infraestrutura de TI

A tecnologia vem se aprimorando em ritmo acelerado e as mudanças trazidas pela transformação digital revolucionam processos e impactam o mercado como um todo. Neste cenário, desenvolver uma infraestrutura de TI moderna se tornou uma obrigação das empresas que buscam ter eficiência e agilidade operacional.

Mas, afinal, em que recursos deve-se investir para atingir esses objetivos e garantir melhores resultados? É preciso identificar as principais tendências levantadas por especialistas e as soluções implementadas atualmente nas organizações. Continue a leitura a seguir!

Em quais soluções de infraestrutura de TI investir?

Com a transformação digital, as operações de TI já não são as mesmas. Hoje, mais do que solucionar demandas dos setores da empresa, a área é responsável pelo desenvolvimento da inovação tecnológica em prol da otimização de processos. Isso envolve:

  • Atualizar e modernizar infraestrutura de TI;
  • Criar ambientes de armazenamento de dados;
  • Melhorar a segurança da informação;
  • Entre outras ações.

Para isso, é necessário contar com recursos adequados para suportar todas as mudanças a serem realizadas. Confira 5 soluções de TI que não podem ficar fora dessa nova estrutura:

1. Intent-Based Networking (IBNS)

O Intent-Based Networking (IBNS) é um software integrado e intuitivo, que configura a rede de informática de cada empresa com base em seus propósitos. O objetivo é oferecer autenticação, controle de acesso e aplicação de políticas de usuários. 

Desse modo, é possível promover segurança, garantir a conformidade com a lei e melhorar a conectividade com os recursos da rede.

A solução é capaz de diagnosticar as necessidades de cada negócio de forma contínua, com o propósito de gerar ajustes sempre que for necessário.

2. Intelligent edge

Os dados se tornaram o petróleo do século 21. Empresas de todos os segmentos utilizam informações de clientes, colaboradores e fornecedores para otimizar processos, automatizar tarefas, realizar recomendações e promover inteligência de negócios.

Além disso, a expansão da Internet das Coisas também produz uma grande quantidade de dados. Segundo o Gartner, em 2020, serão 25 bilhões de dispositivos conectados pela IoT. 

Assim, as informações geradas por tantos objetos e fontes precisam ser armazenadas e analisadas para que sejam relevantes para as empresas. A intelligent edge é uma aliada nesta atividade.

Este requisito de infraestrutura de TI é um local em que os dados são gerados, analisados, interpretados e tratados. Ou seja, é uma solução mais inteligente de gestão de dados.

3. Inteligência artificial

A infraestrutura de TI passou por mudanças importantes com a chegada da inteligência artificial (IA). Os recursos trazidos por essa tecnologia minimizam tarefas repetitivas com variáveis controláveis, já que é possível desempenhá-las sem a intervenção humana. 

Isso permite que gestores e colaboradores possam se dedicar aos aspectos criativos e técnicos do negócio, essenciais para o crescimento. Um exemplo de utilização da IA nas empresas é o chatbot, espécie de robô que se relaciona com consumidores de forma similar à humana.

4. Planejamento geográfico

As redes computacionais estão cada vez mais extensas, assim como o número de dados que trafegam por elas. Nesse cenário, os profissionais responsáveis pela infraestrutura de TI tem que incluir o planejamento geográfico como uma das ações.

O objetivo é gerar parcerias com outras empresas que ofereçam estrutura capaz de suportar múltiplas configurações de rede, novas arquiteturas e cumpram normas legais. Assim, a infraestrutura de cada organização pode ser compartilhada, tornando o fluxo de informação mais rápido e robusto.

5. Soluções de nuvem

A computação em nuvem já faz parte da infraestrutura de TI da maioria das empresas. Prova disso é a Pesquisa Global CIO 2018, desenvolvida pela Deloitte. O estudo mostrou que 90% das organizações de 71 países já contam com alguma modalidade de cloud.

Seja por meio da nuvem privada, híbrida ou pública, o fato é que uma infinidade de dados estão sendo armazenados com o auxílio dessa tecnologia. Ao mesmo tempo, são diversos provedores com infraestrutura individual, gerando um ambiente multinuvem. 

Para adaptar a infraestrutura de TI ao cenário atual, é essencial contar com as parcerias adequadas. A add it Cloud Solutions é uma empresa que auxilia em toda a jornada de computação em nuvem, desde o planejamento até a gestão. Oferecemos soluções como:

Quer saber como podemos auxiliar a sua organização a ter uma infraestrutura de TI baseada na computação em nuvem? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *