transformação digital

A transformação digital é uma tendência no mercado e tem ganhado cada vez mais relevância, principalmente nos cenários de crise econômica e pandemia.

De acordo com o Índice CESAR de Transformação Digital, 23,7% dos respondentes disseram que a inovação é uma prioridade no planejamento estratégico da empresa. 

Por sua vez, 32,46% dos gestores declararam que entendem a importância da transformação digital e estão se preparando para alcançá-la, enquanto 29,27% estão considerando esse processo no plano da empresa. 

Dos líderes que não têm a transformação digital como prioridade, 12,32% reconhecem a importância dessa iniciativa para o sucesso da empresa.

Ou seja, a transformação digital é um objetivo em comum para a grande maioria dos negócios, e mesmo aquelas que não priorizam a implementação de tecnologias nos processos internos, enxergam a iniciativa como primordial para alcançar melhores resultados da organização.

No entanto, existem alguns erros comuns cometidos por empresários que, ao invés de acelerar, podem atrasar a transformação e gerar problemas na operação. Entenda quais são eles!

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5 Principais erros que afetam o processo de transformação digital

Não saber o que a ‘transformação digital’ engloba

Segundo estudo da Wipro Digital, apenas 50% das empresas estão executando com sucesso suas estratégias de transformação digital, apesar dos esforços e investimentos demonstrados.

E isso ocorre porque as organizações não conseguem traduzir o conhecimento teórico sobre o assunto para a prática. 

Para se ter uma ideia, esse mesmo estudo nos revela que 91%  dos executivos acreditam que sua empresa está alinhada com a definição de transformação digital – mas 1 em cada 4 executivos observa que um obstáculo importante para o sucesso em suas estratégias era a falta de alinhamento sobre o que a transformação digital realmente significa. 

A falta de uma estratégia de transformação clara foi citada de forma semelhante por 35% dos executivos como a principal barreira para atingir seu potencial digital total.

A solução para esse problema é elaborar uma estratégia mais robusta, que inclua todos os setores da empresa e evite algumas falhas no caminho, como:

Achar que a transformação digital é apenas um projeto de tecnologia

Apesar de o TI ser fundamental para o processo de transformação digital, ele apenas é uma ferramenta e não o projeto em si. 

O investimento não pode ocorrer somente com o objetivo de se adquirir novas tecnologias, é preciso criar estratégias para que as mudanças realizadas reflitam também no negócio; com mais produtividade e eficiência da operação.

É preciso que o empreendedor foque em tecnologias que melhorem a experiência do usuário e agreguem na jornada de compra do cliente.

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Não alinhar o TI com outras áreas da empresa

Por se tratar de setores diferentes, é normal que a comunicação não seja 100% clara na maioria das vezes. 

Alguns termos podem significar coisas distintas devido às visões de cada um sobre um problema, o que pode resultar em atrasos, desperdício de recursos e frustração.

Desse modo, alinhe a comunicação com o TI da sua empresa para que os objetivos da transformação digital sejam claros para todos os envolvidos.

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Não mudar a cultura empresarial

A falta de uma cultura forte em comum é o principal gargalo na transformação digital de 25% das empresas, segundo pesquisa realizada pela McKinsey & Company.

Um negócio que está passando pela transição digital necessita de lideranças ativas que reforcem e esclareçam os benefícios oferecidos pela implementação daquela tecnologia.

Por sua vez, essa ação conscientizadora precisa passar por todos os setores da empresa para ser eficiente. 

Na aquisição de um novo software, verifique também qual será o efeito dominó produzido, ou seja, como a adoção dessa tecnologia afetará o trabalho de todas as outras áreas da empresa e informe esses dados aos seus colaboradores.

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Não preparar os funcionários

Deixar os funcionários para trás no processo de transformação digital é algo recorrente nas empresas. É o que diz uma pesquisa da Futurum Research, em que se descobriu que 94% dos funcionários gostariam de se envolver mais no processo e que 44% da equipe simplesmente não sabe como ajudar.

Ou seja, além de não discutir os benefícios adquiridos com a implementação de novas tecnologias com os funcionários, como debatido no tópico anterior, também não é oferecido um treinamento adequado para que a adaptação seja facilitada. 

Envolva os funcionários e questione sobre os principais problemas enfrentados por eles no dia-a-dia e promova treinamentos práticos para que todos se sintam confortáveis e não haja interferência na produção.

A transformação digital pode ser um processo complicado para muitas empresas, surgem inúmeras dúvidas, como não saber onde começar ou ter problemas de adaptação com a nova tecnologia. 

Para realizar essa transição de forma simples e eficiente, conte com a add it Cloud Solutions, que há mais de 20 anos auxilia  empresas a tomar decisões mais acertadas e investir melhor os recursos financeiros. 

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