melhor firewall para empresas

Segundo uma pesquisa da consultoria Mercer, um em cada três empregadores afirmou que 50% de seus colaboradores irão continuar trabalhando remotamente mesmo após a pandemia. Para que o home office seja viável é preciso buscar o melhor firewall para empresas

Por sua vez, é primordial que as empresas ofereçam o mínimo de segurança cibernética aos seus colaboradores. Disponibilizar um firewall neste momento, não só garante a competitividade do negócio perante o mercado, como também evita ataques indesejados. 

Segundo dados da Fortinet, 60% das organizações revelaram um aumento nas tentativas de violação de segurança cibernética durante a transição para o trabalho remoto, enquanto 34% relataram violações reais em suas redes.

Devido a esse aumento significativo nos ataques cibernéticos, muitas empresas já aumentaram seus investimentos em segurança da informação. 

É o que diz um estudo da Marsh encomendado pela Microsoft. O levantamento mostra que os recursos destinados à proteção contra malwares aumentaram 33%, gestão de acesso teve um crescimento de 32% e a segurança para atuação remota chegou a 26%.  

Treinamento e conscientização também atraíram os esforços de 24% dos ouvidos, como meio de evitar ataques de engenharia social. 

Portanto, para garantir que os seus colaboradores trabalhem em home office com segurança, é preciso investir no melhor firewall para empresas. Neste artigo, vamos explicar o que é firewall e o que deve ser considerado no momento de escolher um. 

Leia também: 5 motivos para adotar um serviço de firewall

O que é firewall?

Um firewall é um dispositivo de segurança que controla e limita os acessos ao computador,  impedindo a entrada de invasores mal-intencionados. 

A partir de regras de segurança definidas, o firewall controla a transferência de dados pela rede, prevenindo o vazamento ou sequestro de dados privados e permitindo que somente usuários autorizados tenham acesso às funcionalidades do aparelho protegido.

5 fatores que devem ser considerados ao escolher o melhor firewall para empresas

1. Facilidade de uso

Um dos fatores principais ao se analisar qual é o melhor firewall para empresas é o quanto a ferramenta é fácil de se utilizar. De nada adianta ter um recurso robusto se vai ser preciso investir em vários treinamentos e adequações para torná-la útil, por exemplo. 

Também é preciso averiguar se o firewall escolhido possui compatibilidade com os softwares já utilizados pela empresa, pois caso contrário, podem ocorrer conflitos entre os programas. 

Verifique se é possível configurá-lo através de uma interface gráfica. Mesmo que exista a alternativa de fazer a conexão ao dispositivo pela linha de comando, não é recomendável que esse método vire rotina. 

Para assegurar que sua equipe aprova a ferramenta que será adquirida, solicite ao fornecedor uma Prova de Conceito (POC), que consiste na instalação temporária do programa na infraestrutura teste. 

Utilize esse período para analisar a interface, o gerenciamento e a cobertura. O equipamento pode ser o melhor do mercado, mas não necessariamente é o melhor firewall para empresas como a sua, por isso o teste é fundamental.

Leia também: Firewall para empresas: tudo o que você precisa saber

2. Suporte a VPN

Verifique se o firewall é baseado em hardware e se possui suporte para conexões VPN protegidas por SSL e IPSec do modelo point to point e point to site.

Averiguar se ele possui certificado para fechar uma VPN com nuvem também é importante. Mesmo que sua empresa ainda não utilize cloud computing, ela já estará preparada para fazer a integração quando chegar o momento. 

3. Dimensionamento

O Firewall UTM é um dispositivo com múltiplas funções e pode ser utilizado tanto para servir como uma ferramenta de segurança como na função de um switch de rede. 

Para que o equipamento não exceda sua capacidade e seus funcionários tenham de lidar com telas de erro, internet lenta e acessos negados, certifique-se que ele não é subdimensionado, e se possui as devidas quantidades de portas ethernet, assim como a necessidade de PoE, wifi e outros recursos adicionais. 

4. Monitoramento e relatórios

O melhor firewall para empresas precisa possibilitar o monitoramento, pois além de você ser alertado que está sendo atacado, é preciso entender por onde estão acontecendo as tentativas e quais as soluções que foram utilizadas para bloqueá-las. 

Verifique também se a ferramenta disponibiliza relatórios detalhados e se são de fácil interpretação e se é possível acessá-lo pela nuvem. 

5. Suporte técnico

Certifique-se que o suporte técnico tanto do fornecedor como do fabricante é bom. Testar o atendimento de ambos antes de fechar o negócio é extremamente importante. 

Atente-se também se o Acordo de Nível de Serviço (ANS), que está incluído no contrato com seu fornecedor, cobre as suas necessidades e oferece agilidade e disponibilidade no suporte. 

O melhor firewall para empresas precisa dar o suporte necessário em eventuais problemas e falhas que possam ocorrer.

Leia também: Home office: como fortalecer a segurança digital nas empresas?

6. Bônus: conte com uma ferramenta de disaster recovery

E para assegurar uma proteção completa contra tentativas de ataques hackers, quedas de hardwares, falta de energia e falhas humanas, conte com a solução de segurança cibernética, o Disaster Recovery, da add it Cloud Solutions. 

O Disaster Recovery é uma solução de recuperação de desastres com Backup e Cloud Mobility, tudo em uma única plataforma simples e escalável de IT Resilience.

Dentre os benefícios que oferecemos por meio do serviço, podemos destacar:

  • Funciona independentemente de qual hypervisor você usa;
  • Instalação simples e rápida;
  • Permite que você gerencie interrupções não planejadas com mais agilidade;
  • Gerencie a replicação e recuperação de forma orquestrada e automatizada;
  • Suporte completo e aprimorado 24×7.

Deseja saber mais sobre a solução Disaster Recovery da add it Cloud Solutions? Clique aqui e veja todas as vantagens.

Tags:

Comments are closed