competitividade empresarial

Manter a competitividade empresarial é um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações. É cada vez mais necessário criar diferenciais e implementar novas estratégias para se destacar diante da alta concorrência. Além disso, os consumidores estão mais exigentes e é preciso atender a essas demandas.

Neste cenário, uma das ações indispensáveis é investir em inovação nas empresas principalmente por meio da tecnologia. Podemos dizer, inclusive, que abrir mão dessas soluções é o mesmo que “desaparecer” no mercado.  

Afinal, o comportamento do consumidor mudou, a transformação digital já está em curso e os processos empresariais precisam ser atualizados. Só assim, é possível ganhar eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar as vendas.

Leia também: Conheça os impactos da transformação digital na produtividade no trabalho

Atualmente quando um cliente chega ao ponto de venda, na maioria das vezes está informado sobre o produto ou serviço que pretende adquirir. Para isso ele se utiliza da internet, tanto para se educar e pesquisar quanto para avaliar a opinião de outros consumidores.

Nesse caso, as empresas que deixam de estar presentes no ambiente online, automaticamente são descartadas porque não são vistas. Ao contrário do que ocorre com os concorrentes.

Como a tecnologia promove a competitividade empresarial?

No universo corporativo, as soluções trazidas pela transformação digital têm um papel essencial, tanto no fortalecimento de marca quanto na competitividade empresarial.

Com diversas possibilidades de inovação, os negócios podem otimizar os processos de gestão e relacionamento com seu público. 

Como resultado, a organização se torna mais competitiva, já que a tecnologia ajuda a reduzir gastos e promover a inovação. 

Confira 3 formas de usar os recursos tecnológicos para melhorar os resultados:

1. Fluxos de trabalho

Muitas vezes, as empresas perdem agilidade e eficiência durante os processos e atividades. Para superar tais obstáculos, é importante identificar os fatores prejudiciais para o seu negócio e quais as barreiras existentes que afetam o desempenho.

Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, já que as soluções permitem substituir processos manuais por fluxos de trabalho automatizados. O que garante um controle maior sobre as práticas realizadas, além de melhorar a performance e diminuir o custo da operação.

2. Soluções de ponta

Para garantir a competitividade empresarial, é preciso sempre inovar nos diferentes setores da sua empresa. Se você possui um e-commerce, tem que melhorar a experiência do cliente para facilitar a compra. 

Que tal, então, incorporar a tecnologia de realidade aumentada no seu aplicativo para o potencial cliente ver como ficaria um móvel na sala. Ou ainda, uma imobiliária pode usar realidade virtual para ‘levar’ um cliente para visitar determinado imóvel.

As aplicações são diversas e as tecnologias também, como inteligência artificial, Internet das Coisas, análise preditiva, machine learning, e muito mais. Tudo para se destacar no mercado e estar sempre à frente da concorrência.

Leia também: Como promover a inovação tecnológica em empresas

3. Armazenamento de dados na nuvem

As organizações atuais são movidas a dados de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros. Essas informações são utilizadas com vários objetivos, como otimizar os processos de gestão, o relacionamento com clientes, os recursos humanos, entre outros. 

Além disso, os dados também podem ser utilizados para a obtenção de insights valiosos para a tomada de decisão dos gestores. Mas como armazenar todas essas informações coletadas atualmente de maneira segura?

Hoje, é possível guardar uma infinidade de dados sem se preocupar com custos de infraestrutura de TI. Por meio da computação em nuvem, as empresas ganham performance, mobilidade, controle, segurança e escalabilidade. Tudo isso contribui diretamente para aumentar a competitividade empresarial.

Outro ponto positivo é o potencial de implementação de tecnologias disruptivas, como Internet das coisas e inteligência artificial. Afinal, a nuvem otimiza o armazenamento, a rede e o processamento para facilitar o uso desses recursos.

Mais uma vantagem é que o cloud computing auxilia em uma melhor experiência do consumidor. Isso porque permite, por exemplo, a análise de dados para personalização do relacionamento com o cliente.

Como implementar a nuvem?

A add it Cloud Solutions é um parceiro estratégico nas decisões de TI e ajuda a aumentar a competitividade empresarial dos negócios por meio de soluções de computação em nuvem. Atuamos com uma série de serviços. Veja:

  • Nuvem privada e híbrida;
  • Recuperação de desastres;
  • Backup na nuvem;
  • Drive OnLine;
  • E-mail corporativo;
  • Gestão de Segurança;
  • Virtualização de Desktops e aplicativos;
  • Office 365
  • Dynamics 365;
  • Serviços gerenciados.

Que tal otimizar os seus resultados e implementar recursos customizados conforme a demanda do seu negócio? Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *