governança corporativa

A governança corporativa consiste em um conjunto de processos, comportamentos e normas que orientam a maneira como uma organização, empresa ou instituição é administrada.

Embora essa definição pareça, aparentemente, simples, o conceito é bastante complexo, visto que envolve muitas etapas, indo muito além de registrar e documentar procedimentos.

No artigo de hoje, conheça mais sobre a governança corporativa, o que é, os principais benefícios dessa estratégia e como as ferramentas tecnológicas podem otimizar a gestão e organização desses processos. Acompanhe a leitura!

Veja também: Como aumentar a credibilidade da sua empresa utilizando estratégias de segurança digital?

Mas, afinal, o que é governança corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o conceito de “governança corporativa” pode ser definido como um sistema pelo qual as empresas, bem como outras organizações, são dirigidas, monitoradas e incentivadas em seus processos, envolvendo as pessoas (sócios, conselheiros, diretoria, órgãos de fiscalização, entre outros).

Ou seja, a governança corporativa é vista em um conjunto de práticas para fortalecer a organização e alinhar os interesses do negócio. Dessa forma, ela oferece as diretrizes necessárias para o sucesso das empresas.

Qual a importância da governança corporativa?

Mais do que compartilhar insights relevantes para o encaminhamento dos processos empresariais, a governança corporativa também contribui com muitas outras questões para o sucesso dos negócios. Como exemplo, temos:

  • A diminuição dos escândalos e conflitos entre pessoas envolvidas;
  • O aumento da valorização da empresa;
  • A melhora da imagem empresarial entre os colaboradores;
  • A atração de investidores interessados;
  • A melhor visão de marca no mercado.

Por essa razão, muitos gestores buscam aprimorar a estratégia de governança corporativa, ao lado de iniciativas que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho, a comunicação mais objetiva e transparente, além do cumprimento de normas de fiscalização.

Como a tecnologia pode otimizar a governança corporativa?

A estratégia de governança corporativa busca tornar a relação entre os acionistas e a administração da organização mais sólida, por meio de uma gestão corporativa clara e eficiente. 

Nesse sentido, as tecnologias podem contribuir muito com essas ações, visto que elas otimizam processos, diminuem erros e retrabalhos.

Como exemplo, temos a adoção de softwares de gestão em nuvem, que contribuem com maior controle da informação, centralizando os arquivos e disponibilizando acesso em qualquer local com internet, desde que por um usuário devidamente autorizado. 

Isso facilita a colaboração entre os funcionários, além de uma análise mais rápida e precisa, para uma tomada de decisões assertiva.

Além da tecnologia cloud computing, outras ferramentas podem ser implementadas nas organizações para melhorar o método de governança corporativa, como a IoT (Internet das Coisas) e a automação de processos com ferramentas de comunicação.

Inclusive, os artifícios tecnológicos fazem parte da iniciativa ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, na tradução), sendo um dos pilares para as empresas sustentáveis e inovadoras.

Você pode se interessar: Como a tecnologia em nuvem auxilia nas práticas de ESG?

Conte com a add it Cloud Solutions para a sua governança corporativa

A add it Cloud Solutions é especializada no desenvolvimento de infraestruturas na nuvem altamente tecnológicas para as mais diversas organizações. 

Desse modo, você pode ter acesso a uma inovação de ponta para melhorar a governança corporativa da sua empresa, assim como eficiência, produtividade e segurança cibernética.

Dentre nossas principais soluções estão:

  • PC na nuvem;
  • Nuvem Híbrida e Privada;
  • Backup Cloud;
  • PABX Cloud.

Conheça mais sobre nossas soluções personalizadas para governança corporativa! Envie agora mesmo uma mensagem e saiba mais.

Tags:

Comments are closed