trabalho híbrido

Antes da pandemia do coronavírus, algumas empresas já concediam dias de home office como um benefício ou recompensa para os colaboradores, mas grande parte delas só se viu obrigada a aderir ao home office na pandemia, quando essa estratégia se mostrou como a única viável. 

Entretanto, nem todo modelo de negócio conseguiu se adaptar de forma eficiente a essa forma de trabalho. Com a iminência da vacinação da população, muitas empresas já estão adotando um formato de trabalho híbrido, que alia uma jornada de trabalho presencial com dias de home office pré estabelecidos.

Leia também: Desktop Virtual: como essa ferramenta pode auxiliar na retomada das atividades comerciais?

Como funciona o trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é a combinação do trabalho remoto com o trabalho presencial. É um modelo de trabalho que alia as facilidades técnicas e estruturais de um escritório presencial com o conforto e autonomia que o home office oferece. 

Não existe apenas uma fórmula para atender ao pedido dos colaboradores e montar uma estratégia de trabalho híbrido. Algumas empresas cogitam a opção de open office, na qual os colaboradores decidirão se querem e quando querem trabalhar no escritório. Outras já preferem deixar combinado quantos e quais dias da semana o colaborador deve comparecer presencialmente.

Independentemente da estratégia a ser adotada, o modelo de trabalho híbrido oferece muitos benefícios às empresas e aos colaboradores, como a redução de custos com a infraestrutura de um escritório e maior flexibilidade e mobilidade do local de trabalho. 

Principais desafios do trabalho híbrido

Assim como os benefícios do trabalho presencial e remoto são conciliados no modelo de trabalho híbrido, os desafios de adaptação também precisam ser avaliados e superados para garantir a continuidade eficiente deste modelo.

A seguir, conheça os quatro principais desafios do trabalho híbrido e como solucioná-los pode trazer diversos benefícios para a sua empresa.

Eficácia na comunicação

Um dos pontos de maior tensão no home office é conseguir manter uma comunicação eficiente entre os colaboradores. O que antes podia ser resolvido em uma conversa rápida com o colega ao lado, com o trabalho remoto só pode ser alinhado em reuniões, e-mails e mensagens. 

Para o trabalho híbrido, uma solução é investir em ferramentas de comunicação integrada, que combine mensagens instantâneas com a possibilidade de chamadas de vídeo, por exemplo. É importante, também, que as mesmas ferramentas sejam utilizadas tanto no ambiente presencial quanto no home office.

Acompanhamento de atividades

Assim como a comunicação, o acompanhamento das atividades diárias de cada equipe ou colaborador pode ser mais complexa quando feita no formato de trabalho híbrido, uma vez que o que é conversado pessoalmente pode não ser efetuado de forma remota. 

Nesse caso, algumas estratégias de gestão de equipes podem ajudar, como follow-ups diários ou semanais, utilização de ferramentas de gestão de projetos, além de manter o bom hábito da escrita de atas de reuniões e formalização de combinados via e-mail. 

Desafios do ambiente de trabalho

Se por um lado o trabalho remoto pode trazer dificuldades como falta de determinados equipamentos ou a conciliação com a vida familiar, o trabalho presencial pode resultar em queda de produtividade por não oferecer o mesmo conforto ou flexibilidade que a casa de um colaborador. 

Para superar isso, os líderes podem orientar seus colaboradores a planejarem seu roteiro de atividades do trabalho híbrido de acordo com o ambiente de trabalho que eles estarão naquele dia. 

Se forem atividades que demandem mais dispositivos tecnológicos ou uma conexão de Internet mais rápida, podem optar por ir para o escritório, por exemplo. Enquanto que se forem atividades que demandem mais criatividade, podem preferir realizá-las a partir de suas casas. 

Vulnerabilidades na segurança

A heterogeneidade de ambientes físicos e virtuais de trabalho, durante o trabalho híbrido, pode gerar muitas vulnerabilidades quanto à segurança da informação e cibernética, mas esse é um risco evitável.

Investir em capacitação e conscientização para os colaboradores, a fim de que eles saibam quais são as melhores práticas de segurança para se manter no dia a dia, é uma medida preventiva menos custosa do que uma ação de correção de incidentes. 

Igualmente importante é o investimento em ferramentas que padronizam os sistemas utilizados pelos colaboradores, tanto nos escritórios quanto em suas casas, e que permitam maior monitoramento de ameaças e de atividades suspeitas. 

Fica cada vez mais evidente que o modelo de trabalho híbrido é favorito entre os colaboradores e veio para ficar. Monte a melhor estratégia para a sua empresa e invista em ferramentas que facilitem o gerenciamento do seu negócio, seja em ambientes presenciais ou remotos.

Você pode se interessar por: Infraestrutura em nuvem: o que é e quais os benefícios?

Descomplique o trabalho híbrido com a add it

Pensando sempre na inovação e evolução dos meios de trabalho, a add it oferece soluções de virtualização dos ambientes e das ferramentas de trabalho, com o serviço de hospedagem em nuvem. 

Com a add it, você pode padronizar os sistemas dos seus usuários e garantir mais segurança com um Virtual Desktop Workspace e gerenciar os projetos e atividades de todos com um Drive Online

Fale com nossos especialistas e descubra quais são as melhores soluções para revolucionar as formas de trabalho no seu negócio.

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!