desktop virtual na nuvem

A crise desencadeada pelo coronavírus levou bilhões de pessoas ao redor do planejamento ao isolamento social, elevando rapidamente a adesão ao teletrabalho. Neste cenário, muitas empresas avaliaram o desktop virtual na nuvem como solução apropriada para viabilizar essa mudança.

A expectativa, no entanto, é que, mesmo no pós-quarentena, as organizações mantenham o modelo de home office devido às facilidades e economias propiciadas por esse tipo de trabalho.

De acordo com uma pesquisa do IPEA, 22,7% das ocupações no Brasil podem ser direcionadas para o teletrabalho, o que pode alcançar mais de 20 milhões de profissionais.

Por outro lado, essa mudança é bem-vinda para muitos colaboradores. Para se ter uma ideia, dados de um estudo da Robert Half nos revelam que 86% das pessoas gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência após a flexibilização.

No entanto, para que isso seja possível, a adoção de novas tecnologias é a principal medida que deve ser tomada pelas organizações. Mas, afinal, o que é o desktop virtual na nuvem, quais os benefícios e o papel dessa inovação? 

Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Leia também: Cloud solutions: como otimizar as operações e manter a segurança da informação

Afinal, o que é desktop virtual na nuvem?

Na prática, o desktop virtual é uma das ferramentas que surgiu nos últimos anos para suprir a necessidade de maximizar a conectividade e mobilidade dos fluxos comerciais. 

De modo geral, pode ser definido como uma modernização da área de trabalho comum, da qual permite que o colaborador possa cumprir suas funções remotamente. 

Dessa forma, não há necessidade de se ter uma rede ou sistema de armazenamento local, tudo isso é facilmente executado na nuvem.

Além de viabilizar uma troca de informações muito mais dinâmica, o desktop virtual é uma das tecnologias que facilitam a adequação dos funcionários ao home office, pois a manipulação dos sistemas é simples e segura.

Vantagens do desktop virtual na nuvem

Elencando o tópico anterior, essa tecnologia promove uma série de vantagens às empresas, a principal delas é a transformação digital.

Além disso, o software para home office também contribui para aumento da eficiência e produtividade do time. Isso se deve à automação dos dados, que maximiza a experiência dos colaboradores, reduz os riscos de erros operacionais ou retrabalhos que geram gargalos na produção.

Outro benefício notório do desktop virtual é a segurança de dados. De acordo com uma pesquisa divulgado pelo CIO, as violações de dados organizacionais custam um prejuízo de aproximadamente R$ 588 milhões para empresas no Brasil.

Nesse sentido, é de suma importância contar com modernizações que sejam capazes de inibir tentativas de ataques cibernéticos e forneçam suporte em tempo real.

Por fim, não podemos nos referir às vantagens desta inovação sem citar a redução dos custos operacionais como um dos grandes resultados alcançados. 

Além da automatização e a diminuição de falhas na operação já citadas, o desktop virtual em nuvem é uma ferramenta com custo-benefício vantajoso e retornos a curto prazo, não apenas para o cotidiano dos funcionários, mas também para os ganhos financeiros da empresa.

Por que investir em um software para home office?

Apesar de todas as vantagens do software, muitas empresas têm dúvidas da real viabilidade do desktop virtual para o trabalho remoto e se vale a pena adotá-lo.

O  cenário atual não deixou escapatória: as organizações precisaram se adaptar ao home office ao menos por um curto período. 

No entanto, mesmo após o fim da quarentena, estima-se que essa modalidade de trabalho será ainda mais comum, demandando adequação das companhias.

Por sua vez, o desktop virtual na nuvem atende às novas exigências do mercado por garantir o acesso flexível e simples à rede corporativa, independentemente da localização do usuário e tipo de dispositivo usado.

Desse modo, essa tecnologia garante aumento da competitividade e adaptação ao digital. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Verizon constatou que a tecnologia em nuvem gera vantagens sobre os concorrentes para 77% das instituições. 

Veja mais: Gestão de continuidade de negócios: 7 benefícios do virtual desktop workspace

5 fatores indispensáveis do desktop virtual na nuvem

Com a importância de adotar um desktop virtual na nuvem para atender ao home office e as vantagens dessa ferramenta, muitos gestores têm dúvidas sobre o que avaliar em uma solução ideal.

A seguir, apresentamos 5 aspectos fundamentais dessa inovação que devem ser analisados previamente. Confira!

1. Acesso a aplicações a nível de rede

Uma das necessidades é que o software para o trabalho remoto e tenha uma estrutura de segurança zero trust, que garante personalização do acesso e nível de aplicações, de modo a promover melhor funcionalidade e proteção da solução.

2. Recursos de segurança aprimorados

De acordo com uma pesquisa da Akamai, mais de 40% das violações de segurança estão vinculadas a usuários autorizados e, anualmente, os custos relacionados aos crimes virtuais chegam a US$ 600 bilhões em todo o mundo.

Com isso, a empresa precisa investir em uma solução com reconhecimento de identidade, garantindo maior controle no acesso e proteção aos dados corporativos. Outras tecnologias de segurança complementares também devem ser analisadas na solução.

3. Gerenciamento fácil da TI

Um dos desafios relacionados à gestão de TI é a manutenção de hardwares e softwares, o que demanda tempo e orçamento da área.

Com o desktop virtual na nuvem, as aplicações digitais não precisam da atenção específica a cada dispositivo por vez, sendo que atualizações de softwares são automatizadas e impactam todos os usuários.

4. Melhor experiência de usuário

Os gestores devem avaliar se a solução selecionada garante uma elevada experiência do usuário, aspecto que influencia na adaptação da equipe em utilizar os recursos e ser mais produtiva no dia a dia.

Saiba mais: Como aumentar a produtividade com a gestão integrada de soluções em nuvem?

5. Tempo de implementação

Principalmente em decorrência da crise causada pelo coronavírus, os gestores devem ponderar o tempo, facilidade e agilidade na implementação do desktop virtual.

Esse ponto garante que a solução possa ser usada em menos tempo, atendendo às necessidades imediatas do negócio.

Extra: parceira especializada

Considerando todos esses aspectos fundamentais do desktop virtual na nuvem, outro requisito deve ser a escolha de uma parceira especializada, de confiança e com experiência na área.

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em soluções em nuvem, o que garante processos e tecnologias consolidados.

O desktop virtual na nuvem disponibilizado pela add it pode ser personalizado às demandas da companhia, centralizando todos os dados e aplicações necessários ao desenvolvimento das atividades.

Além disso, a add it conta com profissionais qualificados e as melhores inovações do mercado, fornecendo aos seus parceiros de negócio experiência aprimorada e todas as vantagens que a transformação digital traz.Quer saber mais sobre a solução? Conheça as funcionalidades e diferenciais do Virtual Workspace aqui!

Tags:

Comments are closed