A segurança digital nas empresas é um assunto bastante comentado nos últimos anos. Com a transformação tecnológica e o surgimento de ferramentas mais robustas, as organizações estão lidando também com o aumento das vulnerabilidades na proteção de dados. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Getapp, as principais brechas de segurança ocorrem na própria operação, geralmente por conta de aplicativos da web (25%), bugs de software/programação (24%) ou práticas de senhas inadequadas (24%).

Diante disso, as organizações estão investindo em maneiras de potencializar a segurança digital nas empresas e fechar brechas na operação. 

Na prática, um planejamento eficiente para proteção de dados aumenta a disponibilidade dos ativos tecnológicos, promove mais eficiência, potencializa a produtividade da equipe e evita problemas com vazamentos de informações importantes. 

Nesse sentido, quais são as principais tendências de segurança digital nas empresas para 2021? Com o objetivo de responder essa pergunta, desenvolvemos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. 

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5 tendências de segurança digital nas empresas para 2021

Dentre as principais tendências de segurança, podemos citar:

1 – Investimento na segurança no trabalho remoto e híbrido

Sabemos que home office e a implementação do trabalho híbrido foram modalidades de atuação que ganharam destaque desde o começo da pandemia.

Durante o período de quarentena, milhares de empresas foram obrigadas a fecharem as portas dos escritórios presenciais ou diminuírem o número de funcionários com o objetivo de garantir a segurança de todo o time e conter o avanço do vírus. 

Com isso, mesmo diante de uma melhora em relação ao número de casos e resultados vantajosos dos estudos para uma vacina de imunização da população, o trabalho remoto e híbrido é uma tendência para o próximo ano. 

Segundo um levantamento realizado pela Salesforce, 52% dos entrevistados dizem que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar em casa todos ou alguns dias na semana. 

Diante disso, as melhorias na segurança das ferramentas do home office é uma das práticas que seguirão as organizações em 2021, seja por meio de um gerenciamento de acesso mais eficiente ou atualizações constantes das políticas de privacidade. 

2 – Gerenciamento de acesso mais inteligente

Por falar em gestão de acesso, esse processo se tornará muito mais inteligente em 2021. Estamos acompanhando melhorias significativas nas permissões de dados e administração de toda a rede interna da empresa.

No entanto, a expectativa é que esse processo seja mais robusto e centralizado, facilmente monitorado pela equipe e melhor gerenciável.

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3 – Melhoria dos métodos de autenticação

De acordo com a pesquisa citada da Getapp, as ações voltadas a melhorias nos processos de autenticação também ganharam bastante destaque. Para se ter uma ideia, o uso de medidas de segurança de dados biométricos aumentou de 27% em 2019 para 53% em 2020.

Nesse cenário, estima-se que os métodos de autenticação serão mais complexos e seguros, com o objetivo de inibir tentativas de ataques ou brechas. 

4 – Implementação de treinamento de segurança

Os colaboradores são responsáveis por uma série de vulnerabilidades que ocorrem nas empresas, seja por estratégias mal implementadas, configurações erradas ou falta de atenção aos protocolos de segurança.

Além disso, a deficiência operacional já era uma preocupação das organizações. Segundo o Gartner, apenas 16% dos novos contratados hoje possuem as habilidades necessárias para desempenharem suas funções atuais e futuras.

Diante disso, a tendência é que as empresas invistam em treinamentos e aperfeiçoamento em relação às políticas de proteção de dados e segurança da corporação. 

5 – Preocupação com privacidade de dados

Por fim, a preocupação com a privacidade das informações é outra tendência na segurança digital nas empresas, especialmente com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. 

Nesse cenário, as organizações precisam se adequar às normas de transparência impostas pela legislação, assim como o gerenciamento e uso das informações colhidas.

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