armazenamento de dados na nuvem

O aumento rápido e necessário do trabalho remoto mudou as prioridades das empresas e fez com que o armazenamento de dados na nuvem ganhasse centralidade e urgência na nova realidade dos negócios.

Apesar de amplos benefícios já reconhecidos da solução, como o aumento da segurança, redução de custos, mobilidade, mais eficiência e escalabilidade, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre as especificidades dessa estratégia.

Saiba mais: Como a computação em nuvem facilita o home office

Pensando nisso, esclarecemos algumas dúvidas recorrentes sobre o armazenamento de dados na nuvem a seguir. Confira!

8 respostas sobre o armazenamento de dados na nuvem

A primeira explicação que pode ser necessária é o que é o armazenamento de dados na nuvem. Trata-se de uma solução na qual é possível alocar os dados da empresa, aplicações e serviços em servidores externos de uma parceira especializada.

Com isso, em vez de um servidor local na empresa, todas as informações ficam disponíveis online e em um data center seguro.

Veja também: Infraestrutura em nuvem: os principais cuidados com os serviços em nuvem

Após entender o que é a solução, conheça melhor algumas dúvidas – e respostas – comuns dos gestores que vão desde a implantação até o funcionamento desse recurso.

1. Como é feita a alocação de recursos?

Uma das vantagens do armazenamento de dados na nuvem é que a alocação de recursos depende da necessidade da empresa, sendo totalmente personalizável.

Dessa forma, uma capacidade de armazenamento não utilizada pode ser direcionada a outro cliente para evitar a ociosidade e garantir um aproveitamento total da infraestrutura.

2. A infraestrutura é flexível e sob demanda?

Como visto anteriormente, sim! Os gestores podem negociar a capacidade de armazenamento e infraestrutura referente a ela de acordo com as necessidades.

Com isso, caso a empresa amplie sua atuação, a solução de armazenamento de dados na nuvem é escalável, viabilizando uma expansão progressiva conforme a demanda da companhia e maiores investimentos em inovação tecnológica.

3. A solução é realmente confiável e segura?

Um dos principais diferenciais das soluções em nuvem é a alta confiabilidade e segurança, pois conta com camadas de proteção extras que não são comuns em servidores locais.

Essa estratégia de segurança robusta garante maior proteção contra ciberataques e minimiza, até mesmo, as chances de mau uso dos colaboradores, devido à configuração personalizada das permissões de acesso.

Saiba ainda: Como atender às necessidades das empresas com o melhor armazenamento em nuvem

4. Qual o tempo de implantação?

Por ser uma solução que demanda toda a migração dos dados e soluções da empresa, muitos gestores acreditam que a implantação é lenta, sendo inviável para um momento de crise e necessidade de respostas rápidas.

No entanto, por ser online e muitos dos processos serem remotos, a empresa pode ter a solução funcionando em pouco tempo.

5. Como funciona o gerenciamento de informações?

O gerenciamento da solução é mais simples do que muitos gestores acreditam, porque esses processos são realizados remotamente e todos os acessos, permissões e aplicações são configurados remotamente.

Dessa forma, em vez de precisar configurar máquina por máquina, por exemplo, uma atualização já é automática para todos os usuários permitidos.

6. Como é o compartilhamento?

Em geral, quando os arquivos são armazenados no computador do usuário e compartilhados por e-mail, cada nova versão precisa ser enviada a todos os interessados, fragmentando e dificultando o controle e a centralização das informações.

Com o armazenamento de dados na nuvem, os arquivos têm versões online que podem ser editadas de forma colaborativa, além de salvar cada versão.

Essa solução facilita o compartilhamento e incentiva o trabalho conjunto da equipe, mas não reduz a segurança, pois os arquivos só ficam disponíveis aos usuários previamente autorizados.

Veja mais: Como aumentar a produtividade com a gestão integrada de soluções em nuvem?

7. Quais são os custos da solução?

Entre as vantagens desse tipo de armazenamento, estão os custos para implementação e manutenção da solução.

Afinal, a empresa só paga o que usar. Além disso, não precisa manter uma infraestrutura interna que exigiria sala refrigerada, atualização periódica de software e hardware e deixaria todas as informações da empresa vulneráveis a eventos físicos, como enchentes ou mesmo roubos.

8. Como implementar a solução em nuvem?

O primeiro passo para adotar o armazenamento de dados na nuvem é escolher uma empresa parceira especializada e confiável, pois ela será responsável pelo planejamento, etapas da migração e também gerenciamento e assistência posterior.

A add it Cloud Solutions tem mais de 20 anos de experiência em soluções na nuvem e conta com opções personalizadas para melhor atender às necessidades da empresa.

Leia ainda: 5 previsões para o crescimento da computação em nuvem e da nuvem privada

Além disso, a assistência técnica opera 24x7x365 com uma estratégia de segurança proativa para monitorar e identificar ameaças.

Com essa experiência, a add it Cloud Solutions garante um armazenamento de dados na nuvem seguro, eficiente, prático e personalizável com nosso drive online. Saiba mais aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *