backup em nuvem

Ter um sistema de backup em nuvem é um dos principais acertos para o seu negócio – seja ele uma empresa pequena, média ou grande. 

Afinal de contas, é uma forma de assegurar o armazenamento de documentos e informações, mesmo no caso de ocorrências inesperadas, como uma pane no sistema ou falta de segurança digital.

Ou seja, o backup é a melhor forma de garantir a proteção dos dados, a disponibilidade dos arquivos e a produtividade da operação, mesmo em situações atípicas.

No entanto, todos esses benefícios só são vistos quando se sabe utilizar corretamente os sistemas de armazenamento. Por isso, separamos 6 erros comuns que você deve evitar na sua empresa ao realizar o backup em nuvem. Confira a seguir!

Você também pode se interessar: Serviços de nuvem da add it: conheça os benefícios

1 – Fazer o backup manualmente

Embora a evolução tecnológica já tenha demonstrado o quanto ela facilita os trabalhos nas empresas, é fato que muitos empresários ainda fazem cópias manuais dos seus arquivos. 

Contudo, a eficiência dos backups manuais nem se compara aos automatizados, já que os primeiros são mais suscetíveis às falhas e erros humanos.

Além do mais, o backup manual acaba demandando muito mais tempo da sua equipe, fazendo com que os colaboradores não se preocupem com o core business – o que gera perda de produtividade.

O backup em nuvem automático pode ser programado antecipadamente e você ainda verifica a eficácia do processo, sem demandar muito esforço da sua equipe.

Aprenda com a gente: 5 passos para implementar o backup na nuvem

2 – Confundir backup em nuvem com “arquivamento” ou “sincronização”

É importante ressaltar que o termo “backup” não significa “arquivamento”, ou mesmo “sincronização” dos arquivos”. 

Quando usamos esses conceitos como sinônimos, acabamos prejudicando a segurança da informação do nosso negócio.

O arquivamento tem como premissa a localização de arquivos antigos com facilidade. Quanto à sincronização, ela é uma alternativa muito usual nas atividades feitas em equipe ou múltiplas plataformas, pois permite que todas as informações sejam acessadas simultaneamente. 

Já o backup em nuvem visa proteger as informações que são atualizadas com frequência, como o banco de dados dos clientes, permitindo a recuperação dos arquivos em caso de ciberataques ou ocorrências inesperadas.

3 – Não manter um histórico de backup 

Os históricos do backup em nuvem aumentam ainda mais a segurança de dados e dos processos. Afinal, pode ocorrer que algum arquivo seja deletado por acidente, após a última atualização do backup. 

Conheça mais sobre o assunto: Como melhorar o desempenho do armazenamento em nuvem empresarial?

4 – Usar as ferramentas inadequadas

Para que o seu backup em nuvem seja realizado da melhor maneira possível, é necessário entender como o processo é feito, as características dos dados salvos e, é claro, escolher as melhores ferramentas para a atividade. 

Isso porque diferentes tipos de arquivos demandam estratégias distintas de backup. Por exemplo, dependendo do tamanho dos arquivos, é necessário adquirir um espaço maior na nuvem para não perder as informações.

5 – Negligenciar a necessidade de manutenção e acompanhamento

Mesmo os backups automáticos em nuvem precisam de um acompanhamento especializado. 

Esse é um dos maiores erros cometidos por gestores e empresários, pois acreditam que pelo procedimento ser automático, não é necessário ter ao lado nenhum profissional qualificado.

No entanto, essas iniciativas precisam de testes regulares, para comprovar que os arquivos estão protegidos e os processos continuam eficazes.

6 – Não elaborar uma boa política de backup

A política de backup é um documento responsável por guiar todas as etapas e procedimentos relacionados ao salvamento desses dados corporativos. 

Isso evita possíveis falhas ou desentendimentos dentro da organização, garantindo a eficácia do procedimento, bem como a segurança da informação nas empresas.

Veja aqui: 4 erros comuns na adoção dos serviços em nuvem

Tenha o melhor backup em nuvem com a add it Cloud Solutions

Quer evitar todas essas falhas e garantir a efetividade do seu backup em nuvem? Então, conte com a add it Cloud Solutions, um parceiro especializado em soluções de backup em nuvem e segurança da informação em nuvem.

Com mais de 20 anos de experiência no setor e contando com profissionais técnicos qualificados, cuidamos de toda a sua infraestrutura em nuvem, desde o planejamento, que é feito sob medida de acordo com as suas necessidades, até o monitoramento, em que dispomos de suporte  24x7x365.

Entre em contato agora mesmo e conheça todas as nossas ferramentas de backup em nuvem. Comece agora a transformar a sua empresa digitalmente!

 

Tags:

Comments are closed