serviços em nuvem

Os serviços em nuvem estão cada vez mais em alta, especialmente em um período no qual a transformação digital é um diferencial para a sobrevivência e crescimento de empresas dos mais diversos setores.

Uma pesquisa da Deloitte nos revela uma expectativa bastante positiva em relação ao crescimento desse recurso. De acordo com o levantamento, até 2022, os gastos globais com iniciativas em nuvem atingirão cerca de R$ 150 bilhões. 

De modo geral, os serviços em nuvem consistem em tecnologias que facilitam o armazenamento, gerenciamento e execução de atividades, arquivos ou softwares remotamente.

Além de melhorias na eficiência operacional, esses recursos podem proporcionar às empresas ganhos com redução de custos, aumento da produtividade, mobilidade, conectividade e apoio no trabalho remoto ou híbrido.

Entretanto, como dois lados de uma moeda, para alcançar esses resultados, é importante evitar alguns erros durante o planejamento e migração para a nuvem. Confira no texto de hoje quais são esses gargalos e como contorná-los. 

Veja também: Como o cloud solutions otimiza a gestão de TI no segmento da saúde?

4 erros comuns na adoção dos serviços em nuvem

Dentre as principais falhas na adoção dos serviços em nuvem que devem ser evitadas, estão:

1. Desconsiderar as medidas de segurança

Gestores de TI lidam constantemente com um desafio bastante complexo na operação: a segurança. 

No entanto, quando falamos das tecnologias em nuvem, muitos líderes acabam desconsiderando a importância desse processo por acreditarem que essa não é mais responsabilidade do time interno.

Sim, os serviços em nuvem, de forma geral, possuem possibilidades bastante robustas para preservação de dados e garantia da estabilidade de toda a infraestrutura.

No entanto, por mais aprimorados que sejam essas iniciativas, elas não substituem algumas medidas de segurança básicas que devem ser tomadas pela sua empresa, como correto gerenciamento dos itens em nuvem, capacitação dos usuários, monitoramento e desenvolvimento de políticas internas de segurança.

2. Não analisar todas as opções da nuvem

Outro erro que diversos gestores cometem é não avaliar detalhadamente as opções de cloud computing.

Existem dois tipos de serviços em nuvem recomendáveis, são eles:

  • Nuvem privada: infraestrutura única para a empresa contratante, permite personalização e adequação de acordo com as necessidades do negócio;
  • Nuvem híbrida: infraestrutura mista, que permite todas as características da nuvem privada em termos de customização, porém, a infraestrutura é compartilhada com outras empresas.

Há também a opção da nuvem pública, na qual a infraestrutura é compartilhada com outros usuários, no entanto, possui possibilidades de personalização limitadas e recursos de segurança menos robustos.

Nesse cenário, considere a realidade do seu negócio e analise as características de cada modelo, gastos e benefícios envolvidos. Com base nisso, escolha o modelo que melhor atende essas necessidades. 

3. Não monitorar o desempenho do serviço

Outro aspecto que os líderes falham na adoção dos serviços em nuvem é não monitorar a implementação, desempenho e adequação dessa tecnologia. 

Ao acompanhar de perto, os gestores conseguem identificar de antemão gargalos e prever erros e indisponibilidades, tornando a migração mais eficiente e estável. 

4. Não preparar os colaboradores

Por fim, sabemos que os colaboradores são responsáveis por grande parte dos erros que ocorrem na operação e afetam diretamente nos resultados do seu negócio.

Para evitar possíveis gargalos, é fundamental preparar devidamente os funcionários, conscientizando todo o time a respeito das boas práticas adotadas pela sua empresa (como segurança e padrão para armazenamento de arquivos) e maneiras de executar as tarefas nas ferramentas. 

Você pode se interessar: Como a inovação empresarial apoia o trabalho híbrido?

A add it Cloud Solutions pode te ajudar!

Contando com mais de 20 anos de experiência no setor, tecnologias de ponta e profissionais preparados, podemos auxiliar o seu negócio no planejamento e adoção dos serviços em nuvem.

Somos especialistas em Cloud Computing e fornecemos aos nossos clientes soluções completas para otimizar a infraestrutura de TI e potencializar a eficiência da área, gerando resultados também com redução de custos e transformação digital.

Dentre nossos principais serviços, encontram-se: 

  • Drive Online;
  • Nuvem Híbrida e Privada;
  • Telefonia em Nuvem;
  • Disaster Recovery;
  • E-mail Cloud;
  • Backup Cloud. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

Tags:

Comments are closed