nuvem privada

A nuvem privada é uma solução que tem agradado diversas organizações. Na prática, pode ser definida como serviços de armazenamento remoto aplicáveis à apenas uma empresa.

Diferente da nuvem pública, em que a corporação divide o “espaço” com outras instituições, na nuvem privada não há esse tipo de ação. Apesar disso, a companhia tem acesso a todos os benefícios da nuvem pública. 

Os investimentos em soluções de TI têm crescido nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Canalys, em 2019 foram gastos US$ 107 bilhões com infraestrutura em nuvem. 

Nesse cenário, confira as vantagens de adotar a nuvem privada e o que deve ser analisado antes de migrar a sua organização para o serviço. 

Quais as vantagens da nuvem privada?

A nuvem privada fornece uma série de benefícios, o principal deles é o baixo custo. De modo geral, é possível reduzir com assertividade os gastos, pois o armazenamento em nuvem necessita de um investimento inicial consideravelmente baixo.

Além disso, a adoção de uma solução tão tecnológica coloca a corporação em questão no ranking competitivo do mercado. Com isso, pode-se oferecer aos clientes produtos e serviços cada vez mais inovadores.

Outro benefício bastante positivo da nuvem privada é a escalabilidade. Ou seja, ela pode ser totalmente personalizável às necessidades da sua organização, tanto hoje quanto no futuro, visto que é capaz de ser expandido facilmente.

Por fim, esse tipo de tecnologia viabiliza o aumento de eficiência operacional, isso porque minimiza os processos e contribui para maior produtividade de todas as equipes internas e externas.

Leia mais: Qual o melhor armazenamento em nuvem?

O que analisar antes de migrar para a nuvem privada?

Apesar da nuvem privada oferecer diversas vantagens, é necessário analisar algumas situações internas da sua organização antes de optar pelo serviço. 

Esse tipo de cuidado garante uma migração mais tranquila e melhor adequação às mudanças, de modo a evitar quaisquer tipos de problemas estruturais no futuro.

Necessidades da sua organização

O primeiro ponto é entender as necessidades da sua organização. Para isso, é fundamental analisar o cenário atual da sua empresa e compreender quais tipos de dados são processados todos os dias.

Por sua vez, essa informação te dará recursos suficientes para escolher o provedor correto para sua corporação. 

Estrutura do que será migrado

Outro ponto essencial é colocar no papel tudo que pretende migrar. Ou seja, quais as cargas de trabalho, programas, sistemas e softwares que serão passados para a nuvem.

Nesse sentido, é válido realizar uma análise de quais equipes serão afetadas e todos os impactos na rotina dos colaboradores. 

Com esses dados também é possível já ter uma estimativa dos processos que serão otimizados e como podem aumentar a produtividade do time.

Informações e controle de acesso

Com base nos levantamentos anteriores, pode-se alinhar todas as informações que serão disponibilizadas na nuvem e como será realizado o controle de acesso

Ou seja, cada funcionário terá um usuário e senha específicos? Irão existir outras maneiras para autenticação de dados?

Cultura organizacional e segurança de dados

Um ponto fundamental a ser verificado antes de fazer a migração para nuvem é a mudança na cultura organizacional. É essencial que os colaboradores estejam preparados para essas alterações inovadoras.

Para isso, pode ser necessário estabelecer algumas ações internas para conscientização das transições, como também da responsabilidade de cada equipe frente às informações da empresa.

Medidas como essas possibilitam melhor proteção de dados, visto que os colaboradores estarão mais atentos a todas medidas de segurança.

Além disso, é essencial que a organização alinhe todas as ações para preservação de dados. Para tal, é válido a adoção de softwares capazes de manter a proteção de todos os arquivos e as devidas medidas para recuperação de informações.

Equipe de TI ou empresa especializada

Por fim, é fundamental que a empresa entenda as características da sua equipe de TI (Tecnologia da Informação). 

Desse modo, pode-se estabelecer se os colaboradores possuem expertises necessárias para a migração ou se há a necessidade da contratação de uma corporação especializada.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especialista que acompanha seu negócio em toda a jornada para a nuvem.

Por meio dos serviços oferecidos pela add it Cloud Solutions, é possível realizar o planejamento de toda migração, além da implementação e a devida gestão. 

Tudo isso de maneira simples, prática e com todas as especificações que a sua organização precisa.

Entre agora mesmo em contato e conheça todos os benefícios da solução de Nuvem Privada da add it Cloud Solutions.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *