computação em nuvem

Graças às suas diversas vantagens, o uso da computação em nuvem no cenário corporativo é cada vez mais comum. É possível dizer, inclusive, que esse é um caminho sem volta. Para se ter ideia, de acordo com a Forbes, em 2015, o mercado de cloud era estimado em US$ 67 bilhões. Já a previsão para 2020 é que chegue a US$ 162 bilhões.

Apesar de todos os benefícios obtidos, ainda há gestores receosos em implementar a nuvem para o armazenamento e processamento de dados. Isso ocorre em função de algumas fake news sobre a segurança da nuvem.

Para desvendá-las e ajudar as companhias a investir sem medo, é que fizemos esse post. Confira!

Leia também: Computação em nuvem: descubra qual a nuvem mais adequada para sua empresa

 

3 mitos infundados sobre computação em nuvem

As corporações pelo mundo afora lidam com uma imensa quantidade de informações sigilosas todos os dias. Isso inclui cadastros de clientes, planejamento, lançamento de produtos, dados financeiros, entre outros.

Justamente por esse motivo é que muitas ainda questionam a segurança da informação quando se trata de computação em nuvem. Veja agora 3 fake news sobre o assunto e a verdadeira realidade sobre a cloud computing:

1. Informações na nuvem estão vulneráveis

Esse é o primeiro mito a ser desvendado. Ao contrário do que alguns possam pensar, os dados na nuvem estão muito mais seguros do que em servidores ou data centers locais.

Até porque equipamentos físicos estão expostos a uma série de riscos, como:

         ● Perdas de documentos por falhas de hardware;

         ● Extravio por desastres ambientais;

         ● Acidentes como incêndios e invasões.

Por outro lado, quando a computação em nuvem é utilizada, a segurança é garantida por ser uma questão prioritária entre os provedores de serviços. Para tanto, esses se utilizam de soluções como firewalls de última geração, criptografia e outras.

Outra estratégia dessas empresas é realizar backups constantes de todos dados armazenados pelos clientes. Dessa forma, é possível protegê-los contra quaisquer falhas ou problemas.

2. Nuvem pública não tem segurança

A nuvem pública engloba serviços gratuitos ou pagos oferecidos por diversos provedores. Nesse caso, as informações das empresas ficam armazenadas de forma compartilhada. O que barateia os investimentos.

Em função disso, muitos acreditam que esse tipo de cloud não é segura e pode ser facilmente acessada por hackers.

Porém, esse é mais um mito, já que a maioria dos fornecedores investem pesado em estratégias de segurança da informação para manter os dados protegidos.

Além disso, vale frisar que as informações ficam seguras no ambiente de cloud. Mas é importante investir em ações internas para manter seguros os dados, aplicações e autenticações.

Afinal, a computação em nuvem pública deve ser vista como uma parceria entre companhias e provedores de serviços e cada uma precisa fazer a sua parte.

Leia também: Saiba quais são ameaças cibernéticas mais comuns para empresas

 

3. Migrar dados entre plataformas diferentes é arriscado

Outra fake news relacionada à computação em nuvem e que deve ser desvendada é a questão de que as migrações entre plataformas são arriscadas. Pelo contrário, não existe risco algum.

Ou seja, a empresa pode fazer as mudanças e processos que julgar necessários sem se preocupar com segurança. O que pode ocorrer é incompatibilidade entre sistemas.

Entretanto, a partir da contratação de parceiros especializados, esses antecipam possíveis dificuldades e fazem adaptações para que todas as etapas sejam realizadas de forma assertiva.

Vantagens de investir na computação em nuvem

Agora que você já sabe que muitas informações divulgadas sobre a computação em nuvem não passam de mitos, confira vantagens de investir na tecnologia.

● Escalabilidade para o armazenamento de dados;

● Redução de custos relacionados ao investimento em servidores físicos;

● Informações protegidas por criptografia;

● Planos de recuperação de desastres bem estruturados;

● Backups de dados para que a empresa não sofra prejuízos;

● Eliminação de riscos referentes à perda de dados e documentos em data centers físicos;

● Mais agilidade nas mudanças tecnológicas envolvendo a implementação de outras tecnologias disruptivas;

● Disponibilidade em todos os momentos, principalmente nos críticos.

Como implementar a nuvem na sua empresa?

Está convencido de que seu negócio pode se beneficiar com a adoção da computação em nuvem? Nesse caso, é essencial contar com um parceiro experiente e que acompanhe toda a jornada, desde o planejamento, passando pela migração até a gestão na nuvem.

A add it Cloud Solutions é uma empresa experiente e inovadora para auxiliar o seu negócio e oferece soluções como:

         ● Infraestrutura de nuvem privada;

         ● Nuvem pública;

         ● Recuperação de desastres;

         ● Backup na nuvem;

         ● Drive online;

         ● E-mail corporativo;

         ● Gestão de segurança;

         ● Serviços gerenciados.

Quer migrar para a computação em nuvem com toda a eficiência e segurança necessárias ao sucesso da estratégia? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

 

Tags:

Comments are closed