migração para a nuvem

Sabemos que o mercado mudou e, consequentemente, as empresas precisam implementar profundas disrupções para se manterem competitivas em meio à onda atual de transformação digital. Nesse cenário, a migração para a nuvem tem ganhado força para trazer a inovação, flexibilidade e disponibilidade que as instituições precisam.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Infosys Cloud Radar Report 2021, 40% das organizações entrevistadas desejam migrar metade dos seus sistemas para a nuvem até 2022. Além disso, esse estudo nos revela que a adoção do cloud computing pode trazer cerca de US$ 414 bilhões anuais de lucro às empresas.

Embora as soluções em nuvem estejam em alta, muitos gestores têm dificuldades de identificar a hora certa de realizar essa migração. Para te ajudar nesse processo, separamos abaixo 5 sinais que indicam a necessidade de implementar essa solução. Confira!

Veja também: 4 mitos que contam sobre o servidor em nuvem

5 sinais que chegou a hora da sua empresa recorrer à migração para a nuvem

Dentre os principais sinais que mostram que chegou a hora de recorrer à migração para a nuvem são:

1. Seus concorrentes já migraram ou estão migrando para a nuvem

Estudar o que a concorrência está fazendo é uma das bases de qualquer negócio. Essa iniciativa ajuda a entender o mercado, assim como implementar ações que sempre te deixarão à frente de outras empresas do seu ramo de atuação, especialmente em relação às tecnologias utilizadas.

Nesse sentido, caso os seus concorrentes já tenham adotado as soluções em nuvem, é uma boa opção começar o seu processo de migração com o objetivo de maximizar a competitividade empresarial e minimizar os riscos de que a sua organização “fique para trás”.

2. Não consegue garantir a segurança de dados no seu servidor físico

Outro ponto que pode indicar a necessidade de uma migração para a nuvem é a dificuldade em manter a segurança de dados com a sua infraestrutura tecnológica atual. 

Geralmente, os servidores físicos são mais complexos e exigem um esforço completamente direcionado para que os padrões mínimos de segurança sejam atingidos e, ainda assim, é bastante desafiador monitorar constantemente a rede e garantir os níveis de acessos necessários.

Se essa é uma dificuldade que a sua empresa enfrenta, chegou a hora de adotar uma infraestrutura em nuvem. 

Essas soluções possuem robustas ferramentas de segurança, assim como configuração por níveis de acesso, o que minimiza os riscos de que pessoas não autorizadas visualizem as informações do seu negócio ou, até mesmo, de que ocorram vazamentos de dados.

3. Sua empresa gasta muito com infraestrutura

Infraestruturas tecnológicas internas tendem a demandar por enormes investimentos para sustentação de toda a rede, softwares, licenças e hardwares. Esse cenário, por sua vez, pode comprometer toda a saúde financeira da organização.

Por isso, o ideal para manter a previsibilidade de gastos e garantir investimentos mais transparentes é optar pela migração para a nuvem. A adoção dessa solução é feita por meio de assinaturas mensais e, quando contratada com provedores orçados em reais, não existem surpresas com variações cambiais.

Leia também: Por que você deveria contratar uma nuvem privada sem variação cambial?

4. Não existe um plano de recuperação de desastres

Sabemos que acidentes e paradas podem acontecer, tanto por questões internas, quanto externas. Independentemente de qual seja o caso, a sua organização precisa estar preparada para lidar com a situação o mais rápido possível e reduzir o tempo de parada da operação.

Para isso, porém, é necessário possuir um plano de recuperação de desastres robusto. Se a sua empresa não possui esse planejamento, é um sinal de que a migração para a nuvem pode ajudar na alta disponibilidade da sua infraestrutura. 

Durante a adoção dessa solução, o parceiro provedor já elabora um planejamento específico para o seu negócio, o que garante segurança e minimiza os riscos de paradas que afetem toda a produtividade e eficiência da sua empresa.

5. As tecnologias atuais não apresentam flexibilidade e escalabilidade

Por fim, se a sua atual infraestrutura não apresenta mais flexibilidade e escalabilidade, corra e faça a migração para a nuvem. O mundo atual não permite mais infraestruturas estáticas, é preciso ser dinâmico e dispor de uma rede tecnológica que se adapte às necessidades do seu negócio e às constantes mudanças do próprio mercado.

As soluções em nuvem fornecem à sua empresa uma infraestrutura completamente dedicada e configurável de acordo com as suas demandas. Com isso, é possível customizar totalmente a solução, assim como alterar o pacote contratado, acessos ou outras informações sempre que necessário.

Conte com a add it Cloud Solutions!

Quer realizar a migração para a nuvem? Então, o primeiro passo é contar com um parceiro de confiança e experiência no mercado, como a add it Cloud Solutions!

Temos mais de 20 anos de vivência no setor e oferecemos aos nossos clientes soluções completas de cloud computing, infraestrutura de TI e segurança cibernética.

Contando com profissionais técnicos preparados, auxiliamos a sua empresa em todos os processos de migração, desde o planejamento até a sustentação das soluções, garantindo suporte aprimorado, qualidade e eficiência.

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e conte conosco!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!