A transformação digital nas empresas tem se tornado um fenômeno cada vez mais recente. Isso porque, diversos estudos já comprovaram que investir em tecnologia gera bons resultados para o negócio.
Nesse sentido, uma das pesquisas que podemos destacar é a realizada pela McKinsey, cujo levantamento constatou que as empresas brasileiras que possuem certa maturidade digital, alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas.
Globalmente, o número é ainda maior. De acordo com os mesmos dados, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que as demais empresas.
Mas se ainda restam dúvidas sobre o que é a transformação digital nas empresas, quais são os benefícios e como implementá-la, acompanhe o artigo até o final que nós sanaremos todos esses questionamentos.
O que é transformação digital e quais são seus benefícios para as empresas?
De forma simples e direta, realizar a transformação digital nas empresas consiste em reestruturar os processos de maneira que a tecnologia seja o elemento principal.
O objetivo principal dessa mudança é automatizar tarefas repetitivas, implementar a coleta e análise de dados e agilizar as atividades, para que haja um ganho significativo em produtividade e desempenho.
Além disso, seu negócio ganha mais competitividade no mercado de trabalho, já que a transformação não se limita apenas a parte interna, como também impacta os clientes de forma positiva.
Também é importante ressaltar que essa transformação não se limita apenas à área de TI. O mindset da empresa inteira é alterado para que se possa alcançar uma maior eficiência operacional.
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As 4 bases da transformação digital nas empresas
Para que a transformação digital nas empresas seja bem sucedida, existem 4 bases fundamentais que ditam como alguns processos devem ocorrer. Confira a seguir:
Estratégia
Se a empresa tem como objetivo investir mais na digitalização, é necessário que se faça uma reavaliação de sua estratégia corporativa.
Nesse sentido, é preciso que além da ambição que deve ser aguçada, seja possível também enxergar o negócio de forma ampla e mensurar os resultados obtidos referentes às ações tomadas.
Desse modo as mudanças realizadas tornam-se cada vez mais estruturais e gradualmente os canais digitais vão se tornando a linha de frente do negócio.
Do lado oposto, estão as empresas que direcionam o digital apenas para promover melhorias na interface do cliente, o que acaba resultando em iniciativas dispersas, plano de transformação mal definido e inúmeros desafios na implementação das ferramentas.
Portanto, o primeiro passo é elaborar um planejamento bem detalhado, definir quais serão as primeiras medidas a serem tomadas e escolher uma forma de acompanhar e mensurar esses resultados após certo período.
Capacidade
Mas apenas uma estratégia clara não é capaz de realizar a transformação digital nas empresas de forma sólida.
Desse modo, é fundamental que se construa uma base de sustentação para que o plano seja colocado em ação de maneira eficiente.
Nesse sentido, são necessários:
- A criação de uma base de dados sólida e completa;
- Ferramentas que geram insights sobre o negócio e indicadores de desempenho;
- Ferramentas que promovam uma maior eficiência e produtividade;
- Conhecimento sobre toda a jornada e experiência do cliente;
- Utilização de técnicas de marketing digital.
Principalmente por conta da LGPD, é imprescindível que as empresas acelerem a velocidade com que implementam melhorias em sua organização de dados.
Faz-se necessário também atentar-se à quantidade de dados disponíveis e a capacidade atual de processá-los. Pois é preciso atribuir valor a essas informações para que elas possam ser aproveitadas no plano estratégico.
Agilidade
O terceiro fator para que seja possível obter sucesso por meio da transformação digital nas empresas refere-se a agilidade na organização
Neste ponto, é essencial que empresa se atenta para as seguintes questões:
- Se a estrutura digital da empresa favorece uma colaboração eficiente entre os setores;
- Se os KPIs de performance são claros em relação às prioridades estratégicas do digital e se há um monitoramento frequente e contínuo desses indicadores;
- Se a empresa está conseguindo atrair e reter talentos de alto nível digital;
- E se a comunicação entre especialistas de tecnologia e cargos mais altos do negócio está sendo eficiente.
Dessa forma, torna-se mais fácil acompanhar o que está sendo feito e o desempenho dos responsáveis, assim como assegurar a participação dos executivos do negócio.
Cultura
É importante ressaltar que a criação de uma cultura organizacional é um fator fundamental para que a transformação digital nas empresas aconteça de forma contínua.
Sem a mudança cultural, as alterações serão limitadas a apenas um projeto ou algumas ações que não terão resultados impactantes.
Para criar uma cultura sólida na empresa é preciso:
- Realizar testes A/B para que haja constante aprendizado sobre as ferramentas e métodos;
- Promover a colaboração entre os funcionários, para que se desenhe o melhor modo de implementação de uma tecnologia;
- Instalar um ritmo mais ágil para a tomada de decisões e na execução de ações que envolvam iniciativas digitais;
- Capacitar digitalmente os colaboradores;
- Comunicar as conquistas alcançadas com as mudanças frequentemente.
Outro meio de se incentivar a criação de uma cultura de transformação digital é demonstrar como o trabalho será facilitado a partir da implementação de uma ferramenta.
Por exemplo, por meio dos serviços de nuvem da add it Cloud Solutions, você garante mais segurança de dados e otimiza processos. Alguns destaques são:
- Nuvem híbrida e privada: otimiza o compartilhamento de informações e reduz as interrupções operacionais;
- Disaster Recovery: protege os dados da empresa diante de situações imprevisíveis e permite o funcionamento do negócio enquanto a recuperação de informações é realizada;
- PABX Cloud: mantém a empresa sempre conectada e fornece alta performance, além de fornecer uma excelente experiência de usuário aos seus clientes;
- Microsoft Teams e 365: aceleram a transformação digital da sua empresa, pois conectam colaboradores que estejam em espaços físicos diferentes, melhoram a organização dos processos internos e garantem mobilidade e flexibilidade.
Tudo isso com um suporte 24x7x365 e um monitoramento constante, garantindo assim a alta disponibilidade dos servidores.
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