como fazer backup na nuvem

Desde a pandemia da Covid-19, em 2020, muita coisa mudou, principalmente em relação ao avanço das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) e as tendências futuras do trabalho remoto ou híbrido. Nesse sentido, aprender como fazer backup na nuvem tornou-se algo essencial nos dias atuais, tendo em vista que as soluções cloud são, hoje, usadas por grande parte das organizações.

De acordo com o relatório da Fortune Business Insights, o tamanho do mercado global de serviços gerenciados em nuvem deve chegar a US$ 129,26 bilhões até 2027, com um crescimento superior a 13% no período de previsão.

Por esse motivo, é muito importante saber como fazer backup na nuvem com segurança e agilidade. No artigo de hoje, vamos te ensinar e compartilhar algumas dicas. Acompanhe a leitura!

Você pode se interessar: Backup em nuvem: 6 erros comuns que você deve evitar na sua empresa

O que é backup na nuvem?

Antes de aprender como fazer backup na nuvem, é preciso conhecer o que é, de fato, o backup.

De forma simples, o backup nada mais é que uma cópia de segurança dos dados de um dispositivos de armazenamento para outro. No caso da nuvem, essa cópia é feita em um sistema online com salvamento fora de equipamentos físicos.

O backup na nuvem é responsável por evitar a perda de dados originais, sendo uma prática fundamental para proteção de informações de um apagamento acidental, corrupção de arquivos ou mesmo crimes cibernéticos.

Aprenda com a gente: Migração para a nuvem: veja o passo a passo de como estruturar

4 dicas de como fazer backup na nuvem

Agora que você já sabe o que é o backup, está na hora de aprender como fazer backup na nuvem de forma segura e com agilidade. Para isso, separamos algumas dicas para você.

1 – Escolha o melhor tipo de backup

O primeiro passo é escolher o tipo de backup. Em geral, as cópias são classificadas em:

  • Backup incremental: refere-se a cópia dos dados que foram alterados, diante do último backup realizado;
  • Backup diferencial: é semelhante ao incremental, porém, ao invés de criar uma cópia dos dados do último backup, esta modalidade também cria uma cópia de todos os dados alterados, desde o último backup completo;
  • Backup completo: como o próprio nome sugere, é uma cópia completa dos dados.

A partir da escolha do seu backup, é possível iniciar o procedimento de cópia, que será diferente para cada um deles.

2 – Realize backups periódicos

Um dos pontos mais importantes para manter os seus arquivos seguros é a realização dos backups periódicos. Afinal de contas, a qualquer momento a organização pode ser acometida por acontecimentos inesperados, que podem ocasionar a perda dos arquivos.

Sendo assim, aprender como fazer backup na nuvem é ter a ciência da importância da constância dessas cópias no sistema.

3 – Analise se a sua infraestrutura possui os requisitos mínimos

Saber como fazer o backup em nuvem exige o cumprimento de alguns requisitos mínimos, principalmente em termos técnicos. São eles:

  • Conexão com uma internet estável;
  • Sistema operacional com capacidade de transmissão de dados;
  • Equipamentos tecnológicos para upload dos arquivos em nuvem.

Embora o backup em nuvem não exija a presença de aparelhos altamente robustos, é necessário manter esses requisitos mínimos para uma cópia segura e ágil.

4 – Faça relatórios

Os relatórios ajudam a identificar possíveis falhas ou ocorrências inesperadas durante o backup na nuvem. Dessa forma, os gestores e colaboradores podem verificar esses pontos e, no futuro, evitar a repetição desses erros durante a realização das cópias.

É preciso que a geração de relatórios seja periódica, o que permite acompanhamento constante de toda a operação e a aplicação de melhorias. 

Leia também: Serviços de nuvem da add it: conheça os benefícios

Conte com a add it no seu backup em nuvem

A add it Cloud Solutions é especializada em soluções de backup e armazenamento em nuvem. Com sistemas híbridos e privados, é possível garantir a segurança das informações da sua organização, especialmente em tempos de trabalho remoto.

As nossas soluções são robustas e inovadoras, garantindo alta disponibilidade dos seus sistemas e arquivos, assim como segurança aprimorada, minimizando os riscos de perdas ou vazamentos de dados.

Com isso, a sua empresa não apenas atinge diferencial competitivo, mas também alta performance e sustentabilidade para plena transformação digital. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como fazer um backup na nuvem seguro e rápido com a add it!

 

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!