilidade e a segurança da preservação de dados.

Leia mais: Como fazer armazenamento em nuvem: veja 6 vantagens dessa tecnologia

Como escolher empresas fornecedoras de serviços em nuvem?

Para obter todos os benefícios citados, é necessário tomar alguns cuidados na escolha do parceiro de negócio, isso porque as empresas fornecedoras de serviços em nuvem devem atender alguns critérios, tais como:

1. Verifique os tipos de projetos oferecidos

A migração para a nuvem não se limita apenas ao armazenamento de dados em servidores externos, mas geralmente também são incluídos serviços como backup, e-mail na nuvem, desktop virtual, dentre outros. 

Por isso, opte por empresas que atendam todas as necessidades do seu negócio, evitando, assim, que seja necessário contratar mais de uma empresa para a realização de todas as demandas.

2. Entenda as medidas de segurança

Verifique o nível de segurança e proteção que são oferecidos; incluindo ferramentas e o sistema utilizado. Certifique-se de que o provedor possui todas os requisitos mínimos de preservação de dados, se está dentro das leis e se é uma empresa com credibilidade no mercado. 

Também é importante saber se é possível alterar as configurações conforme suas necessidades e políticas de segurança da sua empresa. 

Leia mais: Armazenamento em nuvem para empresas: como garantir segurança cibernética?

3. Analise como funciona o suporte técnico

Um dos principais pontos a se ponderar é a disponibilidade do suporte técnico da empresa contratada. 

Geralmente, o ideal é que empresas fornecedoras de serviços em nuvem estejam disponíveis 24x7x365 para te auxiliar desde o momento da migração até em situações posteriores.

Também avalie se o tempo de resposta é razoável, pois a agilidade para resolver um problema é imprescindível para garantir ferramentas em pleno funcionamento.

4. Verifique se são soluções escaláveis

Existem empresas fornecedoras de serviços em nuvem que conseguem acompanhar o crescimento de seus clientes e, com isso, fornecer mais espaço e outros serviços conforme a necessidade for surgido. 

Mas também existem aquelas que possuem um limite no que foi ofertado e, caso seu negócio cresça, uma mudança no provedor será necessária.

Para evitar este incômodo e se planejar com antecedência, confira qual é a escalabilidade das soluções que o fornecedor oferece não só no armazenamento, mas também nos outros serviços adotados.

5. Experiência

Apesar da tecnologia de nuvem ser algo recente, contar como uma empresa experiente é uma vantagem, principalmente na hora da migração de dados e de implementar a transformação digital na sua empresa.

Este é o caso da Add It Cloud Solutions, especialista em solução em nuvens e possui 20 anos de experiência no mercado. 

Com atendimento prioritário de 24x7x365, data centers próprios, escalabilidade nas soluções e projetos personalizados, somos destaque entre as empresas fornecedoras de serviços em nuvem

Oferecemos aos nossos clientes processos inovadores, redução de custos, mobilidade operacional e melhorias na produtividade. Entre em contato agora mesmo e conheça agora nossas soluções!

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *