armazenamento em nuvem empresarial

Com a retomada das atividades, cada vez mais as organizações estão buscando maneiras de reduzir custos, especialmente com a adoção de novas tecnologias, como o armazenamento em nuvem empresarial.

De modo geral, dados de uma pesquisa divulgada pelo CIO nos revelam que 70% dos empreendedores relataram que suas metas e prioridades mudaram desde o início da pandemia.

Nesse sentido, os esforços da equipe de TI estão focados na otimização de processos, digitalização da operação, segurança cibernética e diminuição de gargalos nas atividades internas.

Por sua vez, o armazenamento em nuvem empresarial fornece essas possibilidades para as organizações, isso porque permite não apenas a transformação digital, mas apoia a implementação de um fluxo totalmente personalizável. 

Na prática, essa possibilidade oferece uma série de benefícios para as corporações, tais como:

  • Melhorias na operação;
  • Dados atualizados para tomadas de decisão mais eficientes;
  • Automação de processos;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Centralização das informações.

Saiba mais: 5 cuidados ao escolher por empresas fornecedoras de serviços em nuvem

Dicas de como reduzir custos com armazenamento em nuvem empresarial

Apesar de todas essas vantagens que o armazenamento em nuvem empresarial oferece à retomada de atividades, para garantir a redução de custos, é fundamental se atentar a alguns cuidados, são eles:

Entender todos os gastos da operação

Segundo estimativas do IT Forum 365, a estrutura física da área de tecnologia das organizações representa aproximadamente 50% dos custos, já o armazenamento diz respeito a 35% dos investimentos e a infraestrutura de rede consome 15% de todos os gastos. 

Nesse sentido, é de suma importância entender todas as despesas da sua operação e identificar possibilidades de otimização, assim como gargalos que atrapalhem a eficiência da sua empresa. 

Veja mais: Armazenamento em nuvem empresarial: como essa solução pode apoiar as organizações no pós-pandemia?

Elaborar um planejamento de reduções

Com as informações levantadas no tópico anterior, é momento de planejar metas de reduções de custos

Algumas possibilidades para empresas que já utilizam o armazenamento em nuvem é a revisão do serviço, expansão da computação em nuvem para outras possibilidades na operação, como a comunicação unificada e o desktop virtual.

Desse modo, é possível minimizar gastos com serviços presenciais ou estruturas desnecessárias, que são facilmente substituídas por soluções digitais.

Monitorar a adequação da infraestrutura de TI

Um erro de gestores de TI muito comum que acaba gerando graves gargalos é implementar soluções como o armazenamento em nuvem empresarial e não monitorar a adequação desse serviço.

De forma geral, para alcançar todos os benefícios da iniciativa, inclusive redução de custos, é de suma importância maximizar as análises de dados e elaborar um planejamento completo envolvendo gerenciamento de crises, prevendo qualquer tipo de problema que possa comprometer a operação.

Preparar a equipe

Por fim, não podemos falar a respeito da redução de custos no armazenamento em nuvem empresarial sem citar a importância de preparar a equipe.

Na prática, erros nas atividades podem colocar todos os fluxos internos em risco, assim como abrir brechas na segurança ou na preservação de dados que resultem em prejuízos financeiros.

Por essa razão, elabore treinamentos para o seu time, orientando os colaboradores a respeito das boas práticas para utilização das ferramentas operacionais, assim como ações que devem ser implementadas em casos de emergências ou problemas (como quedas nos sistemas ou outros imprevistos).

Você pode se interessar: Inovação empresarial: como funciona o armazenamento em nuvem

Conheça a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de Computação em nuvem e infraestrutura de TI.

Contando com uma equipe completa e preparada, oferecemos aos nossos clientes a solução de armazenamento em nuvem empresarial com todo suporte que precisam para implementar e monitorar essa ferramenta.

Com isso, garantimos melhorias na eficiência do time, redução de custos e aumento da produtividade interna, além de adequação ao momento atual, auxílio na retomada de atividades e transformação digital.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

 

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *