nuvem híbrida

A nuvem híbrida tem ganhado destaque entre os gestores por unir as vantagens da nuvem privada e pública, garantindo uma operação otimizada com custos acessíveis aos negócios.

Entender quais as tendências relacionadas à tecnologia e à nuvem híbrida é fundamental para que os gestores tomem decisões acertadas sobre os próximos investimentos. Saiba mais a seguir! 

Veja também: Computação em nuvem: descubra qual a nuvem mais adequada para sua empresa

Quais as tendências para uso da nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é uma tendência global, de acordo com o relatório Red Hat Global Customer Tech Outlook 2020. O estudo revelou o grande interesse no investimento nesse modelo de nuvem para a promoção da transformação digital nas empresas.

Entre os 850 líderes ouvidos, 31% revelaram a expectativa de investir na nuvem híbrida visando maior segurança, melhor custo-benefício e facilidade na integração de dados.

A América Latina é uma das regiões nas quais esse investimento é mais almejado. A nuvem híbrida foi a preferência de 39% dos entrevistados, enquanto a opção privada ganha atenção de 31%. Já 15% afirmam que pretendem investir em computação em nuvem em geral.

Para 2020, a expectativa de 60% é investir em novos processos e tecnologias para atender a demandas relacionadas à transformação digital. O que significa um crescimento de 18% no interesse no tema em relação ao ano anterior.

A transformação digital é destacada como um caminho que viabiliza a inovação, simplificação de tarefas e melhora da experiência dos usuários.

Leia também: Como promover a inovação tecnológica em empresas

Quais os benefícios de investir em nuvem híbrida?

Para os líderes, a nuvem híbrida é um dos caminhos que promovem a efetivação da transformação digital nas empresas. No entanto, outros benefícios podem ser destacados ao implementar a solução. Confira!

Eficiência dos processos

A nuvem híbrida garante o acesso facilitado a documentos e aplicações da empresa. O que impacta diretamente na eficiência dos processos.

Essas informações podem ser acessadas remotamente, aumentando a mobilidade das soluções desenvolvidas. Além disso, as configurações da nuvem podem priorizar processos mais relevantes à operação, reduzindo falhas ou instabilidades que prejudiquem a execução das atividades.

Veja mais: 7 pontos-chave para a transformação digital nas empresas ter sucesso

Redução de custos

Um dos benefícios da nuvem híbrida em relação à privada são os custos mais acessíveis. Com essa solução, o negócio pode ter uma cloud particular, mas apenas para uma parte dos arquivos.

Dessa forma, a outra parte das informações é alocada na nuvem pública que é consideravelmente mais econômica por incluir a divisão dos custos com outros usuários.

Escalabilidade

Diferentemente dos servidores internos, a computação em nuvem torna o negócio mais escalável, pois a capacidade de armazenamento e processamento pode ser ampliada conforme a necessidade do negócio.

Isso evita limitações operacionais devido à impossibilidade de um investimento imediato na infraestrutura interna de TI.

Segurança

A nuvem híbrida tem uma estratégia robusta de segurança que reduz danos causados pela perda de arquivos em decorrência de falhas em hardwares ou mesmo por ataques virtuais. Soluções de computação em nuvem ainda contam com recursos como recuperação de desastres e backup tornando a operação mais segura, estável e confiável.

Leia ainda: Computação em nuvem é uma aliada contra ameaças cibernéticas: entenda o porquê!

Quando investir em computação em nuvem?

O investimento em computação em nuvem, especialmente na híbrida, deve ser considerado por empresas que estão em processo ou planejam se inserir no contexto de transformação digital.

Além disso, a solução apresenta benefícios para negócios que têm potencial de crescimento, mas estão estagnados devido à falta de dinamismo e inovação nos processos e estratégias.

Para assegurar os benefícios almejados, a empresa deve buscar uma parceira confiável e experiente, como a add it Cloud Solutions, que está há mais de 20 anos no segmento de tecnologia.

A empresa conta com soluções completas em computação em nuvem, auxiliando os clientes em toda a jornada para a nuvem desde o planejamento, migração e gestão. Alguns dos diferenciais add it Cloud Solutions incluem:

  • Mais de 25 pacotes de serviços de computação na nuvem;
  • Disponibilidade 24x7x365;
  • Serviços de backup na nuvem;
  • Recuperação de desastres;
  • 3 data centers próprios, sendo dois no Brasil e um nos Estados Unidos;
  • Alta performance na transferência de dados.

Definir bons parceiros na escolha da nuvem híbrida é um passo essencial para obter as vantagens esperadas com esse investimento e inserir a empresa no contexto da transformação digital. Conheça as soluções de nuvem privada e pública!

Categories:

Tags:

Comments are closed