nuvem híbrida

A computação em nuvem não é mais novidade no mundo corporativo. Boa parte das organizações já utilizam alguma solução em cloud para armazenar dados, otimizar processos e garantir a escalabilidade. Porém, por mais que essa tecnologia esteja cada vez mais presente, ainda há dúvidas sobre o funcionamento da nuvem híbrida.

Este modelo de nuvem é uma forte tendência. Segundo o Gartner, até 2020, a nuvem híbrida será a mais utilizada em todo o mundo, com 90% de adoção das organizações. 

O principal motivo para investir na estratégia é a flexibilidade. Afinal, a solução permite utilizar o melhor das nuvens pública e privada, tanto em entrega técnica quanto em investimento.

Como funciona a nuvem híbrida?

Como mencionado, esse tipo de cloud combina nuvens privadas com um ou mais serviços de nuvem pública.

Uma das características do modelo é a possibilidade de mover as cargas de trabalho entre as soluções, segundo a demanda e o orçamento de cada empresa.

A grande vantagem da nuvem híbrida é o maior controle sobre dados críticos. Isso porque, enquanto as informações sigilosas ficam armazenadas na nuvem privada, os programas padrão podem permanecer na nuvem pública.

Benefícios de investir na nuvem híbrida

Pelo que mostramos até aqui, você pode ter uma ideia dos benefícios que a nuvem híbrida pode trazer para a sua operação. Veja mais algumas vantagens a seguir!

  • Otimização de processos sem um grande aumento no custo operacional por meio de rotinas de automação e compartilhamento de recursos. A economia se dá ainda por meio de aplicações temporárias, armazenamento remoto, entre outros;
  • Melhoria na segurança da informação e na capacidade de resposta do time de TI. Afinal, o modelo de nuvem híbrida traz o equilíbrio entre privacidade, escalabilidade, flexibilidade e otimização orçamentária;
  • Maior segurança e confiabilidade de sistemas críticos, já que o armazenamento de informações sensíveis pode ser feito na nuvem privada;
  • Diversas possibilidades em modelos de gestão e serviço, proporcionando para as organizações a liberdade para alternar entre a nuvem pública e a nuvem privada;
  • Disponibilidade de dados com a possibilidade de separar as informações públicas dos documentos mais reservados.

No entanto, muitos gestores perguntam quando vale a pena usar a nuvem híbrida. Este modelo, normalmente, é recomendado para negócios com estrutura interna consolidada e que pretendem usufruir do armazenamento público, como as empresas de SaaS (software as a service). 

Como adotar a nuvem híbrida na sua empresa?

Independentemente do tipo de nuvem escolhida, é essencial desenvolver um planejamento para a jornada de migração para a nuvem. O que inclui os processos de manutenção, treinamentos, fluxos de trabalho, indicadores de desempenho, entre outros.

Assim, a gestão pode acompanhar a eficiência da estratégia e desenvolver ações para reduzir custos e otimizar os recursos de TI.

Para migrar a sua operação para a nuvem, é importante contar com o auxílio de especialistas para tornar a implantação segura, eficiente e estratégica. Desse modo, a sua empresa não se preocupa com problemas técnicos, por exemplo. Isso porque os fornecedores possuem tanto infraestrutura quanto suporte capacitado.

A add it Cloud Solutions oferece soluções em nuvem híbrida, pública, privada, backup na nuvem e recuperação de desastres. Entre os principais diferenciais, estão:

  • Única empresa de nuvem com um marketplace que conta com mais de 25 tipos de ofertas;
  • Operação 24 horas, todos os dias da semana, com monitoramento 100% pró-ativo. Com isso, é possível se antecipar a possíveis problemas e aumentar a disponibilidade de TI;
  • Atuação em três Data Centers, sendo dois no Brasil e um nos Estados Unidos. Todos com infraestrutura de alta performance e discos 100% SSD;
  • Suporte aos clientes em toda a jornada para a nuvem, desde o planejamento, passando pela migração até a gestão.

Quer saber mais sobre os nossos serviços de computação em nuvem? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *