Infraestrutura em nuvem

Não é um grande segredo que a adesão da infraestrutura em nuvem sofreu um salto em 2020, não apenas pela pandemia, mas também por conta da necessidade de acelerar a transformação digital para se manter competitivo no mercado.

Para se ter uma ideia, as estimativas do Gartner é que, mesmo com a crise, os serviços cloud computing cresçam cerca de 6,9%, atingindo uma receita mundial de US$ 257,9 bilhões.

Por outro lado, esse mesmo estudo prevê que, até 2021, 75% das organizações tenham adotado uma plataforma híbrida de serviços na nuvem. 

Você pode se interessar: Software para home office: por que incorporar esse recurso no trabalho remoto?

Diante disso, já podemos dizer que 2020, sem dúvidas, é o ano da computação em nuvem. No entanto, apesar da alta na aderência dessa tecnologia, muitas empresas não estão conseguindo atingir os resultados esperados.

Nesse sentido, para te ajudar a compreender quais os aspectos que podem atrapalhar a implementação da infraestrutura em nuvem e gerar ainda mais gargalos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

6 aspectos que podem atrapalhar os resultados da infraestrutura em nuvem 

Muitos gestores devem imaginar que o principal impeditivo do sucesso na adesão da infraestrutura em nuvem seja o valor do investimento, entretanto, não poderiam estar mais enganados, pois a contratação desse serviço possui um custo-benefício bastante vantajoso. 

Com isso em mente, alguns aspectos que atrapalham bons resultados na computação em nuvem são:

1 – Falta de planejamento

O planejamento é o centro de qualquer estratégia dentro de uma empresa, seja a respeito de novas tecnologias ou ações administrativas. 

Sem um plano apropriado e muito bem desenvolvido, há muitas chances de não gerar retornos e resultar em ainda mais problemas na operação.

2 – Mudança na infraestrutura, mas a mesma cultura organizacional

Outro aspecto que causam alguns gargalos e erros na implementação da infraestrutura em nuvem é a cultura organizacional. 

Ao optar pela transformação digital, uma organização precisa estar ciente que não trata-se apenas de mudanças tecnológicas, mas também nos processos empresariais.

Para que essa adesão seja feita da melhor maneira, é fundamental adotar uma cultura pautada na colaboração, inovação e constante desenvolvimento. Caso o contrário, a migração não será tão simples ou bem aceita pelos colaboradores.

3 – Ausência de monitoramento

Muitos gestores de negócio acreditam que apenas a contratação do serviço é suficiente para gerar resultados positivos, no entanto, não é bem assim que funciona.

É preciso acompanhar a performance do recurso, principalmente no período de adaptação. Dessa forma, é possível identificar possíveis gargalos e dificuldades por parte do time e adotar ações paliativas.

4 – Carência de plano para segurança cibernética

Esse é um erro gravíssimo que nenhum líder empresarial pode cometer, mesmo sem a presença da computação em nuvem

De modo geral, as organizações lidam com muitos dados sensíveis, desde informações de clientes e fornecedores, até aspectos de seus próprios funcionários ou características de negócios.

Diante disso, é fundamental realizar um plano de segurança cibernética com controle de acesso para evitar ataques ou exposições na internet. 

5 – Falta de treinamento para os colaboradores

Para evitar erros e problemas na adesão do cloud computing, é fundamental implementar treinamentos para os colaboradores, considerando o porte da empresa, quantidade de funcionários, tipos de mecanismos na nuvem, áreas virtualizadas e outras necessidades.

6 – Não contar com uma empresa especializada

Por fim, imagine planejar toda a infraestrutura em nuvem, a segurança cibernética, treinar os colaboradores e não ter o recurso disponível a todo momento, lidar com falhas no sistema e outros aspectos desencadeados por um parceiro despreparado.

Por isso, pesquise muito bem antes de contratar uma empresa e garanta que essa especializada possui todo o suporte e know how que o seu negócio precisa.

Leia mais: Armazenamento em nuvem empresarial: como essa solução pode apoiar as organizações no pós-pandemia?

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções e infraestrutura em nuvem com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Contando com mão de obra preparada e serviços inovadores, a add it apoia os seus parceiros na implementação desses recursos desde o planejamento até o monitoramento, prestando suporte 24×7. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte conosco!

Tags:

Comments are closed