antivírus para empresas

O antivírus para empresas é uma solução fundamental para ampliar a segurança digital dos negócios, especialmente em um cenário de crescentes violações de dados que tem um custo médio de $ 5,88 milhões às empresas brasileiras, segundo a IBM Security.

A falta de uma estrutura robusta de segurança, que inclui o antivírus, compromete a operacionalidade da empresa em diferentes aspectos, resultando em exposição de dados sensíveis, vulnerabilidades, perdas de informações, prejuízos financeiros e outros.

Isso não significa que qualquer antivírus para empresas é indicado, sendo importante avaliar aspectos da solução e do fornecedor previamente para garantir a segurança da informação. Entenda melhor a seguir!

Qual a importância do antivírus para empresas e como escolhê-lo?

Atualmente, os dados estão entre os bens mais valiosos da companhia, garantindo a eficiência da operação, a competitividade e sigilo das estratégias de mercado. Dessa forma, proteger essas informações é primordial.

O antivírus para empresas desempenha um papel central ao evitar o acesso a softwares e sites inseguros com malwares que podem penetrar a rede, comprometendo não apenas a máquina, mas toda a infraestrutura de TI.

Com diversas operações ocorrendo na empresa, a vulnerabilidade de um único equipamento pode comprometer informações sensíveis de diferentes departamentos.

Dada essa importância do antivírus para empresas, elencamos a seguir 6 dicas de como escolher a solução mais apropriada ao seu negócio. Confira!

1. Faça um planejamento de segurança antes de pensar no antivírus

O antivírus para empresas faz parte de uma estratégia mais robusta da segurança, sendo um elemento central, mas que depende de outros para promover a proteção almejada.

Dessa forma, é importante que a organização defina um planejamento de segurança digital completo, incluindo escolha e atualização de softwares, hardwares, firewall, política de uso e privacidade, além de camadas de proteção para dados mais sensíveis.

2. Entenda as necessidades da sua empresa

As companhias não são iguais, assim como suas necessidades de preservação de dados. Portanto, apenas uma avaliação personalizada poderá indicar as reais vulnerabilidades em relação ao antivírus, definindo um sistema mais ou menos robusto.

Um exemplo é uma empresa do setor financeiro que armazena dados sensíveis dos clientes e precisa de proteção elevada, como criptografia, para todos os departamentos.

Outro é uma empresa de tecidos, que, apesar de ter informações sensíveis sobre estratégias de mercado, clientes e fornecedores, não precisa de um sistema de alto desempenho para todos os dados armazenados.

3. Faça testes

Para evitar os falsos-positivos, quando o antivírus identifica como ameaça um site legítimo, é importante que sejam realizados testes visando tornar a solução mais completa e acertada às necessidades da companhia.

Os testes são fundamentais para um desempenho mais adequado e também para utilizar melhor as funcionalidades da solução.

4. Avalie o suporte do sistema

Recomenda-se que os antivírus para empresas sejam soluções personalizadas conforme deficiências da operação.

Nesse sentido, um suporte especializado do sistema para auxiliar em configurações é de suma importância, além de total ajuda na operação cotidiana.

5. Jamais utilize softwares piratas

Existem dezenas de softwares piratas disponíveis no mercado como soluções gratuitas. Essas opções promovem uma falsa sensação de segurança e comprometem os dados da empresa, podendo, inclusive, ser usados como porta de entrada de malwares.

Portanto, avalie soluções confiáveis e renomadas do setor para evitar instalar softwares piratas tanto como antivírus como para outros programas.

6. Tenha parceiros confiáveis

A escolha de bons parceiros é determinante na segurança cibernética da sua companhia.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, disponibilizamos aos nossos clientes uma solução de Recuperação de Desastres, que em uma única plataforma conseguimos gerenciar estratégias de segurança automatizadas e completas.

Com o serviço, sua empresa fica protegida contra diferentes ameaças que causam perdas e vulnerabilidades nos dados, como malwares, erros humanos, quedas de energia, problemas de hardware e falhas na rede.

Portanto, o antivírus para empresas avaliado corretamente e uma solução de Recuperação de Desastres garante uma segurança de alto desempenho à companhia.

Quer saber mais sobre as soluções da add it Cloud Solutions? Confira nossa página aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *