governança corporativa e compliance

A governança corporativa e compliance são assuntos muito atuais e cada vez mais relevantes no mundo em que vivemos.

De acordo com um relatório publicado em uma parceria da TIVIT com o com o IDC — International Data Corporation — Cybersecurity e Governança em Ambientes Híbridos, mais de 59% das empresas da América Latina consideram a cibersegurança uma de suas prioridades.

Ainda de acordo com esta apresentação, apenas no ano de 2020, os cibercriminosos geraram cerca de US$1 trilhão de prejuízos ao redor do mundo, o que só reforça a ideia de que governança e compliance são necessários.

Leia também: Conheça os desafios da segurança de dados e como superá-los

O que é governança corporativa e compliance?

A governança corporativa consiste em um conjunto de práticas, com o intuito de criar e estabelecer uma imagem sólida e de credibilidade para a empresa, tanto entre o seu alto escalão, quanto nos órgãos de fiscalização responsáveis.

O compliance vem da palavra inglesa “comply”, que quer dizer algo como “agir de acordo com as regras”. Ou seja, quando aplicado para o mundo dos negócios, essa ideia significa se alinhar a certas normas, códigos de conduta, auditorias, etc.

Portanto, podemos concluir que a governança corporativa e compliance são formas de reforçar os valores de um empreendimento, garantindo que ninguém saia prejudicado.

5 erros que afetam a governança corporativa e compliance

Uma boa política de compliance e governança corporativa precisa ser bem estruturada, para que ela impacte a sua marca de uma forma positiva.

A seguir, vamos te contar cinco falhas que não podem acontecer de jeito nenhum, quando você for aplicar as ideias de governança corporativa e compliance.

Veja também: 5 motivos para adotar um serviço de firewall

Falta de transparência

Se a credibilidade é um dos principais pontos destes conceitos, ser transparente é muito importante para que a empresa não se veja em uma situação de eventuais escândalos fiscais.

Não é necessário revelar informações valiosas e sigilosas, mas alguma clareza é preciso ter.

Lembre-se que a empresa deve sempre seguir as regras do jogo, e ser transparente mostra a todos que você está fazendo isso.

Falta de um Código de Conduta

Ao olharmos para grandes organizações, estamos lidando com acionistas, diretores, gestores e todos os envolvidos nas decisões importantes dela.

Com tantas pessoas diferentes, com opiniões e criações distintas, ter um Código de Conduta se faz necessário, já que ele é quem vai estabelecer os limites e ditar as regras internas.

Pouca fiscalização interna/externa

Para uma boa governança corporativa e compliance, é preciso contar com uma boa fiscalização. É aqui que vai acontecer o monitoramento do cumprimento de cada elemento importante, que vai conversar diretamente com a transparência citada anteriormente.

É aqui que o compliance é mais ativo, já que ele vai fazer com que todos ajam de acordo com a lei, fazendo com que a governança corporativa seja mais efetiva, dando resultados melhores com o tempo.

Falta de meritocracia

Algo importante e que garante que os interesses do negócio estão acima dos pessoais, é a meritocracia, ou seja, ter uma gestão orientada por boas práticas, sem troca de favores.

Portanto, todos devem subir de cargo por mérito próprio, não por ser parente ou por ter algo que vai beneficiar alguém em especial. Um erro como este pode resultar em falhas graves, principalmente em cargos de tomada de decisão, que possam prejudicar a empresa.

Não possuir uma empresa de segurança da informação

Contar com o apoio de uma empresa de confiança, capaz de garantir a segurança dos seus dados e informações é muito importante, e negligenciar isso poderá custar muito caro.

O uso de governança corporativa e compliance, junto das ferramentas certas, fará da sua marca mais competitiva e eficiente, ganhando agilidade nas manobras dentro do mercado.

Leia também: Home office: como fortalecer a segurança digital nas empresas?

Conheça a add it

A add it Cloud Solutions possui 20 anos de experiência com tecnologia da informação, sempre trabalhando para que você tome as melhores decisões para o mercado.

Nós podemos te ajudar a aplicar a governança corporativa e compliance em sua empresa, contribuindo com várias soluções que vão deixar a sua empresa à frente dos seus concorrentes.

Acesse agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!