projeto de migração para nuvem

Ter um projeto de migração para nuvem é algo cada vez mais comum no cenário atual das empresas, com muitas fazendo essa mudança e se desenvolvendo digitalmente em suas operações.

A infraestrutura em nuvem consiste em uma série de servidores virtualizados, que estão conectados entre si e operam de maneira conjunta, sendo hospedada em diversos modos de informação, permitindo que você as use de qualquer lugar.

Existem muitos benefícios junto desta tecnologia para as empresas, como a facilidade no seu acesso, custos reduzidos, maior segurança nos seus dados, facilidade de realizar backups, etc.

A seguir, te contamos como realizar a sua migração para a nuvem, de uma forma bem tranquila e simples.

Passo 1: Análise e estudos

Para criar um projeto de migração para nuvem, antes de qualquer coisa, é preciso analisar, estudar e avaliar quais são as reais necessidades que o seu empreendimento tem neste momento, assim como onde ele quer chegar.

Com os objetivos devidamente traçados, é mais simples entender qual estrutura você vai precisar. Para isso, envolva toda a sua equipe, gestores e líderes, para que a resposta seja a melhor e mais abrangente possível.

Passo 2: O que irá para a nuvem

Independentemente do tamanho da sua empresa e das suas expectativas de crescimento, agora é necessário saber o que tem de ir para o mundo online e o que ainda pode ser mantido no offline.

Considere todos os aplicativos, banco de dados, informações relevantes, softwares, hardwares, etc.

Leia também: Como a computação em nuvem auxilia na redução de custos operacionais

Passo 3: Tipo de nuvem desejado

Existem três tipos de nuvem disponíveis no mercado, cada uma com as suas próprias especificações e características. São elas:

Nuvem Privada: é quando uma determinada infraestrutura se dedica exclusivamente à sua empresa;

– Nuvem Pública: uma mesma estrutura compartilhada entre muitas empresas distintas;

– Nuvem Híbrida: uma mistura das duas citadas anteriormente.

Passo 4: Escolha do provedor

O ideal é ter uma empresa de sua confiança, que você possa contar como provedora da solução para o seu projeto de migração para nuvem. Para escolher, tenha em mente que ela tem de ter:

– Credibilidade;

– Equipe qualificada e especializada;

– Soluções inovadoras;

– Suporte técnico para eventuais problemas e dúvidas.

Veja também: Por que investir em infraestrutura em nuvem agora?

Passo 5: Início efetivo da migração

Após todo este planejamento, detalhamento e escolha de um provedor, chegou o momento de colocar o seu projeto de migração para nuvem em prática, através de um cronograma construído ao lado da empresa parceira.

Ele pode ser realizado de uma só vez, ou também pode ser feito aos poucos, sendo esta a opção mais indicada, ainda mais se estamos falando de muitos dados e informações valiosos precisando ser transferidos e salvos.

Identifique o começo e o fim de cada etapa, veja os colaboradores responsáveis por cada fase, quais os conteúdos a serem migrados, quem fará o monitoramento e, por fim, estabeleça os prazos para a sua conclusão.

Conheça a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é a parceira ideal para o seu projeto de migração para nuvem. Nós cuidamos da sua infraestrutura e da sua jornada, até a conclusão de todo o processo.

Além disso, realizamos a gestão dos seus dados, com um monitoramento 24×7 e estamos sempre cuidando para que os seus sistemas estejam sempre disponíveis.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!