gestão em segurança da informação

A tecnologia tem mudado a maneira como as empresas armazenam dados e arquivos, principalmente com o advento dos serviços de cloud computing. Entretanto, esse cenário obrigou as corporações a implementarem a gestão em segurança da informação.

Na prática, o cloud computing pode ser traduzido como “rede em nuvem” e, basicamente, diz respeito a todos os dados que são processados e gerenciados remotamente, sem o auxílio de um servidor físico. 

De acordo com o relatório Industry Research, as previsões para o setor de storage (armazenamento) é o crescimento de 5,1% ao ano até 2024.

Os principais motivos para esse desenvolvimento, conforme levantamento, é a rápida mudança tecnológica e o crescimento globalizado de dados.

Essa tecnologia facilita uma série de procedimentos da organização. Mas exige cuidados especiais para manter a segurança da empresa, visto que os servidores carregam muitos elementos confidenciais. 

Por isso, confira abaixo o papel principal do armazenamento de dados na nuvem, alguns desafios da gestão em segurança da informação e as ações necessárias.

Qual é a importância da nuvem para armazenamento de dados e arquivos?

O cloud computing chegou com uma missão fundamental: otimizar a gestão do TI de uma organização. Isso porque viabiliza todas as ações de maneira simples e rápida, elimina uma série de processos manuais e coopera para melhorias significativas na produtividade.

Além disso, se comparado aos serviços de armazenamentos físicos, a nuvem consiste em uma opção muito mais prática e com baixo investimento inicial

Por fim, essa tecnologia fornece alto desempenho para todas as equipes da empresa, pois possibilita uma integração de dados eficiente. Esse cenário também gera uma cultura inovadora na corporação, de modo a atrelar alto rendimento à modernização.

Leia mais: Computação em nuvem: conheça os fundamentos para uma arquitetura cloud eficiente

Desafios para a segurança da informação na nuvem

Apesar de todas as facilidades que o armazenamento em nuvem oferece para a organização, uma das maiores preocupações dos gestores é a efetiva gestão em segurança da informação

Todo esse processo viabiliza diversos desafios, dentre eles as ameaças de violação de dados. De modo geral, essa situação pode causar perdas significativas para uma corporação, desde exposições financeiras até quebra de confiança com o seu público. 

Esse cenário não afeta apenas empresas privadas, mas também públicas. De acordo com o Senado Federal, em 2019, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking de ataques cibernéticos.

Por sua vez, ainda conforme previsões do governo federal, a estimativa é que em 2020 sejam investidos 60 milhões na gestão em segurança da informação

Entretanto, a segurança não é o único desafio enfrentado pelo armazenamento em nuvem. É possível citar também configurações incorretas e falta de planejamento estratégico. 

Diversas corporações expõem dados sem intenção apenas por não se atentarem à organização correta de informações ou, até mesmo, por falhas dos colaboradores. 

Esse tipo de situação é muito mais comum do que se imagina e está diretamente relacionada com a programação estrutural dos serviços em nuvem.

Isso pode te interessar: 7 motivos para investir em recuperação de desastres

Gestão em segurança da informação: cuidados necessários para armazenamento na nuvem

A gestão em segurança da informação exige alguns cuidados, tanto para a correta organização dos dados quanto para preservação de elementos confidenciais da corporação.

O primeiro passo é escolher um servidor de qualidade e um provedor de confiança. Para isso, é válido pesquisar todos os aspectos do serviço oferecido antes de contratar uma empresa.

Outro tópico fundamental é treinar os colaboradores em relação a todos os dados sensíveis da organização. Para isso, converse com o departamento de Recursos Humanos e elabore ações para conscientização da equipe. 

Esse tipo de cuidado minimiza exposições provindas de falhas e negligência dos próprios funcionários.

Além disso, é essencial que a empresa implemente as mudanças com segurança, estabelecendo senhas e autenticação para todos os usuários, utilizando ferramentas de monitoramento. 

Finalmente, é de extrema importância que a organização se atente à recuperação de dados por meio de backups periódicos, que garante segurança de maneira simples e prática.

A add it Cloud Solutions oferece soluções inovadoras de armazenamento em nuvem pública, privada e híbrida.

Contando com as melhores tecnologias do mercado, a corporação fornece o pacote de serviços que a sua empresa precisa. 

Além disso, quando se trata de gestão em segurança da informação, a add it Cloud Solutions disponibiliza todo o suporte que a sua companhia necessita, desde o planejamento até o gerenciamento de informações.

Entre agora mesmo em contato e saiba mais.

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *