Guardar arquivos na nuvem

Guardar arquivos na nuvem é uma das tendências que mais tem ganhado espaço nos últimos anos, especialmente em cenários que a transformação digital se tornou um diferencial competitivo para empresas de diferentes setores.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da IDC, divulgados pelo CIO, o crescimento do mercado de armazenamento no primeiro trimestre de 2020 bateu US$ 103,7 milhões em receitas, um aumento de 48,9% se comparado com 2019.

Por outro lado, a pandemia e o trabalho remoto ao decorrer do período de quarentena acelerou a adoção desse recurso em diferentes empresas, isso porque pode proporcionar alguns benefícios a essas instituições, como:

 

  • Fácil mobilidade de informações;
  • Flexibilidade;
  • Conectividade dos dados;
  • Gestão centralizada;
  • Melhorias na eficiência e produtividade da equipe

Apesar dessas vantagens, é preciso implementar alguns cuidados ao guardar arquivos na nuvem para garantir o total funcionamento desta solução. Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Você pode se interessar: Contratação a distância: como a inovação empresarial pode facilitar esse processo?

5 cuidados ao guardar arquivos na nuvem

A migração para a nuvem deve ser realizada com algumas iniciativas de precaução. Veja as 5 principais:

1 – Ter um planejamento

O primeiro passo para guardar arquivos na nuvem com total efetividade é o planejamento. É  preciso analisar muito bem quais são as necessidades e deficiências do seu negócio, assim como a quantidade e os tipos de dados que precisam ser armazenados.

Do mesmo modo, é preciso mapear todos os usuários e como essas informações serão organizadas, assim como o investimento de tempo e dinheiro envolvidos. 

2 – Entender as diferenças entre os serviços fornecidos

Em sequência, é fundamental compreender quais são as diferenças entre os tipos de serviços de armazenamento fornecidos, como a nuvem híbrida e privada.

De modo simplificado, a nuvem privada consiste em um modelo de armazenamento em que toda a infraestrutura é feita somente para uma empresa, permitindo quaisquer tipos de customizações.

Já a nuvem híbrida, esse sistema se diferencia pelo fato de ser uma opção conjunta, ou seja, dividida com outros negócios, no entanto, com toda a segurança necessária.

3 – Manter a segurança no armazenamento em nuvens

Por falar em segurança, ao escolher o melhor tipo de serviço para guardar arquivos na nuvem, é fundamental se atentar às ações direcionadas para proteção desses dados.

Para isso, é válido realizar um efetivo gerenciamento de acessos, evitar senhas óbvias, como sequências numéricas e o nome da empresa/usuário, e manter as máquinas com os sistemas atualizados, especialmente os programas de antivírus. 

4 – Ter um plano de recuperação de desastres

Além do aspecto cibernético, é preciso se atentar à disponibilidade de arquivos no momento de guardar arquivos na nuvem. Afinal, de nada adianta adotar esse tipo de serviço se ele não funcionar corretamente, não é mesmo?

Por essa razão, elabore um plano de recuperação de desastres para garantir que o sistema de armazenamento esteja sempre em pleno funcionamento. 

Considere também ações paliativas para casos de problemas, de modo a minimizar ao máximo o período de inatividade que possam impactar o trabalho do time, principalmente no trabalho remoto.

5 – Verificar a confiabilidade do serviço

Por fim, o cuidado elementar ao buscar por uma fornecedora em nuvem para implementação da solução é verificar a confiabilidade do serviço oferecido.

Pesquise nas plataformas digitais e compreenda todas as características da negociação, evitando surpresas negativas futuramente.

Leia mais: 6 aspectos que podem atrapalhar os resultados da infraestrutura em nuvem

Conheça a add it Cloud Solutions! 

A add it Cloud Solutions é uma organização especializada em serviços em nuvem com mais de 20 anos de experiência no setor. 

Contando com profissionais qualificados e processos inovadores, auxiliamos os nossos parceiros em todo o processo de implementação e suporte das soluções de cloud computing.

Mesclando transformação digital, personalização e total confiabilidade dos serviços para guardar arquivos na nuvem, oferecemos diversos benefícios aos nossos clientes, como redução de custos e vantagem competitiva.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e converse com nossos especialistas!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *