gestão de processos

A promoção de uma gestão de processos competitiva e eficiente cada vez mais depende da capacidade de inovação e transformação tecnológica das empresas.

Já não é possível pausar o acelerado processo de modernização das companhias e a consultoria Gartner prevê que, até 2023, 40% das companhias garantirão experiências virtuais e físicas combinadas para clientes e funcionários.

Além disso, estima-se que, até 2025, a malha de segurança cibernética será robusta o suficiente para dar suporte a mais da metade das solicitações de controle de acesso digital.

Para que a empresa esteja alinhada com essas expectativas, é preciso investir em gestão de processos conforme às tendências da área e valorizando a transformação digital. Saiba mais!

Qual a importância da transformação digital para empresas?

A acelerada transformação digital das companhias já era uma tendência antes da pandemia, mas foi impulsionada pelo cenário de distanciamento social que exigiu, por exemplo, a ampliação do home office, operações descentralizadas e em nuvem.

As inovações tecnológicas têm permitido a rápida adaptação das companhias, fornecendo soluções mais personalizadas e ágeis. 

Dessa forma, diferentes vantagens corporativas estão relacionadas à modernização da gestão de processos, como:

  • Redução de custos;
  • Ampliação das vantagens competitivas;
  • Melhorias na eficiência operacional;
  • Maior suporte para expansão dos negócios;
  • Aumento da produtividade dos times;
  • Eficiência no uso de insumos.

A transformação digital é um processo ininterrupto, com constante adesão às novas soluções e tecnologias que façam sentido à operação da companhia.

Essas escolhas podem ser mais acertadas quando gestores acompanham as principais tendências da área.

4 tendências na gestão de processos

As consultorias e outras empresas especializadas monitoram as tendências tecnológicas com base no que as companhias estão investindo e quais soluções apresentam potencial mais benéfico. 

Assim, acompanhar essas indicações é importante para saber quais novas soluções na gestão de processos podem ser mais vantajosas à empresa. Confira!

1. Virtualização da operação

A virtualização da operação implica na criação de um sistema de computação virtual para que um único servidor aloque vários sistemas operacionais e aplicativos.

Com a solução, a empresa reduz custos e ganha agilidade na operação, garantindo melhor aproveitamento da infraestrutura de TI.

2. Aumento da segurança cibernética

Com a maior digitalização das operações, aumentam também as ameaças cibernéticas, demandando atenção das companhias às soluções de segurança.

Um plano de segurança da informação envolve diferentes iniciativas, desde a definição de softwares e hardwares, até políticas de proteção de dados e treinamento que minimizam as ameaças, tanto internas como externas.

3. Computação em nuvem

A computação em nuvem despontou como uma das principais tendências em gestão de processos especialmente após a pandemia da Covid-19. Isso se deve à necessidade crescente de descentralização das atividades e acesso remoto.

Entre os benefícios da nuvem destacam-se: segurança operacional, descentralização dos dados, alta disponibilidade, flexibilidade, redução de custos e outros.

4. Comunicação unificada

Por fim, uma das tendências mapeadas para gestão de processos é a comunicação unificada. A solução facilita processos colaborativos, tornando a interação entre profissionais e equipes mais dinâmica, ágil e segura.

Além disso, destaca-se a alocação na nuvem que também garante a ininterrupção dos serviços de comunicação e redução de custos, promovendo ganhos de curto, médio e longo prazo à operação.

Como investir em inovações tecnológicas?

O investimento em soluções tecnológicas depende de estabelecer parcerias confiáveis com bons fornecedores. Isso porque não é vantajoso que a empresa desvie do seu foco para desenvolver aplicações e infraestrutura internamente.

Somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência em soluções na nuvem e usamos esse know how para oferecer aos nossos clientes serviços completos, eficientes e personalizados às suas necessidades.

Com disponibilidade de nuvem privada e nuvem híbrida, além de outras soluções complementares para inovação na operação, como a Telefonia PABX e Drive Online, auxiliamos no planejamento, implementação e monitoramento de serviços em nuvem.

Entre as principais vantagens das nossas soluções, destacam-se a ampla experiência, servidores próprios, assistência ininterrupta, monitoramento contínuo da rede e camadas de segurança da informação.

Quer conhecer as soluções em nuvem da add it Cloud Solutions para potencializar a gestão de processos da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Tags:

Comments are closed