gestão de ativos

A adoção das soluções em nuvem está cada vez mais presente nas empresas e chegou para acelerar a transformação digital, especialmente em um cenário de consolidação do home office e do trabalho híbrido.

De acordo com a pesquisa “State of the CIO”, a pandemia reforçou a necessidade das empresas em contarem com novos recursos para a área de TI. 

Nesse sentido, o levantamento nos revela que  21% dos líderes enxergam os serviços em nuvem como diferencial para 2021. 

Como também, 49% dos líderes de TI prevêem aumento dos investimentos em novas tecnologias para este ano, segundo estudo da IDG.

Diante disso, uma das soluções que mais têm ganhado espaço no mercado é a nuvem privada (Virtual Private Server). Para entendermos o que é essa iniciativa, assim como suas principais características e benefícios, elaboramos um conteúdo completo. Saiba mais!

O que é a nuvem privada?

Na prática, a nuvem privada consiste em um servidor virtualizado, configurado com os recursos computacionais vCPU (processador), memória RAM e disco, em que é possível hospedar e executar diversos tipos de aplicações, sistemas , bancos de dados e arquivos.

Do termo em inglês Virtual Private Server (sigla para VPS), esse tipo de servidor confere às organizações possibilidades bastantes atraentes, isso porque fornece um ambiente privado e focado nas necessidades da empresa, não compartilhando os recursos computacionais com outros usuários.

Isso significa que, diferentemente de outros tipos de serviços na nuvem (como Híbrida e Pública), a empresa possui um ambiente completamente dedicado, que possibilita iniciativas aprimoradas de customização. 

Leia também: Como a inovação empresarial apoia o trabalho híbrido?

Quais são os benefícios da nuvem privada para as empresas?

A adesão da nuvem privada promove uma série de benefícios nas empresas, dentre eles, podemos citar:

1 – Redução de Custo

Ao contratar um ambiente completamente dedicado na nuvem, a empresa para de investir capital na aquisição de infraestrutura de TI internamente e paga a nuvem mensalmente, com isso, usa os recursos financeiros para investir em seu core business. 

Pagar mensalmente em valores fixos em reais também é um diferencial na nuvem privada, desta forma, as empresas podem ter uma previsibilidade de custo mensal, diferentemente de quando contratam a nuvem pública onde os preços variam todos os meses.

2 – Segurança aprimorada

Outro benefício promovido pela nuvem privada é a segurança. Por se tratar de um servidor virtual privado, a empresa, como citado, não precisa dividir recursos computacionais com outras instituições.

Desse modo, não apenas é possível minimizar os riscos de invasões e roubos de dados, como também aplicar distintas iniciativas de segurança, como rigoroso controle de acesso, firewalls e outros. 

3 – Melhor flexibilidade 

A nuvem privada confere à operação das empresas agilidade e eficiência, o que torna a gestão de TI ainda mais flexível.

Além disso, trata-se de uma iniciativa escalável, visto que é possível aumentar ou diminuir a capacidade dos recursos contratados de acordo com as demandas.

4 – Possibilidade de personalização

Por fim, o benefício mais proeminente da nuvem privada, sem dúvidas, é a possibilidade de personalização.

Na prática, o ambiente privado permite diferentes tipos de configurações para atender às especificidades da sua operação e necessidades da empresa.

Veja mais: Servidor em nuvem para empresas: por que essa solução ajuda a reduzir custos?

Como aplicar a nuvem privada (VPS)?

A implementação da nuvem privada depende diretamente de um planejamento eficiente, que considere todos os aspectos do negócio, demandas de TI e gargalos nas equipes.

Além disso, é fundamental contar com empresas confiáveis e experientes no assunto, que sejam capazes de guiar a sua empresa por essa migração tecnológica de maneira ágil, efetiva e livre de erros. Para tal, você pode contar com a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de experiência em TI e mais de 10 anos dedicados a soluções de Cloud, nós fornecemos aos nossos clientes a solução de Nuvem Privada, em que auxiliamos em todos os processos de planejamento, implementação e acompanhamento.

Dentre os principais diferenciais do nosso serviço, podemos destacar:

  • Planejamento da migração para a Nuvem;
  • Gerenciamento aprimorado de toda a infraestrutura da Nuvem;
  • Monitoramento 24x7x365;
  • Disponibilidade dos serviços na Nuvem;
  • Máxima segurança cibernética;
  • Alta performance e desempenho;
  • Ótimo custo-benefício, mais barato que as nuvens públicas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa empresa e veja como podemos inovar a gestão de ativos da sua equipe de TI.

Categories:

Tags:

Comments are closed

Assine nossa newsletter