gestão de TI

Com a pandemia da Covid-19, uma rápida transformação digital foi requerida para que os negócios conseguissem atuar no home office. Com isso, os profissionais de Gestão de TI foram altamente exigidos e pressionados para que tudo fluísse de uma forma que não gerasse danos ao desempenho das empresas e funcionários.

Toda essa tensão, fez com que os especialistas da área de tecnologia ficassem mais estressados. É o que diz a  The Evolution of Burnout

Se em fevereiro deste ano, a pesquisa da Blind concluía que quase 61% dos profissionais estavam esgotados, em abril e maio, o percentual subiu para 73%. O relatório foi feito com 6.789 usuários da plataforma.

Mas por outro lado, ter um Gestor bem preparado pode melhorar a situação. Segundo um estudo da Nanjing University, divulgado pelo Valor Econômico, durante a pandemia, funcionários que foram bem assistidos por seus gestores diretos, chefes que se atentaram às oscilações emocionais deles, conseguiram melhorar o envolvimento, engajamento e diminuir a ansiedade.

Diante disso, podemos observar que uma boa Gestão de TI não só tem um papel fundamental para administrar o operacional e características emocionais do time, como também no momento de migração para uma transformação virtual correta e segura, extraindo o melhor desempenho da equipe no online.

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A importância de um Gestor de TI preparado na transição para o mundo virtual

O novo Coronavírus pegou a todos de surpresa que logo estavam em quarentena tendo que desenvolver em casa o que eram habituados a desempenhar em seus locais de trabalho. 

A mudança de ambiente, de horários, de modo de trabalho, tudo se modificou e as empresas e os colaboradores tiveram que se adaptar a tudo rapidamente.

Apesar de ter sido um momento difícil, a adaptação ocorreu bem e muitas empresas estão adotando o home office como algo fixo. Mas o fato de essa transição ter sido bem sucedida se deve principalmente aos gestores de TI.

Cuidar da segurança cibernética da empresa mesmo com todos trabalhando a distância, desenvolver, criar e melhorar os meios de comunicação e permitir o compartilhamento de informações e arquivos dentre os departamentos, são apenas algumas das responsabilidades desses profissionais.

Quando falamos da transformação digital de uma empresa, a importância de uma boa Gestão de TI continua sendo de extrema relevância. 

Analisar as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, definir os protocolos de proteção de dados que serão necessários, planejar estrategicamente a migração e outras iniciativas apropriadas. 

Tudo precisa ser delicadamente estudado para gerar resultados positivos e um bom gestor permite que tudo ocorra tranquilamente, sem afetar o desempenho e a produtividade da empresa.

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Como liderar a equipe no pós-pandemia?

Com a maioria dos funcionários em home office, reuniões virtuais e a prospecção de clientes fortalecidas nos meios de comunicação a distância, o pós-pandemia traz muitos desafios aos profissionais de Gestão de TI. Por isso, seguem 5 dicas de como performar bem diante dos obstáculos:

1. Fornecer tecnologias apropriadas

Com a pandemia ficou claro que as empresas que já utilizavam de ferramentas tecnológicas saíram na frente e conseguiram desenvolver respostas mais rápidas a situação que se instalou. 

Mas adquirir todas as tecnologias que existem no mercado sem um estudo prévio não é aconselhável. Entenda, planeje e avalie as necessidades da empresa e somente depois busque soluções que realmente causarão impacto nos processos internos

2. Se atentar às metas da empresa e capacidade do time

É importante que o responsável pela gestão de TI estabeleça as metas claramente e comunique-as a todos. 

Isso faz com que os colaboradores consigam ter uma visão mais completa de todo o trabalho em equipe que existe e do valor do seu desempenho para a empresa, fazendo com que estes sintam-se mais responsáveis e, consequentemente, mais produtivos. 

Mas atente-se às metas distribuídas e avalie bem o fluxo de trabalho do time. Não os sobrecarregue ou peça serviços que estão além de suas capacidades. Foque no que cada um desempenha melhor.

3. Entender que digitalizar a operação é o melhor caminho

Dar prioridade para a digitalização é um fator crucial para o desempenho e eficiência da equipe no período de home office ou atuação híbrida. 

Mesmo que a empresa decida voltar ao local de trabalho físico após algum tempo, possuir documentos, planilhas, fichas e etc na forma digital, é uma forma muito mais fácil e ágil de organizar a operação.

E, caso o home office se torne algo fixo, para alguns departamentos é necessário a elaboração de um ambiente cheio de recursos virtuais, tecnologias e normas que auxiliem no fornecimento de um suporte igual ao que seria no escritório. 

4. Promover um ambiente de trabalho pautado na comunicação e inovação

Com o distanciamento social, as pessoas tendem a se sentir mais isoladas e distantes. É muito importante que o gestor pense em canais de comunicação ou até em atividades que aproximem os colaboradores e os incentivem a estarem abertos a diálogos o tempo inteiro.

Incentivar a equipe para pensar em novas soluções e jeitos de se executar processos já existentes também é uma boa escolha. 

Com o home office, o modo de trabalhar muda e problemas ou dificuldades que não existiam antes podem surgir, por isso, estar aberto a sugestões é essencial.

5. Defina indicadores e acompanhe as métricas

Defina objetivos importantes que o time precisa alcançar nos próximos seis a doze meses. Separe-as em pequenos passos e divida entre os departamentos ou individualmente. Isso fortalecerá ainda mais o trabalho em equipe e o valor individual de cada um. 

Para  motivar e acompanhar, utilize ferramentas de gerenciamento de projetos online e métricas estratégicas, onde é possível analisar o progresso das metas diariamente.

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