segurança digital nas empresas

A segurança digital nas empresas é um assunto cada vez mais discutido, especialmente em um cenário em que os ataques cibernéticos estão mais sofisticados e o crescimento do home office abriu novas vulnerabilidades na operação.

Segundo a Kaspersky, os colaboradores remotos superestimam seus conhecimentos a respeito da cibersegurança e isso causa graves gargalos na operação, levando 90% desses funcionários a cometerem graves erros.

Por outro lado, a ausência de suporte por parte das empresas também é um problema. De acordo com uma pesquisa divulgada pela InfoMoney, cerca de 58% dos colaboradores brasileiros não receberam as devidas orientações de segurança para trabalhar home office.

Todo esse aspecto se torna ainda mais delicado se pensarmos que a cibersegurança é um problema recorrente mesmo antes da pandemia. 

Para se ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos, antes da pandemia, o FBI já havia registrado um prejuízo de 3,5 bilhões de dólares em ataques cibernéticos.

Diante disso, fortalecer a segurança digital nas empresas no trabalho remoto é uma obrigatoriedade de organizações que desejam não apenas proteger os negócios, mas também apoiar os colaboradores e preservar as informações dos clientes.

Com o objetivo de te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo e elencamos algumas boas práticas que podem ser adotadas na sua operação. Continue com a sua leitura e saiba mais.

Leia mais: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Como fortalecer a segurança digital nas empresas no home office?

Dentre as principais ações para fortalecer a segurança digital nas empresas, podemos destacar:

Invista em um software antivírus

Um dos primeiros passos a serem adotados pela sua empresa é a contratação de um software antivírus apropriado e abrangente, que comporte as necessidades da sua operação interna e todos os colaboradores remotos.

Sem um bom sistema, dificilmente você conseguirá monitorar as atividades na rede e impedir que brechas na segurança sejam abertas.

Portanto, verifique a experiência e referências da empresa provedora antes de solicitar o serviço, como também, certifique-se de que a parceira atende todas as particularidades da sua empresa. 

Leia também: Como escolher o melhor firewall para empresas?

Equipe o time e garanta a conectividade

Outra maneira de fortalecer as medidas de segurança é equipar os colaboradores com base nos sistemas e equipamentos que precisam e, desse modo, garantir a conectividade de todo o time.

Mesmo no home office, os funcionários precisam acessar documentos, softwares e informações que sejam de extrema sensibilidade para as organizações.

Por essa razão, já cuidar da instalação e monitoramento desses sistemas evita que esses processos sejam feitos de maneira errada e asseguram melhor desempenho, além de inibir brechas.

Providencie a autenticação em duas etapas

Logins e senhas são sempre um problema para as organizações, isso porque informações muito óbvias abrem espaços para roubos de dados.

Nesse sentido, não apenas cuide para definir senhas fortes (que contenham números, letras maiúsculas e caracteres especiais), como também implemente a autenticação em duas etapas, que peça outro tipo de informação para liberar o acesso do usuário. 

Promova uma cultura de segurança cibernética

Por fim, de nada adianta possuir um planejamento robusto se este não for repassado à equipe. Portanto, tenha um plano de comunicação e treinamento aprimorado, com o objetivo de informar a todos a respeito dessas boas práticas.

Além disso, adote uma cultura empresarial focada em segurança cibernética, em que todos os colaboradores são pessoalmente responsáveis e envolvidos na proteção dos dados da organização.

Leia mais: Armazenamento em nuvem para empresas: como garantir segurança cibernética?

Conheça a add it Cloud Solutions!

Para implementar práticas de segurança digital nas empresas de maneira acertada, é fundamental contar com parceiros de negócios experientes, como a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, fornecemos aos nossos clientes serviços completos e inovadores de Segurança Cibernética e Infraestrutura em Nuvem.

Na prática, auxiliamos em todos os processos de planejamento, implementação e monitoramento dessas soluções, garantindo não apenas preservação de dados e inibindo ataques cibernéticos, mas promovendo ganhos também com redução de custos e aumento da eficiência da operação.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos representantes

Tags:

Comments are closed