Nuvem híbrida e privada

Um dos benefícios da tecnologia é que ela é flexível, podendo ser personalizada às demandas da empresa. A computação em nuvem, por exemplo, dispõe de diferentes tipos de armazenamento de dados para uma opção mais estratégica e alinhada ao negócio.

A inovação como forma de alcançar a transformação digital é uma tendência global. Para 71% dos CEOs, por exemplo, a prioridade é obter mais agilidade na operação e para eles a modernização em TI pode aumentar entre 30 e 40% a motivação dos colaboradores, segundo a KPMG.

Com essas expectativas positivas em relação ao investimento em tecnologia, é importante entender quais as oportunidades referentes aos diferentes tipos de armazenamento de dados e computação em nuvem. Confira!

Quais os tipos de armazenamento de dados em nuvem?

Para definir uma solução mais apropriada às demandas da empresa é preciso que os gestores conheçam as características dos tipos de armazenamento de dados em nuvem, podendo fazer uma escolha mais acertada e estratégica. Entenda a seguir:

  • Nuvem privada: modelo no qual a infraestrutura que armazena os dados da empresa é mantida exclusivamente para ela, o que garante personalização da arquitetura do data center, planos de manutenção e segurança;
  • Nuvem híbrida: consiste no uso conjunto da  nuvem pública e privada, buscando as vantagens de praticidade de uma e de segurança da outra conforme a necessidade.

É essencial que os gestores estejam conscientes que não existe um modelo único recomendado. 

Essa escolha vai depender de diferentes critérios particulares de cada companhia, pois os tipos de armazenamento de dados em nuvem apresentam cada um seus prós e contras.

Como escolher entre a nuvem híbrida e privada?

Em geral, na área corporativa a escolha dos gestores fica entre a nuvem híbrida e privada, que são mais profissionais. Dessa forma, apresentamos a seguir alguns fatores que devem ser ponderados nessa escolha.

Capacidade de investimento

O primeiro determinante é a capacidade de investimento, pois a nuvem privada, por ser uma infraestrutura de uso exclusivo da companhia, apresenta custos superiores de contratação e manutenção.

Dessa forma, essa solução deverá ser considerada por negócios com faturamento estável e com maior capacidade de investimento em TI.

Estratégia de marca

A estratégia de mercado da marca também é um aspecto a ser ponderado. A nuvem privada, por exemplo, costuma ser recomendada para negócios estabilizados, principalmente se for necessário administrar filiais e vários escritórios.

A nuvem híbrida também é recomendada para negócios sólidos ou em expansão, mas que tenham demanda por uma arquitetura na nuvem segura e versátil.

Objetivos da empresa

O objetivo da empresa ao investir em computação em nuvem também deve ser considerado. Caso trata-se de um esforço conjunto em prol da transformação digital do negócio, é relevante uma infraestrutura robusta e exclusiva.

O modelo híbrido é vantajoso se a empresa já conta com servidores próprios e quer integrá-los com a operação em nuvem, tornando a solução ainda mais eficiente. 

Segurança

No quesito segurança a nuvem privada ganha destaque, pois o uso exclusivo da infraestrutura somada às possibilidades de personalizar as configurações da ferramenta de acordo com as políticas da companhia assegura uma proteção de alto nível.

A nuvem híbrida é recomendada caso a companhia verifique diferentes níveis de sensibilidade nos processos e dados, de forma que parte seja alocada na nuvem privada e parte na pública.

Como iniciar a jornada para a nuvem?

A escolha entre os diferentes tipos de armazenamento de dados na nuvem é um passo importante na jornada para a nuvem, mas não precisa ser solo.

Uma parceira estratégica e experiente pode auxiliar nessa definição assessorando a companhia desde o planejamento da adoção da computação em nuvem, migração e assistência posterior na operação.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções em nuvem com 20 anos de experiência nesse mercado e apresenta diferenciais como:

  • Diferentes pacotes para definição personalizada da solução pelo cliente;
  • Auxílio em todo o processo da jornada para a nuvem;
  • Monitoramento ativo 24x7x364 das redes.

Com esse suporte diferenciado a empresa consegue fazer um planejamento mais acertado da infraestrutura em nuvem a ser adotada, obtendo melhores resultados com esse investimento.

Quer escolher o tipo ideal de armazenamento em nuvem para o seu negócio? Converse com nossos especialistas aqui!

Tags:

Comments are closed