O ano de 2020 foi impactante em muitos sentidos e, as transformações exigidas para lidar com a pandemia da Covid-19 acelerou algumas tendências tecnológicas em todo o mundo.
De acordo com o estudo “O Futuro do Emprego 2020” do Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos executivos afirmaram que estão acelerando planos para digitalizar o trabalho e incorporar novas tecnologias à operação.
No Brasil, 92% das empresas pretendiam acelerar o processo de digitalização e 88% viam oportunidades para o trabalho remoto, sendo tendências tecnológicas pós-pandemia.
Apesar dos benefícios propiciados pela inovação e pelas novas tendências tecnológicas, a área de TI enfrenta desafios específicos nesse cenário emergente.
Quais os desafios latentes da área de TI?
A rápida digitalização e transformação digital nas empresas, somada ao crescimento do home office e operações descentralizadas implicam enormes desafios à área de tecnologia da informação.
Processos, políticas de uso e infraestrutura anteriormente satisfatórios tornam-se rapidamente obsoletos e precisam ser revistos, repensados e transformados. Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores da área de TI incluem-se:
- Segurança da informação: um aspecto crítico é a manutenção da segurança da informação, sendo que as equipes de TI precisam incorporar novas estratégias, como antivírus inteligentes, criptografia, firewall, nuvem privada, backup e autenticação de canais e de usuários;
- Atualizações constantes: outro desafio refere-se às recorrentes atualizações, tanto de aplicações on premise, que podem comprometer a produtividade, como de políticas e processos corporativos. As soluções incluem adoção de software as a service (SaaS) e também de políticas de uso que considerem diferentes cenários, demandando menos mudanças;
- Produtividade do time de TI: para acompanhamento da produtividade da equipe, que pode ser problemático, recomenda-se desenvolver planejamentos realistas e definir métricas para monitoramento, incluindo a periodicidade e como elas serão levantadas;
- Adoção do BYOD: o método Bring Your Own Device (BYOD), traduzido como “traga seu próprio dispositivo” tornou-se uma tendência, especialmente em home office. Apesar de benefícios como flexibilidade e mobilidade dos times, a equipe de TI precisa de estratégias específicas, como controle de usuários, autenticação de dispositivos, conscientização dos profissionais e operações em nuvem;
- Proteção de dados: com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), empresas precisaram reforçar e reinventar suas políticas de dados e também as estratégias de segurança devido às punições mais severas da nova legislação. Dessa forma, o treinamento das equipes, aumento da segurança e política transparente de dados são passos essenciais.
Portanto, ainda que o novo cenário implique desafios aos gestores e profissionais da área de TI, as tendências em tecnologias e inovações são caminhos para resolução desses desafios.
Como as tendências tecnológicas e inovação contribuem na superação desses desafios?
Para atender às demandas do novo cenário corporativo, os gestores devem visar uma infraestrutura de TI gerenciável, transparente, robusta, eficiente e otimizada, o que reduz riscos de vulnerabilidades.
A computação em nuvem, como visto, é uma solução a diferentes demandas desse novo contexto, viabilizando o escalonamento e descentralização das operações, ao mesmo tempo em que garante segurança operacional, eficiência e atendimento à LGPD.
Soluções de desktop virtual em nuvem, uma das principais tendências tecnológicas do home office, também é uma alternativa, pois torna a operação mais fluída e produtiva ao mesmo tempo em que reduz os riscos do BYOD.
A add it Cloud Solutions é uma parceira estratégica para a empresa que quer iniciar essas transições em direção às tendências tecnológicas e inovação.
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