infraestrutura de TI

Mesmo com a crise desencadeada com a pandemia da Covid-19, os serviços de infraestrutura de TI tem tendência de manter o crescimento anual de 7,5%, que é visto com otimismo devido ao cenário.

A pesquisa da IDC e da Oi Soluções explica que o bom desempenho da área de serviços de infraestrutura de TI deve-se à necessidade de investimentos nesse setor para manutenção da operação, implementação do home office e ganhos de produtividade.

Das 52 empresas participantes, 62,8% estão investindo para ter um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável e 52,4% estão atentas à conexão entre empresas e indivíduos independente da localização.

A seguir saiba mais sobre a estruturação dos serviços de infraestrutura de TI e como eles influenciam uma operação ininterrupta e com redução de falhas nos sistemas.

Como a infraestrutura de TI influencia a produtividade da equipe?

Com a ampliação do home office, uma infraestrutura de TI robusta e estável tornou-se mais importante para garantir a produtividade da equipe e segurança nos processos.

No entanto, mesmo no modelo presencial de trabalho, essa área demanda atenção, isso porque é estratégica no funcionamento e crescimento da empresa.

Serviços de infraestrutura de TI inadequados geram uma série de problemas à operação e prejuízos, como comprometimento da qualidade no atendimento, obstáculos para eficiência do time, vulnerabilidades na segurança e outros.

Com um sistema instável, lento e ineficaz, a equipe não consegue desenvolver as atividades com excelência, tornando-se menos produtiva.

Veja também: Como fazer armazenamento em nuvem: veja 6 vantagens dessa tecnologia

5 dicas para otimizar os serviços de infraestrutura de TI

É essencial que os gestores deem atenção aos serviços de infraestrutura de TI para otimizar a operação e garantir uma elevada produtividade. Veja a seguir como estruturar essa área com algumas dicas!

1. Migração para a nuvem

A migração para a nuvem está entre as principais demandas no processo de transformação digital nas companhias. 

Isso porque a solução garante vantagens cada vez mais buscadas pelos gestores como mobilidade, dinamismo, eficiência, segurança e flexibilidade.

A nuvem também colabora com a otimização dos processos, tornando a operação mais ágil, o que resulta em melhores possibilidades de inovação e disponibilidade dos serviços. 

2. E-mail cloud

A alocação do e-mail corporativo na nuvem é outra possibilidade entre os serviços de infraestrutura de TI que contribui na organização diária dos colaboradores, refletindo-se na produtividade.

Além da maior segurança na comunicação, a solução garante integração com ferramentas importantes como agenda, contatos, prazos, edição colaborativa de documentos e outras.

3. Comunicação unificada

Um dos desafios para garantir a produtividade da equipe, especialmente no home office, é facilitar e agilizar a comunicação. As soluções unificadas diversificam as formas de contato e reduzem os custos operacionais dessa área estratégica.

4. Backup

Um dos serviços de infraestrutura de TI mais essenciais e cada vez mais valorizados pelas empresas é o backup na nuvem.

Esse recurso protege os dados da empresa em casos de ataques virtuais, erros no sistema e mau uso por parte dos colaboradores, resgatando as informações que, por algum desses motivos, foram comprometidas.  

5. Plano de contingência de TI

O bom desempenho da infraestrutura de TI está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um plano de contingência de TI, que permite mapear oportunidades e riscos e elaborar ações para uma resposta rápida e eficiente para possíveis problemas.

O plano de contingência deve considerar diferentes cenários e, mais importante, ser do conhecimento dos profissionais para uma ágil execução se necessário. 

Você pode se interessar: Plano de contingência TI: passo a passo para implementar na sua empresa

Como estruturar a área de TI?

Atualmente, o bom desempenho dos serviços de infraestrutura de TI depende da parceria com empresas especializadas e estratégicas que têm serviços completos e permitem que a companhia volte seus esforços à área de atuação.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções em nuvem, com aplicações, backup, e-mail e comunicação integrada. Como vantagem, as soluções podem ser integradas, garantindo uma operação mais ágil e eficiente.

Além de atender as demandas atuais do home office, essa modernização dos processos impacta diretamente na produtividade dos times, melhorando a disponibilidade dos serviços, satisfação de colaboradores e clientes, qualidade do atendimento e oportunidades de crescimento.

Quer conhecer mais os serviços na nuvem da add it Cloud Solutions? Confira aqui!

Categories:

Tags:

Comments are closed