armazenamento em nuvem empresarial

Empresas que adotam o armazenamento em nuvem empresarial são beneficiadas com mais segurança de dados e melhor performance. Mas para tirar o melhor proveito dessa ferramenta é necessário seguir algumas boas práticas. 

Presente na maioria das companhias em escala global, os ambientes híbridos já são utilizados por 81% das empresas, enquanto o multicloud aparece com 78% na pesquisa realizada pela Vanson Bourne

No Brasil, a cloud computing ainda não é unanimidade, mas a maioria das empresas já está em transição. Segundo dados da IDC, 59% das empresas entrevistadas já utilizam algum tipo de nuvem; na amostra geral, 33% das organizações trabalham com nuvem pública, 31% com nuvem híbrida e 27% com nuvem privada.

O conceito de Computação em Nuvem ainda pode parecer complicado para alguns empresários, mas de uma forma simples, é o ato de armazenar arquivos e dados da empresa em um ambiente externo através da internet. 

Muito mais do que uma tendência, o armazenamento em nuvem empresarial é extremamente vantajoso para as corporações, sendo também um dos primeiros passos na transformação digital. 

Dentre os benefícios podemos destacar:

  • Facilidade de compartilhamento de arquivos e informações entre os setores;
  • Promove melhorias na eficiência operacional;
  • Pode ser acessado de qualquer aparelho que possua conexão com a internet;
  • Mais seguro que o armazenamento de dados em servidores locais;
  • Reduz os custos referentes a infraestrutura de rede e licenças de softwares. 

Mas apesar de ser uma ferramenta de otimização de desempenho, é preciso usá-la da maneira correta para que seja possível aproveitar o máximo de sua utilidade e eficiência. 

Por isso, separamos 6 dicas para melhorar o desempenho do armazenamento em nuvem empresarial para você aplicar no seu negócio. 

Leia também: 4 erros comuns na adoção dos serviços em nuvem

6 formas de melhorar o desempenho do armazenamento em nuvem empresarial

Comece pela escolha do serviço 

Independentemente do seu negócio já possuir ou não um serviço de armazenamento em nuvem empresarial, verifique se o parceiro em questão oferece soluções escaláveis. 

À medida que a sua corporação for crescendo, é um movimento natural precisar de mais espaço, mas não são todas as companhias que oferecem esta opção e uma mudança de servidor pode ser necessária. 

Atente-se também às outras ferramentas que podem ser incluídas na contratação do serviço em nuvem, como backup, e-mail, desktop virtual, dentre outros. Contratar empresas que disponibilizam um conjunto de plataformas é muito mais vantajoso. 

Outro fator importante é averiguar o nível de segurança e proteção oferecidos, assim como a credibilidade da empresa no mercado. A fornecedora de serviços em nuvem ideal te dará um suporte 24x7x365, tornando-se parceira da sua equipe de TI. 

Leia também: Servidor em nuvem para empresas: por que essa solução ajuda a reduzir custos?

Saiba priorizar o uso da plataforma

É usual que a implementação de novas tecnologias necessitam de um tempo de adaptação por parte dos funcionários. 

Mas para agilizar esse processo, incentive-os diariamente a salvar arquivos diretamente na nuvem e utilizar suas ferramentas ao mandar um e-mail ou para fazer um backup. 

Gradualmente limite o uso do servidor físico e solicite tarefas a serem realizadas exclusivamente na nuvem. 

Elabore política de boas práticas 

Uma das melhores formas de otimizar o desempenho do armazenamento em nuvem empresarial é eleger os dados que serão priorizados. 

É comum as empresas utilizarem a nuvem de modo displicente, acumulando toda e qualquer tipo de informação. Por esse motivo, deve-se  realizar com certa frequência uma varredura com o objetivo de arquivar ou descartar arquivos que não precisam ser mantidos. 

Deixar claro quais arquivos precisam ter prioridade de armazenamento também é fundamental. Oriente seus colaboradores a manterem a nuvem organizada. Se preciso, elabore um manual de boas práticas. 

Saiba mais sobre o assunto: Boas práticas para guardar arquivos na nuvem

Tenha um planejamento de segurança

O armazenamento em nuvem é de fato muito mais seguro que o servidor local. Mas isso não exclui o fato de que a empresa precisa elaborar seu planejamento de segurança.

Algumas das medidas que podem ser tomadas são:

  • Mantenha as redes, sistemas e aplicativos devidamente configurados e com as correções de segurança instaladas e atualizadas;
  • Revise as políticas de segurança aplicadas;
  • Planeje backups e realize-os com certa frequência;
  • Prepare respostas rápidas a eventuais ataques. 

Veja também: Soluções em nuvem: principais ameaças à segurança que as empresas devem se atentar

Autentique e prepare os usuários para usar os recursos da empresa

Prepare a equipe que fará o uso do armazenamento em nuvem empresarial. Além de orientá-los, demonstre as vantagens da plataforma e de que modo ela facilitará os processos internos da empresa. 

E para garantir a total segurança, crie um sistema de controle através de autenticação de usuário. 

Crie login e senha para cada um dos seus colaboradores para que a segurança esteja garantida mesmo quando a rede for acessada de fora, como no home office, por exemplo. 

Cuidado com as complexidades

O armazenamento em nuvem empresarial tem como principais objetivos melhorar o desempenho, a velocidade e a produtividade da empresa, por isso, manter processos muito complexos não faz muito sentido, a não ser que sejam necessários para a segurança. 

Por isso, revise as normas e procedimentos internos e deixe-os menos burocráticos na medida do possível. 

Conheça a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em serviços em nuvem e segurança da informação. Com mais de duas décadas de experiência no setor, nós oferecemos aos nossos clientes soluções completas para otimizar a infraestrutura de TI, reduzir custos e potencializar os ganhos com a transformação digital. 

Com nossa tecnologia de ponta e nossos profissionais técnicos preparados, auxiliamos o seu negócio em todo o processo de implantação e migração para nuvem, disponibilizando um suporte 24x7x365.

Oferecemos aos nossos clientes as ferramentas em nuvem mais procuradas do mercado. Dentre nossos principais serviços, vale destacar:

  • Drive Online;
  • Nuvem Híbrida e Privada;
  • Telefonia em Nuvem;
  • Disaster Recovery;
  • E-mail Cloud;
  • Backup Cloud.

Precisa de mais informações sobre armazenamento em nuvem empresarial? Entre contato agora com um de nossos especialistas.

Tags:

Comments are closed