CPD

O centro de processamento de dados (CPD), também chamado de data center, consiste em um departamento onde estão os sistemas computacionais de uma organização, incluindo os programas de armazenamento, ERP, entre outros.

Em geral, esses locais são projetados para oferecer alta segurança, além de capacidade para abrigar centenas ou até milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados. Por esse motivo, grandes organizações e empresas costumam ter um espaço reservado para o CPD.

Mas, hoje em dia, vale mais a pena ter um CPD ou adotar soluções em nuvem? O artigo de hoje vai mostrar um pouco mais sobre essas tecnologias e te ajudar a escolher a melhor delas para a sua empresa. Acompanhe mais!

Você pode se interessar: Modelos de implantação de computação em nuvem: saiba quais são os principais

Como funciona um CPD?

Tendo em vista que o CPD depende de uma estrutura física, é preciso muito planejamento antes de investir em um centro de processamento de dados completo. Por isso, algumas coisas que você deve considerar são:

Infraestrutura

Normalmente, recomenda-se que o local usado para abrigar um CPD tenha, no mínimo, 3m x 3m. Isso garante que os técnicos possam se movimentar no ambiente sem esbarrar em nenhum equipamento, mesmo que exista apenas um rack na sala. Além disso, a sala deve permanecer fechada e com controle de acesso, por crachás, ou biometria, para evitar acesso de pessoas não autorizadas e por último mas não menos importante, a sala deve estar climatizada com temperatura e humidade ideias para a vida útil dos equipamentos.

Energia elétrica

O CPD deve ter dois circuitos elétricos independentes, para evitar a sobrecarga de um único sistema. Outro ponto importante é a instalação de um nobreak, que irá garantir o funcionamento dos equipamentos, mesmo em casos de queda de energia.

Internet

Pode parecer óbvio, mas o CPD precisa de conexão com a internet. Procure ter sempre 2 ou mais links no ambiente, de preferência com operadoras diferentes e certifique-se que a provedora de rede consiga instalar o cabo até o modem.

Veja também: Transformação digital: por que sua implementação deve ser de dentro para fora

CPD x soluções em nuvem: qual o melhor?

A verdade é que tanto o CPD quanto as soluções em nuvem são tecnologias viáveis para as organizações. No entanto, a escolha de uma delas irá depender diretamente das necessidades de performance, armazenamento e capacidade da sua empresa.

Afinal de contas, o CPD depende de um espaço físico seguro, incluindo equipamentos contra incêndio, acesso controlado de pessoas (por biometria ou senha), entre outros itens que demandam um custo por parte da empr

Além disso, o CPD deve ter uma temperatura controlada do ambiente, já que ele abriga muitos sistemas tecnológicos, que demandam resfriamento. 

Sendo assim, se a sua organização não tem uma estrutura física adequada para um CPD, o mais indicado é que você opte por uma solução em nuvem, que dispensa todos esses atributos físicos e seus respectivos gerenciamentos, oferecendo armazenamento digital dos dados.

Outro ponto que justifica a adoção da nuvem, sem dúvidas, é o custo. Por necessitar dessa infraestrutura completa, o CPD também precisa de um investimento expressivo, assim como uma equipe alocada que fica responsável pelo controle e manutenção desses maquinários.

Por outro lado, com as soluções em nuvem, a sua empresa tem acesso a uma infraestrutura robusta por valores bastante acessíveis e todo o suporte fica a cargo do provedor parceiro. Com isso, a redução de custos é um benefício garantido.

Saiba mais: Como colocar em prática um projeto de migração para nuvem? Confira algumas dicas!

Conte com a add it para soluções em nuvem!

Se você está procurando soluções em nuvem para a sua empresa, precisa conhecer os modelos de implantação da add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de experiência na área, nós oferecemos uma estrutura completa de programas de armazenamento online, totalmente seguros, além de suporte 24×7 e capacidade técnica diferenciada.

Ou seja, com a add it, você não precisa despender grandes investimentos em um CPD, pois terá todo o suporte com as nossas soluções em nuvem. Envie uma mensagem e conheça mais sobre os serviços exclusivos de computação e armazenamento!

 

Tags:

Comments are closed

Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!