backup na nuvem

O backup na nuvem é uma iniciativa caracterizada por “copiar” arquivos e informações de um determinado lugar para as aplicações cloud. 

Na prática, essa ação tem por objetivo proteger os dados da corporação e facilitar a recuperação em caso de falhas ou paradas nos sistemas internos.

Sabemos que a transformação digital é um dos assuntos mais discutidos no universo corporativo. Aderir à essa tendência proporciona às organizações diferencial competitivo e oportunidade de melhorias internas

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Flexera, 87% das empresas adotam essas inovações por proporcionarem escalabilidade para os negócios, redução de custos, flexibilidade operacional e melhor gerenciamento dos ativos tecnológicos.

Diante disso, quais os benefícios do backup na nuvem para as corporações e como implementar essa solução? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Infraestrutura de rede: como prevenir ameaças à segurança em nuvem?

Por que adotar o backup na nuvem?

Há uma série de razões para adotar o backup na nuvem e elencamos abaixo as 6 principais:

1 – Permite maximizar os recursos de TI

A utilização de recursos tecnológicos limitados gera graves gargalos às organizações e pode afetar todos os resultados operacionais. 

Nesse sentido, adotar uma boa estratégia de backup na nuvem permite maximizar essas ferramentas, otimizando a gestão e monitoramento dessas plataformas, auxiliando em um melhor uso de todos os predicados dispostos. 

2 – Reduz custos operacionais 

Outra razão para implementar essa ação é a redução de custos operacionais que ela proporciona. Uma empresa pode ser bastante afetada financeiramente caso dados sejam perdidos ou roubados. 

Por outro lado, as soluções de armazenamento em nuvem são muito mais baratas se comparadas aos demais tipos de diretórios, o que viabiliza economia desde o começo do projeto. 

3 – Simplifica, acelera e melhora a recuperação de desastres

A recuperação de desastres consiste em um planejamento tecnológico que tem como principal objetivo evitar que os ativos sofram algum tipo de parada ou falha que atrapalhe a operação.

Além disso, esse plano conta com medidas corretivas e preventivas para essas situações e o backup na nuvem é uma delas, que permite melhorar constantemente a estratégia inicial e promover agilidade na recuperação de dados.

Veja também: Proteção de dados: cresce o investimento em segurança na nuvem, segundo pesquisa

4 – Possibilidade de integração com outros serviços

Por se tratar de uma solução bastante flexível, essa iniciativa viabiliza uma integração rápida e prática com outros serviços e softwares, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Dessa forma, diferentes tipos de dados podem ser protegidos por meio do backup, independentemente do tamanho ou formato da informação.

5 – Centraliza o gerenciamento de arquivos

Ao possuir os dados em um só local, a empresa consegue implementar um esquema de gerenciamento centralizado, concentrando as iniciativas de preservação e melhorias no mesmo espaço.

Por sua vez, também torna todos os processos de TI mais ágeis, dinâmicos e simples, potencializando os resultados e eficiência da operação.

6 – Rápida implementação

Por fim, outra razão para contar com serviços completos de backup na nuvem é a rápida implementação dessa iniciativa. 

Possuindo um parceiro especializado e preparado, é possível já aderir uma infraestrutura completa e pronta para ser personalizada de acordo com a realidade do seu negócio.

Você pode se interessar: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Conheça a add it Cloud Solutions!

Somos uma empresa especializada em Soluções em Nuvem e Infraestrutura de TI. Com mais de 20 anos de experiência nesse setor, contamos com profissionais qualificados para promover aos nossos clientes toda a proteção e inovação que precisam.

Oferecemos serviços de Backup na nuvem com implementação facilitada, suporte completo e monitoramento aprimorado. Na prática, otimizamos o armazenamento cloud dos dados da sua empresa, garantindo rápida restauração e alta disponibilidade.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com a nossa equipe!

Tags:

Comments are closed