soluções em nuvem

As soluções em nuvem consistem em um dos recursos de tecnologia que mais ganharam destaque nos últimos anos, isso porque promove às empresas flexibilidade, redução de custos e automação.

No entanto, aderir à transformação digital necessita de um planejamento muito bem feito, caso contrário, a organização pode ficar ainda mais suscetível às ameaças cibernéticas.

Por outro lado, os ataques no universo virtual cresceram muito nos meses anteriores, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Para se ter uma ideia, dados do levantamento WatchGuard Internet Security Report afirmam que houve mais de 3,3 milhões de ataques no terceiro trimestre de 2020, aumento de 90% em relação ao trimestre anterior e o nível mais alto registrado nos últimos dois anos.

Com a necessidade de rápida virtualização provocada pela crise, aspectos relacionados à segurança da empresa podem passar despercebidos. 

Para te ajudar a identificar esses gargalos, elaboramos um conteúdo completo com as principais ameaças à proteção de dados que a sua organização deve se atentar para maximizar a eficiência operacional e a efetividades das soluções em nuvem. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Infraestrutura de rede: como prevenir ameaças à segurança em nuvem?

Principais ameaças à segurança das soluções em nuvem que as empresas devem se atentar

Dentre algumas ameaças à segurança que as organizações devem ficar atentas, podemos citar:

Violações de dados

A violação de dados sensíveis pode não apenas causar gargalos na operação e afetar a eficiência do time, mas também gerar graves prejuízos financeiros e, até mesmo, problemas judiciais.

Para minimizar os riscos de ter qualquer tipo de exposição das informações internas, é fundamental contar com um plano de segurança robusto e ferramentas aprimoradas. 

Configuração incorreta 

Outra ameaça à proteção da rede é a configuração incorreta das soluções em nuvem, não respeitando as particularidades das próprias ferramentas, necessidades da empresa ou aspectos de segurança já pré-definidos.

Nesse cenário, é preciso contar com profissionais experientes de modo a reduzir as chances de falhas que atrapalhem a funcionalidade desses sistemas e geram vulnerabilidades.

Além disso, é essencial considerar as devidas atualizações desses softwares, de modo a garantir um desempenho aprimorado e reduzir chances de gargalos. 

Veja também: Proteção de dados: cresce o investimento em segurança na nuvem, segundo pesquisa

Gerenciamento de acesso insuficiente

Senhas ruins ou falta de autenticação são apenas alguns problemas relacionados a um gerenciamento de acesso insuficiente. 

Por sua vez, esses aspectos abrem profundas brechas na proteção cibernética e podem suscitar vazamentos de informações sensíveis.

Ameaças internas

Finalmente, uma das principais ameaças à segurança nas soluções em nuvem é o próprio time interno. 

Erros no momento de salvar determinados documentos, acessos a sites não confiáveis, aberturas de e-mails corrompidos ou outras ações são exemplos de iniciativas que afetam a proteção de dados da organização como um todo.

Você pode se interessar: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Conte com as soluções em nuvem e segurança da add it Cloud Solutions!

Para garantir segurança nas soluções em nuvem, além da disponibilidade dos ativos e total eficiência da operação, é fundamental contar com parceiros especializados, como a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, fornecemos aos nossos clientes serviços completos de Computação em Nuvem, Infraestrutura de TI e Recuperação de Desastres.

Oferecemos suporte aprimorado 24×7, tecnologias de ponta e total auxílio desde o planejamento até o monitoramento dessas soluções, garantindo ganhos na eficiência operacional, redução de custos e diferencial competitivo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos representantes!

Tags:

Comments are closed