desktop virtual na nuvem

A pandemia da Covid-19 fez surgir uma nova forma de trabalho que se tornou uma tendência mesmo após o fim da crise: o home office. Para apoiar essa mudança, é preciso adotar tecnologias como o desktop virtual na nuvem, que permitem a otimização do trabalho remoto.

Desde o início da disseminação do coronavírus, muitas empresas recorreram ao home office, precisando se adaptar rapidamente. 

Mas o que foi na época uma situação emergencial, deve se tornar algo fixo. Segundo pesquisa feita pela Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas pretendem tornar o home office definitivo no Brasil após o fim do isolamento social.

E um dos principais motivos de tornar o trabalho a distância permanente é o aumento na produtividade. Segundo pesquisa da Cybersecurity Insiders , 38% dos participantes da pesquisa indicaram ganhos de eficiência para a empresa durante o período da pandemia.

Portanto, para acompanhar o momento atual no mundo empresarial, faz-se preciso investir em soluções tecnológicas que otimizem a produção e engajamento dos funcionários, como o desktop virtual

Leia mais: Desktop Virtual: como essa ferramenta pode auxiliar na retomada das atividades comerciais?

Quais são as vantagens do desktop virtual na nuvem para a empresa?

O desktop virtual na nuvem é um software que “imita” as funcionalidades de um computador real no ambiente online, onde é possível executar mais de uma máquina virtual ao mesmo tempo; compartilhando processos, armazenamento e rede.

O uso de desktops virtuais afeta profundamente todo o fluxo operacional de uma empresa, tornando as atividades mais flexíveis, com uma rotina muito mais eficiente e ágil na solução de problemas. Entre os inúmeros benefícios desta ferramenta, os principais são:

1. Segurança

No desktop virtual, todas as informações e dados da empresa ficam armazenadas em um local só; um datacenter com políticas de segurança avançadas, onde todos os acessos exigem login e senha, fornecendo assim, uma maior proteção aos dados sensíveis.

Outro ponto chave na segurança é o backup e a recuperação de desastres, que evitam o sequestro de informações e protegem seus dados em caso de acidentes, como um incêndio, por exemplo.

Veja também: 5 aspectos fundamentais do desktop virtual na nuvem

2. Redução de custos

Com o desktop, os custos tornam-se proporcionais à quantidade de recursos utilizados. Deste modo, controlar o orçamento torna-se muito mais simples e fácil. 

A redução também ocorre em relação ao time de TI, pois a manutenção é simplificada e não necessita da contratação de novos funcionários, otimizando também o tempo de trabalho da equipe.

Outro fator é a possibilidade de adquirir computadores mais econômicos, já que não há a necessidade de máquinas muito potentes e o processamento no local da empresa é reduzido.

3. Mobilidade

Com o armazenado na nuvem, é possível  acessar os dados em qualquer lugar a partir de um aparelho conectado à internet. Ou seja, é possível trabalhar de onde estiver. 

Essa liberdade garante mais qualidade de vida a seus funcionários e, no caso de uma reunião ou evento presencial, cada um pode levar apenas seu próprio celular ou tablet.

Leia mais: Desktop virtual na nuvem: como essa ferramenta viabiliza o trabalho remoto?

3 tendências para melhorar a produtividade operacional com o desktop virtual na nuvem?

Além dos benefícios que foram apresentados, existem 3 tendências que auxiliam a otimizar ainda mais a produtividade da sua empresa na utilização do desktop virtual. Portanto, ao procurar um fornecedor, confira se o produto que ele oferece possui essas características.

1 – Gerenciamento estratégico

Com o desktop virtual na nuvem, é possível gerenciar com mais cuidado e atenção quem tem acesso à qual informação, implementando senhas, logins e limitando as informações que podem ser compartilhadas dentro no software.

Fica mais visível também quais são os programas e softwares que a sua empresa realmente utiliza, tornando possível desfazer daqueles que são pouco utilizados ou procurando soluções mais econômicas. 

Com o desktop, é possível comprar a licença de um produto somente uma vez, ao invés de comprar para várias máquinas.

Além disso, pode-se gerenciar arquivos e dados armazenados, fornecendo uma proteção maior a dados mais vulneráveis e sensíveis.

2 – Segurança na Nuvem

O provedor do desktop virtual na nuvem, geralmente, fica responsável pelos backups, armazenamento de dados e atualizações, garantindo que todos as informações, e-mails acessados e arquivos baixados estejam seguros. 

Mesmo que o seu funcionário esteja utilizando um computador sem qualquer tipo de proteção, os dados da sua empresa estarão protegidos pelo software. 

Isso é possível através do gerenciador de dispositivos que identifica se o usuário está logando de uma máquina vulnerável ou não. 

3 – Foco na experiência do usuário

A experiência do usuário se torna muito mais flexível e leve, não encontrando programas lentos para iniciar ou falhas do sistema. 

A utilização do sistema também é simplificada e será a mesma independentemente de qual seja o arquivo ou dispositivo pelo qual o colaborador está acessando a plataforma.

Também se torna mais fácil recorrer a informações de outros departamentos que sejam necessárias, já que os dados estarão todos concentrados em um mesmo lugar. 

Bônus – Treinamento dos colaboradores

O desktop é uma ferramenta simples, mas necessita de um tempo de adaptação e erros são inevitáveis. 

A falta de preparo dos funcionários podem gerar problemas que afetam toda a eficiência do sistema, por isso, investir num treinamento pode ajudar os colaboradores a dominarem mais rapidamente a ferramenta.

Ou seja, na contratação do fornecedor, é necessário que lhe seja apresentado as ferramentas certas, um sistema simples e uma orientação acertada, focada no que sua empresa realmente necessita. 

Só a combinação desses fatores farão com que a produtividade na sua organização seja um ganho alcançado.

Veja mais: Como o desktop virtual melhora a experiência dos funcionários?

Como escolher um fornecedor de desktop virtual?

O primeiro passo para implementar um desktop virtual na nuvem em seu negócio é buscar um fornecedor que possua experiência na área, como a add it Cloud Solutions.

Trabalhamos com soluções na nuvem há mais de 20 anos e possuímos tecnologias personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa. 

A Virtual Desktop Workplace é uma ferramenta focada em performance, segurança e produtividade. Sua ferramenta é simples de ser utilizada e garante as características citadas acima; treinamento, segurança total na nuvem, experiência do usuário e gerenciamento estratégico.

Com o nosso desktop virtual na nuvem, você tem mais controle sobre o gerenciamento do software, política de segurança mais robusta e uma melhor vivência para o seu colaborador. 

Quer saber mais? Entre agora em contato conosco e conte com todo suporte do nosso time!

Categories:

Tags:

Comments are closed