nuvem privada

As empresas do segmento industrial precisam, cada vez mais, investir em novas tecnologias e na transformação digital para manter a competitividade e relevância no mercado, incorporando soluções como nuvem privada, automação e Internet das Coisas, por exemplo.

De acordo com um estudo do SENAI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve um aumento de 22% na produtividade de pequenas e médias empresas que investiram em digitalização de processos.

Esse dado indica os benefícios da inovação tecnológica nas fábricas e demonstra a relevância desse investimento para competitividade dos negócios. Saiba mais a seguir!

Leia também: Armazenamento em nuvem empresarial: como essa solução pode apoiar as organizações no pós-pandemia?

7 benefícios da nuvem privada às indústrias

Uma das principais tecnologias para indústrias é a nuvem privada. Trata-se de uma solução que permite armazenar dados, processos e softwares da empresa em um data center.

A nuvem privada é caracterizada por ser uma infraestrutura externo da empresa parceira reservado às necessidades da indústria, permitindo uma estratégia de segurança mais robusta, configurações personalizadas e adaptabilidade às demandas. Entenda melhor os benefícios a seguir!

1. Transformação digital

A nuvem privada viabiliza os objetivos de adequação à Indústria 4.0, que consiste em uma transformação digital que muda profundamente a operação da empresa.

Isso diz respeito à digitalização massiva dos processos, com o objetivo de potencializar uma eficiência operacional que só pode ser alcançada com as soluções online. 

Com isso, todas as informações e operações da companhia são centralizadas, facilitando o gerenciamento de acesso e administração dos fluxos.

2. Conectividade e mobilidade

Para ser competitiva no atual mercado é essencial que a indústria incorpore soluções conectivas e móveis, como Internet das Coisas para operação Máquina-Máquina.

No quesito mobilidade, a computação em nuvem é indispensável, pois permite o acesso a distância de todos os dados da corporação , viabilizando a gestão remota

3. Inovação do pátio industrial

Apenas com uma grande capacidade de armazenamento de dados, possível com a nuvem privada, é que a indústria consegue incorporar soluções inovadoras no pátio industrial.

Um elemento-chave nos processos de modernização é adotar equipamentos e soluções que podem ter a operação mensurada, gerando dados exatos para que nada fuja do controle e comprometa a operação.

Mas com esse volume de dados sendo gerado é essencial que haja alta capacidade de processamento e armazenamento, preferencialmente externo, para maior segurança e com backup atualizado.

4. Otimização dos processos internos

As informações obtidas por uma infraestrutura moderna e digital devem ser convertidos em dados úteis, que agreguem na estruturação dos processos internos e superação de gargalos operacionais.

Nesse sentido, as informações armazenadas na nuvem privada podem ser transformadas, por outras tecnologias, em ricos relatórios que contribuem à tomada de decisão e otimização da operação.

5. Aumento da eficiência interna

Cada desafio superado na operação industrial gera uma melhora na eficiência da fábrica. Dessa forma, com tecnologias que viabilizam a superação de diferentes limitações, a indústria consegue alcançar resultados expressivos.

A efetividade deve ser um objetivo constante, pois sempre existirão aspectos que podem ser aprimorados, seja nas tecnologias usadas, processos gerenciais etc.

6. Adequada ao segmento no pós-pandemia

A pandemia da Covid-19 promoveu transformações sociais e econômicas profundas e as indústrias devem estar alinhadas às tendências que emergiram.

Entre elas, destaca-se o home office para o time gerencial e administrativo, que pode atuar de casa sem prejuízos à operação. Já na linha de produção, destaca-se a automação de processos que garantem o mínimo contato humano.

O investimento em novas tecnologias viabiliza a execução dessas estratégias em larga escala, com manutenção da operação e aumento da produtividade.

7. Solução com ótimo custo-benefício

A nuvem privada destaca-se por ter um ótimo custo-benefício, pois é uma solução base para transformação digital e alinhamento com a Indústria 4.0, mas que exige investimentos significativamente menores que outras soluções, além de ter os gastos determinados pela demanda.

Dessa forma, a indústria vai contratar a solução com o “tamanho” e capacidade que precisa, sendo que um médio negócio pode personalizar o serviço às demandas atuais e, posteriormente, ampliar os processos contratados.

Saiba mais: 5 mitos da infraestrutura em nuvem

Como iniciar a migração para a nuvem?

Constatamos que o investimento na nuvem privada apresenta uma série de benefícios às indústrias, mas como começar essa migração dos processos?

O primeiro passo é buscar uma parceira especializada que possa fornecer o serviço e tenha experiência no mercado. A add it Cloud Solutions oferece, há 20 anos, soluções em nuvem.

A nuvem privada da add it destaca-se pela alta customização da da solução, eficiência dos processos, assistência em toda a migração para a nuvem e suporte com disponibilidade 24x7x364.

Com experiência, um portfólio diversificado e soluções inovadoras, a add it se propõe a dar suporte à transformação digital de seus parceiros. Conheça nossa nuvem privada agora mesmo!

Categories:

Tags:

Comments are closed