nuvem privada

A expansão e a evolução dos recursos tecnológicos facilitou as operações do dia a dia, mas, ao mesmo tempo, a implementação não-planejada de muitas ferramentas ocasionou a falta de segurança. É por conta disso, que o uso da nuvem privada tornou-se imprescindível para as instituições que desejam proteger seus dados e informações.

Para termos uma ideia, a área do varejo, junto com a de educação, enfrentou o nível mais alto de ataques de ransomware em 2020, com 44% das organizações atingidas (em comparação com 37% em todos os setores da indústria), de acordo com a Sophos.

Segundo uma pesquisa do RiskA, em 2019, a cada minuto, cerca de US$ 2.900,000 são perdidos para o crime cibernético, ocasionando um gasto de US$ 25,00 por minuto para as empresas, diante das violações de segurança. Fora que, se você não sabe que está sendo monitorado, os danos podem ser 10 vezes maiores, em termos financeiros.

Por isso, mesmo com uma nuvem privada, é necessário investir em segurança para a proteção dos seus arquivos. No post de hoje, vamos mostrar como a add it pode te ajudar nesse sentido e minimizar os riscos de ataques cibernéticos.

Leia mais: Como aumentar a credibilidade da sua empresa utilizando estratégias de segurança digital?

O que são ataques cibernéticos e quais seus impactos?

Os ataques cibernéticos, ou cibercrimes, são invasões a sistemas, computadores, aplicativos ou programas, com o objetivo de destruir as redes. Essas ações são ilegais e, em geral, são realizadas pelos hackers, com objetivo de roubar identidades, expor informações, realizar sequestros virtuais, entre outros crimes.

Uma característica dos ataques cibernéticos é que eles são silenciosos e, por conta disso, ainda mais perigosos. Afinal de contas, o seu sistema pode já ter sido invadido, sem ao menos você perceber.

Há vários tipos de cibercrimes, sendo os principais:

  • Spoofing: falsificação do IP e da comunicação em rede da empresa;
  • Ataque DoS: sobrecarga de atividades no servidor;
  • DMA: ataque à memória dos equipamentos;
  • Decoy: armazenamento e roubo de informações;
  • Ransomware: sequestro de dados, com bloqueio de acesso aos arquivos do servidor atacado;
  • Phishing: normalmente feito por e-mails, em que os hackers criam páginas falsas para o roubo de dados e exposição de informações sigilosas;
  • Backdoor: modificação e, por vezes, exclusão de arquivos.

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e a intensificação dos sistemas automatizados online, os ataques cibernéticos tornaram-se mais frequentes. Por esse motivo, aumentar a segurança da nuvem privada e dos demais sistemas das organizações é algo imprescindível.

Veja aqui: Garanta mais segurança e produtividade com um servidor em nuvem para pequenas empresas

Como proteger a nuvem privada de ataques cibernéticos?

A proteção da nuvem privada e demais sistemas da sua organização pode ser garantida com a implementação de tecnologias de segurança de dados, além de algumas ações na própria empresa. Dessa forma, algumas orientações são:

Instrua os colaboradores

Visto que muitas pessoas estão trabalhando em home office, é necessário que os colaboradores da empresa saibam como se proteger de ataques virtuais.

Por esse motivo, vale a pena investir em orientações e treinamentos, já que muitas pessoas utilizam a internet inocentemente, sem desconfiar de invasões.

Acompanhe as atualizações dos sistemas

As atualizações de softwares indicam um aprimoramento dos programas, especialmente na questão da segurança.

Sendo assim, vale acompanhá-las e fazê-las sempre que necessário, para que o sistema fique menos suscetível aos cibercrimes.

Faça backups frequentes

Os backups são fundamentais para a proteção dos dados. Eles devem ser feitos com frequência, como parte da rotina dos colaboradores.

Com as ferramentas certas, é possível programar backups periódicos, automatizando o trabalho do time de TI, minimizando erros e garantindo total eficiência. 

Conte com a add it

A add it Cloud Solutions tem soluções personalizadas para garantir a segurança da sua nuvem privada. Oferecemos o serviço de Disaster Recovery, em que elaboramos um plano de contingência robusto para a segurança do seu negócio.

Com suporte 24x7x365, garantimos acesso a uma rede totalmente escalável e criptografada, com alta disponibilidade, minimizando os riscos de que seus sistemas fiquem fora do ar ou dados se percam. 

Se você quer aprimorar a proteção dos dados da sua empresa, envie uma mensagem para a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços!

Tags:

Comments are closed

Assine nossa newsletter