gerenciamento de segurança

A nuvem híbrida é um modelo tecnológico que promove maior flexibilidade nas decisões de TI, redução de custo com a infraestrutura de TI, melhor gerenciamento de segurança e ganho de competitividade no Go To Market das empresas.

Na prática, a nuvem híbrida consiste em adotar a nuvem privada e a nuvem pública e dividir as cargas de trabalho conforme a sua criticidade para o negócio da empresa.

Desse modo, é possível deixar na nuvem privada as cargas de trabalho mais sensíveis e na nuvem pública cargas de trabalho menos críticas.  

Para a correta utilização dos 2 tipos de nuvens no modelo de nuvem híbrida, é fundamental a interligação das nuvens através de uma conexão de baixa latência, assim os ambientes podem “conversar” entre si, como se estivessem na mesma rede.

Ou seja, com a nuvem híbrida, a empresa conta com um provedor dedicado, que permite a mesma personalização e flexibilidade do VPS, entretanto, é possível também guardar dados em servidores públicos, compartilhados com outros usuários. 

Para entendermos melhor acerca das vantagens desse serviço e como realizar o devido gerenciamento de segurança para potencializar a confiabilidade da operação, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Veja também: Como o cloud solutions otimiza a gestão de TI no segmento da saúde?

Quais são os benefícios que a nuvem híbrida promove?

Dentre os principais benefícios da nuvem híbrida, podemos destacar:

  • Promove flexibilidade;
  • Aumenta o desempenho da operação;
  • Garante escalabilidade;
  • Reduz custos;
  • Facilita a gestão da equipe de TI.

Como realizar o devido gerenciamento de segurança da nuvem híbrida?

Muitos gestores acabam desconsiderando a importância do gerenciamento de segurança na nuvem híbrida por entenderem que essa iniciativa é responsabilidade apenas do provedor.

Por outro lado, isso também pode ser causado pelas prioridades na área de TI estarem focadas em outros desafios. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Marsh revela que 32% das empresas investem até 3% do orçamento de TI em segurança. 

Diante disso, existem algumas ações que devem ser implementadas pelos próprios líderes de TI para potencializar a confiabilidade da rede. Dentre elas, podemos citar:

Planejamento eficiente

Ao migrar para a nuvem híbrida, as corporações dependem diretamente de um planejamento eficiente, caso contrário, os riscos de ocorrerem brechas na segurança são muito maiores.

Com isso, para considerar a adoção dessa estratégia, é essencial produzir um plano de migração, que contemple as necessidades da empresa, assim como os gargalos da equipe. 

Esse fluxo deve acompanhar uma sequência de eventos a respeito dessa mudança para a nuvem, como eles acontecerão, profissionais envolvidos e a responsabilidade do time nesse processo. 

Quanto mais claro o planejamento, mais rápido e eficiente será essa alteração e menores são as chances de problemas na segurança. 

Gerenciamento de acesso

Outra iniciativa fundamental para empresas que desejam realizar o devido gerenciamento de segurança da nuvem híbrida é a gestão de acesso.

Esse recurso dita quem serão os usuários e quais informações eles conseguirão visualizar na plataforma. Cada colaborador contará com seu login e senha de acesso, além disso, ainda é possível acrescentar a autenticação em duas etapas, com dados adicionais.

Monitoramento da rede

Por fim, não podemos falar sobre nuvem híbrida e o gerenciamento de segurança sem citar a importância do monitoramento da rede. 

É importante dispor de mecanismos que viabilizem o constante acompanhamento das atividades na plataforma, de modo a identificar quaisquer iniciativas suspeitas e, com isso, inibir tentativas de ataques ou invasões. 

Você pode se interessar: Como a inovação empresarial apoia o trabalho híbrido?

Conheça a add it Cloud Solutions!

Para garantir a implementação de um serviço de nuvem híbrida completo e eficiente, assim como o devido gerenciamento de segurança, é essencial contar com um parceiro especializado no ramo, como a add it Cloud Solutions

Com mais de 20 anos de experiência no setor, fornecemos aos nossos clientes soluções completas de Infraestrutura em Nuvem, assegurando suporte completo 24×7, agilidade, flexibilidade, conectividade e alta capacidade técnica.

Além da Nuvem Híbrida, oferecemos serviços de Nuvem Privada, ConnecTeams, Backup Cloud, PABX Cloud e Disaster Recovery. 

Tenha suas aplicações críticas na nuvem privada e aplicações não críticas na nuvem pública de maneira segura, isso é a NUVEM HÍBRIDA, nós sabemos como te ajudar!

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conheça todos os diferenciais que a add it Cloud Solutions propõe à sua empresa.

Tags:

Comments are closed