inovação nas empresas

A inovação nas empresas está ligada à necessidade de criar novos caminhos ou estratégias diferentes para, assim, atingir certos objetivos. Inovar é criar ideias, processos, ferramentas ou serviços.

É um caminho de invenção, adaptação, mudança e evolução da atual tecnologia, que melhora e facilita a vida ou o trabalho das pessoas.

A novidade é muito importante, pois é uma maneira de ajudar empresas a se destacarem entre a concorrência. Uma boa gestão da inovação nas empresas vai trazer benefícios consideráveis se for bem estruturada.

Por isso, é necessário que um negócio se reinvente e inove para melhorar os seus resultados.

De acordo com uma pesquisa feita pela Samba Digital, 76,2% das empresas implementaram planos de transformação digital nos últimos anos, visando a inovação interna.

Segundo o levantamento, 1,9% das empresas não têm nenhum plano de digitalização do negócio, enquanto 12,4% das companhias estão no meio termo, com intenções de desenvolver uma estratégia, porém ainda sem planejamento. 

Você pode se interessar: Principais serviços de infraestrutura de TI para digitalizar a sua empresa

Obstáculos para inovação de empresas

Criar um grande plano de inovação pode ser bastante desafiador. Pensando nisso, trouxemos alguns pontos de atenção, que podem atrasar os processos de inovação nas empresas, como:

Resistência interna 

As forças de mudar a cultura organizacional esbarram ou até mesmo colidem com alguma forma de resistência humana. Ela ocorre em todos os níveis organizacionais, desde os colaboradores nas operações, gerentes e até mesmo em cargos mais altos como os de diretores e presidentes. 

Cultura organizacional

A cultura da organização é composta por muitos valores, crenças e ações que definem a forma como o empreendimento conduz o seu negócio. A cultura da empresa funcionará como um guia comportamental para os funcionários. E não é apenas relacionada à conduta deles, mas também a forma que as estratégias e os seus clientes são conduzidos.

Leia também: 4 desafios do trabalho híbrido e como superá-los 

Mobilização de recursos

Quanto à mobilização de recursos, o principal objetivo é otimizar aqueles que já existem. Ao começar seu programa de captação, lembre-se de debater internamente com os líderes da organização, qual será a política em relação a esse setor e como eles serão geridos.

Uma dica é realizar essa movimentação por meio de parcerias com centros e institutos de pesquisas e universidades, por exemplo. Congressos, feiras, palestras e artigos são alternativas que o empresário pode usar para acessar e realizar uma busca por novidades. 

Escolha de novas tecnologias

O estímulo à mudança deve ser constante e exige comprometimento da alta gestão, uma vez que existem várias possibilidades com as quais os gestores podem acessar o conhecimento necessário para implementar a inovação nas empresas.

Esse é um grande passo para as empresas que conseguem fazer soluções diferenciadas e que vão trazer novas experiências para os clientes. Quando bem-sucedido, o projeto contribui para que a organização se torne cada vez mais competitiva e alcance resultados cada vez mais satisfatórios.

Leia também: O que esperar do futuro pós-pandemia no âmbito tecnológico?

Conheça a add it!

Quer implementar a inovação tecnológica na sua empresa? A add it é a empresa certa para trazer transformação para o seu negócio. 

Conte com o nosso time de especialistas! Realizamos um planejamento completo de acordo com a sua necessidade, garantindo projetos totalmente personalizados, ajudando na inovação nas empresas e apresentando soluções e vantagens. Você pode ter acesso às soluções Cloud, inteligência em TI, Gestão de segurança e conectividade, entre outras tecnologias.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter