transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas tem se tornado um fenômeno cada vez mais recente. Isso porque, diversos estudos já comprovaram que investir em tecnologia gera bons resultados para o negócio. 

Nesse sentido, uma das pesquisas que podemos destacar é a realizada pela McKinsey, cujo levantamento constatou que as empresas brasileiras que possuem certa maturidade digital, alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas.

Globalmente, o número é ainda maior. De acordo com os mesmos dados, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que as demais empresas.

Mas se ainda restam dúvidas sobre o que é a transformação digital nas empresas, quais são os benefícios e como implementá-la, acompanhe o artigo até o final que nós sanaremos todos esses questionamentos.

O que é transformação digital e quais são seus benefícios para as empresas?

De forma simples e direta, realizar a transformação digital nas empresas consiste em reestruturar os processos de maneira que a tecnologia seja o elemento principal. 

O objetivo principal dessa mudança é automatizar tarefas repetitivas, implementar a coleta e análise de dados e agilizar as atividades, para que haja um ganho significativo em produtividade e desempenho

Além disso, seu negócio ganha mais competitividade no mercado de trabalho, já que a transformação não se limita apenas a parte interna, como também impacta os clientes de forma positiva.

Também é importante ressaltar que essa transformação não se limita apenas à área de TI. O mindset da empresa inteira é alterado para que se possa alcançar uma maior eficiência operacional. 

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As 4 bases da transformação digital nas empresas

Para que a transformação digital nas empresas seja bem sucedida, existem 4 bases fundamentais que ditam como alguns processos devem ocorrer. Confira a seguir:

Estratégia

Se a empresa tem como objetivo investir mais na digitalização, é necessário que se faça uma reavaliação de sua estratégia corporativa

Nesse sentido, é preciso que além da ambição que deve ser aguçada, seja possível também enxergar o negócio de forma ampla e mensurar os resultados obtidos referentes às ações tomadas. 

Desse modo as mudanças realizadas tornam-se cada vez mais estruturais e gradualmente os canais digitais vão se tornando a linha de frente do negócio. 

Do lado oposto, estão as empresas que direcionam o digital apenas para promover melhorias na interface do cliente, o que acaba resultando em iniciativas dispersas, plano de transformação mal definido e inúmeros desafios na implementação das ferramentas. 

Portanto, o primeiro passo é elaborar um planejamento bem detalhado, definir quais serão as primeiras medidas a serem tomadas e escolher uma forma de acompanhar e mensurar esses resultados após certo período.

Capacidade

Mas apenas uma estratégia clara não é capaz de realizar a transformação digital nas empresas de forma sólida. 

Desse modo, é fundamental que se construa uma base de sustentação para que o plano seja colocado em ação de maneira eficiente. 

Nesse sentido, são necessários:

  • A criação de uma base de dados sólida e completa;
  • Ferramentas que geram insights sobre o negócio e indicadores de desempenho;
  • Ferramentas que promovam uma maior eficiência e produtividade;
  • Conhecimento sobre toda a jornada e experiência do cliente;
  • Utilização de técnicas de marketing digital.

Principalmente por conta da LGPD, é imprescindível que as empresas acelerem a velocidade com que implementam melhorias em sua organização de dados. 

Faz-se necessário também atentar-se à quantidade de dados disponíveis e a capacidade atual de processá-los. Pois é preciso atribuir valor a essas informações para que elas possam ser aproveitadas no plano estratégico

Agilidade

O terceiro fator para que seja possível obter sucesso por meio da transformação digital nas empresas refere-se a agilidade na organização

Neste ponto, é essencial que empresa se atenta para as seguintes questões:

  • Se a estrutura digital da empresa favorece uma colaboração eficiente entre os setores;
  • Se os KPIs de performance são claros em relação às prioridades estratégicas do digital e se há um monitoramento frequente e contínuo desses indicadores;
  • Se a empresa está conseguindo atrair e reter talentos de alto nível digital;
  • E se a comunicação entre especialistas de tecnologia e cargos mais altos do negócio está sendo eficiente. 

Dessa forma, torna-se mais fácil acompanhar o que está sendo feito e o desempenho dos responsáveis, assim como assegurar a participação dos executivos do negócio. 

Cultura

É importante ressaltar que a criação de uma cultura organizacional é um fator fundamental para que a transformação digital nas empresas aconteça de forma contínua.

Sem a mudança cultural, as alterações serão limitadas a apenas um projeto ou algumas ações que não terão resultados impactantes. 

Para criar uma cultura sólida na empresa é preciso:

  • Realizar testes A/B para que haja constante aprendizado sobre as ferramentas e métodos;
  • Promover a colaboração entre os funcionários, para que se desenhe o melhor modo de implementação de uma tecnologia;
  • Instalar um ritmo mais ágil para a tomada de decisões e na execução de ações que envolvam iniciativas digitais;
  • Capacitar digitalmente os colaboradores;
  • Comunicar as conquistas alcançadas com as mudanças frequentemente.

Outro meio de se incentivar a criação de uma cultura de transformação digital é demonstrar como o trabalho será facilitado a partir da implementação de uma ferramenta.

Por exemplo, por meio dos serviços de nuvem da add it Cloud Solutions, você garante mais segurança de dados e otimiza processos. Alguns destaques são:

  • Nuvem híbrida e privada: otimiza o compartilhamento de informações e reduz as interrupções operacionais;
  • Disaster Recovery: protege os dados da empresa diante de situações imprevisíveis e permite o funcionamento do negócio enquanto a recuperação de informações é realizada;
  • PABX Cloud: mantém a empresa sempre conectada e fornece alta performance, além de fornecer uma excelente experiência de usuário aos seus clientes;
  • Microsoft Teams e 365: aceleram a transformação digital da sua empresa, pois conectam colaboradores que estejam em espaços físicos diferentes, melhoram a organização dos processos internos e garantem mobilidade e flexibilidade. 

Tudo isso com um suporte 24x7x365 e um monitoramento constante, garantindo assim a alta disponibilidade dos servidores. 

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